Fernando Andrade21/03/2008 22:01
Dúvida, Plátano/Acer palmatum
Minha dúvida...
A Arvore conhecida como Plátano é a mesma que o Ácer Palmatum?
tenho uma perto de casa, como consigo muda dela(s)?
Abraço...
Ivo24/03/2008 10:04
Olá, Fernando,
De maneira alguma. O plátano (que provavelmente será o Platanus x acerifolia) pertence à família Platanaceae, e sua ordem está relacionada à das grevíleas australianas e carvalhos-brasileiros.
Já o Acer palmatum pertence à família Sapindaceae (até pouco tempo atrás os áceres estavam catalogados como Aceraceae mas as recentes revisões em APG modificou isso), uma família que engloba plantas em todos os continentes, inclusive o guaraná da Amazônia.
A semelhança da folhagem não quer dizer nada de parentesco, seria como classificar na mesma família um cão perdigueiro e uma cabra só por causa da semelhança das orelhas.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Alcides Junior24/03/2008 11:31
Muito boa explicação Élio,,, tinha dúvidas quanto ao parentesco das mesmas....agora ficou claro para mim também. 😄
Fernando Andrade24/03/2008 13:17
...........
Obrigado pela explicação Ivo....
ajudou bastante....
mas, como faço para reproduzi-los?
tem duas arvores perto de casa, um com a folha mais aredondada e outro com a folha mais fina....
Abraço...
Glauco Bastos24/03/2008 15:14
Fernando,
Não sei quanto a alporquia ou estaquia, mas eu possuo algumas mudas feitas de semente, a brotação é rápida e forte, colete as sementes e plante.
Abraços.
Ivo25/03/2008 10:20
Jr Paraná:
Quem respondeu fui eu, o Ivo, e não o Elio.
Fernando:
Desculpe, acabei não respondendo a segunda parte da pergunta: as estacas de plátano enraízam só de "cheirar" areia úmida. Faça o seguinte: colete estacas de qualquer grossura (até de um punho serve) no meio do inverno (entre julho e agosto) e plante em areia úmida; mantenha em local sombreado e não encharque de água, apenas regue moderadamente. É quase certo que 100% delas enraízem. Agora, me interessei por algo que você disse: duas variedades de plátano. Não se importaria, por favor, de enviarme umas estaquinhas da variedade de folhas mais finas? Se sim, te agradeço muito e passo meu endereço.
Glauco:
As sementes de Platanus x acerifolia são geralmente estéreis, por ser uma espécies híbrida. Tem certeza que conseguiu germiná-las fácil? Gostaria muito de saber de sua experiência.
Um abraço!
Ivo