Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cedro???

Erik Wroblewski25/03/2008 18:53
Cedro???
Boa noite a todos!

Sou iniciante na "arte" do bonsai, mas me interesso há algum tempo já. Li algum material, fiz algumas semeaduras (já estou com algumas delas bem brotadas), e semana passada comprei duas plantas, as quais me foram identificadas apenas como "cedros". Chegando em casa, as podei e estou pronto para pedir algumas opiniões.

Vou começar com a que me parece mais "pronta" para se tornar um bonsai, especialmente por que gostaria de trabalhar as raízes dela, que apresentam um ótimo nebari para o tamanho da planta e tb estão meio "aéreas". Não sei que estilo vou adotar para a planta, mas com certeza vou colocar uma pedra por baixo daquelas raízes assim que possível.

Sendo assim, minhas perguntas são:

1- qual a espécie? (se for possível identificar pelas fotos);
2- estando no início do outono, eu poderia retirar a planta do vaso, e "limpar" o torrão principla para liberar as raízes e replantar a planta, ou é preciso esperar até a primavera?
3- O que os foristas me sugerem fazer com ela?

Bem.. aqui vão as fotos, de "antes" e "depois" da poda. Desde já, muito grato por sua opinião!

Antes:

Depois:

Raízes:

Ps: coloquei imagens pequenas, por que eram muitas. Qualquer coisa, as tenho maiores.

Uma boa noite a todos!
Marcos Castilho25/03/2008 19:38
Olha Erik me parece um Shimpaku, não Cedro e a troca de terra agora não é aconselhável sempre temos que fazer na primavera, é a melhor época.
pauloventura25/03/2008 19:47
Caro Erik.seja bem vindo!

A espécie me parece o Juniperu chinês(chimpaku).

Sobre o inicio de trabalho acho que voce exagerou um pouco na poda
que deve ser feita com cuidados especiais nesta espécie.EX,poda com
tesoura so nos galhos + grossos nos finos deve ser feita com as mãos
(pinçagen) mas não se preocupe o inicio é assin mesmo espero que
outros amigos passen + informações s/como trab/esta espécie que é muito boa e ultilisada p; bonsai ok.
Um abraço.
PV
Erik Wroblewski25/03/2008 20:27
Opa!
Em primeiro lugar, obrigado a vocês pela recepção!

Já baixei alguns guias de cuidados para o shimpaku... Vamos ver se ele vai para a frente... hauhauhauhauha

Quanto à poda, eu retirei quatro galhos dele, mas mexi muito pouco nas agulhas. Fiz isso semana passada, quando os dias ainda estavam quentes aqui em Curitiba (essa semana, começou a cair um pouco a temperatura).

Tirei os galhos usando um torquês de ajulejista, que tem um corte bem redondinho, pra tentar minimizar o estrago, já uqe não tenho os tais alicates de corte côncavo (e que são uma verdadeira fortuna). Depois fechei tudo com adesivo PVA, com uma camada bem fininha.

A planta parece (ao menos) bem saudável e parece não ter se importado muito com a poda. Vamos ver.

Só preciso decidir como vou modelar ela daqui para frente. Pensei em deixar o ramo marcado (na imagem abaixo) oposto ao remo principal, e deixar toada a planta "encher". Mas não sei se vai ficar bom... =P