Gabiroba
edson060525/03/2008 23:15
Gabiroba
Amigos,
esta gabiroba comprei numa exposição em junho do ano passado. Fiz o transplante para um vaso de plástico maior e uma poda drástica.
Foto01
Foto02
Foto03
Devo diminuir ainda mais a altura do tronco principal ou deixo crescer mais? Outras sugestões e críticas também são bem-vindas...
Abraços.
Edson.
pauloventura26/03/2008 00:25
Caro Edson.
Tenho um exemplar de gabiroba que venho trabalhando a+ - 2 anos
è uma planta que responde bem as tecnicas de bonsai, salvo os galhos ,
que quebran com certa facilidade, Aconselho a vc que faça logo o movi
mento de tronco.Vou postar foto da minha p/ voce ver ok.
Um abraço.
PV

Paulo César Morais26/03/2008 00:31
Edson, tem certeza que é gabiroba? aqui em minas o que chamamos de gabiroba é diferente dessa planta da foto. deve ser plantas com nomes iguais em diferentes regiões.
abraço.
edson060526/03/2008 06:49
Paulo César,
provavelmente sejam de espécies diferentes ou variedades diferentes. Um vizinho tem um pé de gabiroba em seu quintal; muitíssimo parecida com a goiabeira, tanto na textura do tronco, folhas e formato dos frutos, sendo estes de reduzido tamanho em comparação à goiaba. Segue aí mais algumas informações:
Classificação: A gabirobeira pertence à família Myrtaceae, a mesma da goiabeira, e ao gênero Campomanesia, que apresenta 25 espécies distribuídas do México à Argentina sendo 15 delas nativas do Brasil. A espécie C. xanthocarpa subdivide-se atualmente em duas variedades: xanthocarpa e littoralis. O nome Campomanesia é uma homenagem ao naturalista espanhol Rodrigues de Campomanes e xanthocarpa é uma palavra grega que significa fruto (carpos) amarelo (xanthos).O nome gabiroba tem suas raízes na língua tupi-guarani e significa casca amarga. Dentre os seus nomes vulgares, destacam-se guavirova, guabiroba-miúda e guabirobeira-do-mato.
Distribuição: No Brasil, a espécie ocorre de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo até o Rio Grande do Sul, sendo encontrada também no nordeste da Argentina, leste do Paraguai e norte do Uruguai.
Cultivo: A gabirobeira vive em clima tropical quente, com baixo índice pluviométrico. Devendo estar sempre exposto ao sol. A propagação se dá através de sementes, que devem ser semeadas logo após a extração do fruto porque ele perde rapidamente a capacidade germinativa Pode ser cultivada em canteiros. Não é exigente quanto ao solo, crescendo inclusive em terrenos pobres. A colheita geralmente ocorre no mês de novembro No entanto, quando é cultivada apresenta maior preferência pelos solos do tipo vermelho-amarelo. A necessidade de água é moderada. Os frutos podem ser conservados em sacos plásticos na geladeira ou congelador
Algumas fotos:
Um abraço.
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira26/03/2008 22:59
Pessoal,
fiquei em dúvida quanto a planta em referência, aqui no Sul é conhecida por guaviróva, penso se tratar da mesma espécie.Sua madeira é um tando dura e seus frutos são da côr amarelo.Alguém do Rio de Janeiro já teria me falado da gabiroba, mas nunca fui a fundo para ver se éra a árvore que produz a guaviróva nativa aqui no Sul.
Abraços - Ivanil
edson060501/12/2008 11:05
Atualização
Alcides Junior02/12/2008 08:57
A planta do Edson é a mesma guavirova, aqui da nossa região.
Ja a planta do Paulo é uma caliandra.
nickyfury02/12/2008 09:35
bonsai
O PV postou a foto equivocadamente, claro. 😄
Edson, a condução estrutural que voce fez em sua planta ficou muito ótima, a meu ver. Apenas um detalhe: os galhos devem ter um minimo de movimento levemente sinuoso, afim de acompanhar o desenho do tronco, para não ficar em desarmonia. De resto, é deixar os galhos crescerem e aumentarem seu diametro, de forma a equilibrar a planta no todo. Parabens pelo seu trabalho e não deixe de postar a evolução. 😄
bad_clusters02/12/2008 16:45
Acho que trocou o nome no link
Caliandra concerteza!!!!
edson060502/08/2009 22:09
Atualização agosto 2009
ATUALIZAÇÃO 08 2009
FOTO 08
Aí está uma foto atualizada da minha Gabiroba. Ela ao vivo é bem mais bonita do que aparenta nesta foto. Ela tem alguns galhos retos; a intenção é deixá-los crescer e engrossar. Com os novos brotos é que serão dados movimentos e profundidade ao conjunto...
Abraços.
Edson.
bad_clusters03/08/2009 11:18
Rapz... que maravilha vc fez... muito bonito...
nickyfury03/08/2009 13:27
bonsai
A construção do tronco está indo bem, mas os galhos continuam retos, sem movimento, em desarmonia com o tronco. 😲
edson060515/08/2011 08:27
ATUALIZAÇÃO AGOSTO 2011
Como alguém já disse, fazer bonsai é dar um passo à frente e dois atrás...
Depois de um bom tempo abandonada resolvi dar um pega nesta planta. Estava com fraco desenvolvimento, provavelmente por nunca ter sido transplantada.
FOTO 09

