Solução p/ folhas com pontas secas?
Fernando Andrade26/03/2008 15:11
Solução p/ folhas com pontas secas?
Estava pensando a respeito das jabuticabeiras e o famoso problema das pontas secarem devido ao intenso calor e a falta de água....
Dentro deste raciocínio me surgiu a questão:
E se na tentativa de evitar as folhas secas devido a falta de água colocarmos o vaso da jabuticabeira dentro de uma bandeja com água? pelo menos enquanto ela toma sol, depois disso retiramos a bandeja e deixamos as raízes "respirarem", isso solucionaria parte do problema ou não adiantaria nada? seria um problema mais relacionado com a planta que não consegue "enviar" água para a folha ou com a falta da mesma?
Agradeço,
Abraço......
Marcos Castilho26/03/2008 18:53
Fernando acho que resolveria o problema, mais poderia apodrecer as raízes e outra coisa, você pegar no vaso e mexer nele com muita frequencia várias vezes no dia pode prejudicar as raízes dela por mexer demais no vaso.
Fernando Andrade26/03/2008 19:13
...........
hum....complicado....
mais opiniões?
Alberto Alves26/03/2008 19:29
pelo menos enquanto ela toma sol, depois disso retiramos a bandeja e deixamos as raízes "respirarem", isso solucionaria parte do problema ou não adiantaria nada?
Acho que poderia correr o risco de apodrecer as raízes por excesso de umidade.
seria um problema mais relacionado com a planta que não consegue "enviar" água para a folha ou com a falta da mesma?
Pode ser falta,pode ser também excesso de sol,a jabu é resistente mas as folhas novas são um pouco sensíveis,as minhas pegam sol de manhã até +/- 1 hora da tarde, sempre molhadinhas brotam feito loucas e não queimam as folhas.
Como está o sol nas suas?
Dependendo um sombrite ajuda.
Fernando Andrade26/03/2008 19:35
...........
Sempre molhadas...
Sol da manhã, até 11:30 / 12:00.........
tem várias plantas lah e a única que queimou foi ela mesmo....
Fernando Andrade26/03/2008 19:36
não fui muito específico..
várias plantas = várias espécies
Alberto Alves26/03/2008 19:37
Tá parecendo Msn 😎
Onde voçe mora Fernando?
Fernando Andrade26/03/2008 19:41
...........
uahuauaua...
São José dos Campos - SP...
clima 20º a 30º ....por aí...
Alberto Alves26/03/2008 19:45
hehehe
Pior que não é tão calor assim aí né,acho que aqui faz mais calor 🙄
Aguarde que com certeza os outros amigos vão te dar mais informações.
abração
Fernando Andrade26/03/2008 19:47
Valew....
Abraço....
🙄
Ferreira29/03/2008 19:24
Água para quem tem sede
Fernando
Como apontaram os colegas, de fato um dos maiores perigos para um bonsai é a famosa bandejinha embaixo do vaso. A imensa maioria das plantas não tolera esta condição por muitos dias. No entanto, no caso da jabuticabeira, acredito que não haveria tanto problema se a planta não permanecer na água por tempo exagerado. As jabuticabeiras são frequentemente plantadas (inclusive por estaquia) em grandes tonéis enterrados na margem de um riacho corrente, de maneira que tenham bastante umidade durante todo o tempo. Portanto, se você tomar o devido cuidado para não deixar a planta mergulhada por tempo exagerado, acho que não haverá problema em mantê-la húmida por mais tempo, já que a jabuticabeira gosta de bastante humidade.
Fernando Andrade30/03/2008 12:06
......
Essa é minha idéia inicial Ferreira, mas como sou novo na arte fica complicado chegar "inovando", daí a planta morre de graça.....
Pelo menos postando aqui tenho a opinião dos mais experientes, vou ver se consigo outra e vou fazer essa técnica em uma e na outra deixar normal, e vou acompanhar o desenvolvimento pra ver se funciona, aquela velha história: "99% de transpiração e 1% de imaginação"
Obrigado...
