Cinza de madeira
Alberto Alves25/03/2008 20:35
Cinza de madeira
Olá pessoal 😎
Galera gostaria de saber qual a finalidade de adicionar cinza de madeira na dobradinha TM+FO.
Alguem aí faz uso?
abração
Wilson Fracassi26/03/2008 08:07
Alberto,
A cinza é rica em potássio.
Alberto Alves26/03/2008 18:12
Olá Wilson,andei pesquisando e descobri isso também.
Vamos ver o que os outros tem a dizem...
GERALDO INOCÊNCIO26/03/2008 21:04
Alberto,
Adicionando as cinzas de madeira à torta de mamona e à farinha de ossos você tem um adubo orgânico muito rico nos três macronutrientes :
Nitrogênio, fósforo e o potássio.
Do amigo Geraldo Inocêncio
Alberto Alves26/03/2008 21:27
Valeu Geraldo! 😄
Vou providenciar a cinza na proxima adubação.
abraços
mchagas26/03/2008 21:43
a gente consegue fazer?
é melhor comprar já pronta?
como é o processo?
se alguém puder ajudar, fico grato
Alcides Junior27/03/2008 18:05
A torta de mamona e a farinha de osso vc encontra em lojas de produtos agropecuários ou floriculturas. A cinza é só pegar um monte de lenha e queimar.
Marcos Paulo Duarte27/03/2008 21:21
Dependendo do lugar, é só procurar uma pizzaria ou churrascaria, e pede as cinzas, normalmente elas jogam no lixo mesmo, então, eles não se incomodarão(eu acho 🙄 )
e a torta de mamona e farinha de osso, como disse o Junior, compra em floricultura ou lojas epecializadas
Charles27/03/2008 23:26
Re: Cinza de madeira
... falha minha... 😮ops:
.. o texto está no tópico abaixo... 😉
Charles27/03/2008 23:29
Re: Cinza de madeira
Oi Alberto, tudo bem?
Além das informações já postadas, o carvão granulado tem um papel profilático, tais como:
- absorve eventuais elementos químicos novicos que, por descuido tenham entrado em excesso no substrato,
- reduz a chance de desenvolvimento de bactérias ou micro-organismos nocivos
Desconheço se há alguma diferença siginificativa na concentração de potássio no carvão e na cinza... mas o carvão granulado contribui também para o a boa drenagem, pois mantém sua estrutura por anos... 😉
Nos meus substratos uso entre 5 e 10% de carvão granulado... 😉
Abraço,
Charles
GustavoLP01/04/2008 12:18
Alguém sabe se a cinza de casca de arroz pode ser utilizada como substituto da cinza da madeira?
abraço a todos
Almir Apude01/04/2008 20:54
Cinza de casca de arroz !!!!!
Olá Gustavo !!!
Amigo, eu andei pesquisando e o que eu achei sobre as cinzas de casca de arroz, que é um exelente substrato para a fertilização de sementes de orquídeas.
As cinzas do BAMBU, é mto rica em potássio, mas infelizmente eu não consigo encontrar.
Eu normalmente faço da seguinte forma:
Aquele famoso carvão para o nosso querido churrasco de final de semana, isso mesmo, só que eu não uso as cinzas da churrasqueira, pelo simples fato de que nas cinzas caem mto sal e tambem muita gordura.
Uso o carvão novo de eucalipto, vou quebrando e peneirando, (uso 02 peneiras de gramatura diferente), até alcançar grãos do mesmo tamanho do pedrisco, e tambem misturo na dobradinha TM+FO. (10%+ou-).
Eu aprendi que as cinzas de carvão, aquela bem fininha, em pó, pode até prejudicar o substrato porque com a umidade, ele fica "empastelado" podendo acumular fungos e bactérias, prejudicando as raízes.
Por favor pessoal, caso eu esteja errado, gostaria da opinião de mais alguem.
Saúde e Paz o resto??? a gente corre atrás
Abraços
Almir
Alberto Alves01/04/2008 21:26
Olá Charles já li sobre o carvão granulado no substrato mas nunca fiz uso,acho que vou experimentar 😉
Marcos não é aconselhavél usar esse tipo de cinza por causa das impurezas,como nosso amigo Almir mesmo falou,o sal e a gordura,Hidaka aconselha a usar cinza de bambu,pois assim voçe sabe que não tem nenhuma impureza,ou pode também queimar uma madeira que não contenha nenhuma impureza.
abraço a todos