edson060515/08/2011 08:28
FOTO 10

edson060515/08/2011 08:29
Percebam aqui um erro de principiante; foi feita uma poda inicial para favorecer a brotação mais baixa SEM ESCAVAR a terra para ver em que fundura estava o nebari. Talvez fique um pouco pescoçuda; o que se poderia corrigir com uma alporquia.
FOTO 11

edson060515/08/2011 08:29
FOTO 12 Com a transferência para a bacia ela deve encher de novos brotos que vão me possibilitar corrigir os galhos muito retos, mas ainda vou dar mais um "ajuste" na aramação. Deve melhorar um pouco...

edson060515/08/2011 08:30
FOTO 13
Abraços.
Edson.

eliseu malheiros15/08/2011 11:03
guabiroba
Bonito teu exemplar!
Ela tem uma robusta brotação, necessita de controle de poda,
porém tem uma formação de copa arbórea em cada galho muito específica.
è otima para educá-la.
nickyfury15/08/2011 12:06
bonsai
A melhor opção para essa planta, a meu ver, é enterrar no chão e esquecer pelos próximos cinco anos. Alporque em pitangueira não é solução: nem sempre retorna com um resultado adequado, mesmo que o processo leve mais de um ano para se consolidar. É mais fácil e simples o plantio no solo, buscando formar uma boa base (cavar o buraco com uns 50cm x 50cm, forrando o fundo com uma placa de cimento, para evitar o encompridamento da pivotante), a partir dos cuidados de cultivo nesse sentido.
No cultivo no solo, deverá priorizar o desenvolvimento apical dos galhos existentes, cortando fora toda e qualquer outra brotação que não essas, afim de evitar perda material ou conicidade invertida.
edson060516/12/2011 08:13
FOTO 14

nickyfury16/12/2011 09:24
bonsai
Promova uma desfolha total, cortando todas as folhas no pecíolo (talinho), e adube com vontade, para que ela possa chegar no verão plenamente recuperada e saudável, replenta de folhagem e novas brotações. O tamanho das folhas depõe contra o cultivador, vez que isso ocorre por manter a planta em local sombreado, quando o correto é a exposição solar intensa, o dia inteiro, todos os dias.
Diogo Justiniano de Holan16/12/2011 10:48
Ótima condução Edson.
Parabéns, está ficando mui bela.
Abraço,
Edmilson Junior16/12/2011 11:46
Belíssima condução. Esse fds irei fazer yamadori de algumas guabirobas que a algum tempo venho programando e nunca dá certo. Lá existem duas variedades distintas. Quero ver se consigo pelo menos 2 de cada.
Muito inspirador esse trabalho que vc vem realizando com essa sua. Está de parabéns!
Abraço!
Anderson Neuhaus19/12/2011 00:01
Òtima planta parabens, eu possuo uma tambem mas optei pelo estilo cascata! posteriormente posto fotos.
bonsaitakin01/03/2013 14:38
como anda a gabiroba??? achie um pé aqui perto de casa e estou pensando em fazer um yamadori...hehehehe atualiza aí.