Abraço........
Ivanil Pimentel Vieira01/04/2008 23:35
Fernando,
possuo uma planta grande no quintal que no verão e grande estiagem, começou a ficar com suas folhas sem o brilho verdeado mas não secaram as pontas das folhas.Peguei um bujão de vinte litros d´agua e como se fala por aqui, emborquei num galho pingando pelo respiro um pouco abérto.Usei 40 litros d´agua por dia e obtive uma grande florada apesar do estado da planta que se recuperou em poucas semanas.Não estaria ai a solução para tua planta: um pequeno recipiente gotejando durante o dia!
Não seria também o teu substrato, com falta de um nutriente e pouca retenção d´agua?Vamos aguardar mais opiniões, esperando encontrar um forista que tenha a solução para o teu problema.
Um abraço - Ivanil
---------------------
- Quando não podermos corrigir alguma coisa, é melhor saber suportá-la.
(L.A. Sêneca - Epistulae,106).
Ivanil Pimentel Vieira17/04/2008 19:13
Fernando,
não sei se já encontrou a causa do problema apresentado em folhas de tuas plantas.O sintoma seria a falta de Potássio: def-necrose (secamento) da ponta e margens das folhas.Se encontra no Fórun Central no Tópico Deficiência Nutricional postada por Ricardo Loriggio.
Um abraço - Ivanil
Erik Wroblewski18/04/2008 14:34
Qual o problema da sua planta eu não sei...
Mas, em relação a manter a umidade "do ar", pelo menos em torno das plantas, eu tenho uma "técnica" (se é que se pode chamar assim).
Consiste em pegar um prato de vaso grande, uma bacia, etc, que seja alto (pelo menos 3 ou 4 cm de altura), e pouco abaixo da borda, (0,5-1cm, dependendo do "prato"😉, faço uma linha de furinhos ao longo do raio do prato/bacia. Depois, preencho totalmente o interior do "prato" com areia grossa ou pedriscos.
Agora, a parte difícil... rs... para apoiar o vaso sobre o "prato", sem o risco de acumular umidade demais e apodrecer as raízes, serro um tijolo transversalmente aos furos, em quatro a oito partes (tb depende da distância que quero manter entre o vaso e a areia), para servir como "pezinhos" (você pode usar o que lhe for mais conveniente com este objetivo).
Depois, coloco os pedaços de tijolo sobre a areia/pedrisco de forma que fique firme para suportar o vaso, e coloco o vaso em cima desse "suporte".
Quando você molha suas plantas, a água que escorre por baixo do vaso (ou a que você coloca ali deliberadamente) se acumula na areia/pedrisco, evaporando e mantendo a umidade em torno da planta.
Como a linha de furos próxima à borda do prato/bacia faz com que a égua em excesso próxima à superfície escorra toda, a superfície da bacia/prato nunca está encharcada, e como o prato/bacia está cheio de areia, não há risco de que vire criadouro de mosquitos da dengue, por exemplo.
Não sei se fui muito claro em descrever, mas como no momento não tenho como postar algumas fotos, é a melhor forma que encontrei de descrever o "processo".
Espero que seja de alguma ajuda.
Um grande abraço e um bom feriado a todos.
Fernando Andrade18/04/2008 17:44
.......
humm....
Obrigado pelas dicas pessoal, vou fazer alguns testes aqui com a planta dentro dessa técnica do prato e procurar potassio,pegunta:
Posso fazer desfolha nela agora? acabou de dar novas brotações....
Desde já agradeço.....
Ivanil Pimentel Vieira18/04/2008 21:12
Érik,
muito interessante tua técnica postada, que irá ajudar em muito todos os foristas que queiram melhorar a úmidade relativa do ar próximo de suas plantas.Em época de grande estiagem deve ser uma solução para quem precisa regar suas plantas mais do que uma vez ao dia.
Um abraço - Ivanil