Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

cicatrização

Guipodestá27/03/2008 08:59
cicatrização
Olá a todos do fórum, tenho algumas plantas, principalmente frutíferas, e estou com problemas na cicatrização destas plantas, gostaria de saber se existe algum meio para acelerar este processo.

Desde já o meu muito obrigado.
Guilherme.
alexmikol27/03/2008 19:20
Cicatrização
Já experimentou usar massa de modelar para cobrir os lugares que tu quer que cicatrize??? É uma opção boa e barata! Espero ter ajudado!
Guipodestá27/03/2008 20:02
Obrigado pela idéia Alexmikol,

Eu tenho utilizado pasta de dente, mas não sei se estou correto,
na minha próxima poda usarei sua idéia.

Eu queria saber se é utilizada alguma pasta ou produto comercial com este fim?
alexmikol27/03/2008 20:22
Pasta ou Massinha???
Qdo iniciei minhas atividades com bonsai, usava tbm a pasta de dente, mas depois, conversando com bonsaistas mais experientes, vi que a pasta é boa, mas não o ideal, pois além de outros produtos químicos, possui muito fluor, a massinha, pode até ser um pouco mais cara, mas é mais fácil de modelar na planta, mantem a umidade e ajuda mto na cicatrização, boa para uso em poda de galhos e cicatrização de marcas em troncos. Já vi aqui no fórum, outras dicas, usando cera de abelha, graxa de sapato, argila, parafina (vela derretida) etc, mas pela facilidade prefiro a massa de modelar. Abraço!
Guipodestá27/03/2008 20:45
Valeu mesmo Alex, foi muito esclarecedora sua dica.
Utilizarei a massa nas próximas podas que realizar. Abraço.
Guilherme.
alexmikol28/03/2008 10:41
Massa
Guilherme, esqueci de te dizer qual estou usando, comprei em uma papelaria, é um tubo que parece uma vela de 7 dias, conheçe?, da marca ACRILEX, deve pesar uns 200 gramas. Paguei algo em torno de 5 reais, vem uma unidade por caixa, a cor tu escolhe, marrom fica bem legal. Usei uma outra de criança mesmo, ressecou e se soltou, esta que te falo é mto boa. Use pequenas bolinhas e va preenchendo os espaços, mantenha as mãos úmidas para que a massa não grude. Boa sorte!
Charles30/03/2008 21:49
Re: cicatrização
Oi Guilherme, tudo bem?

A cicatrização depende uma série de variáveis e, para poder sugerir algo mais eficaz, seria interessante voce colocar a foto de uma planta por vez, mostrando em detalhes do que se trata... 😉

Apenas prá citar algumas variáveis...
1- tipo de planta. Há plantas que cicatrizam muito bem e rápidamente, como a jabuticabeira. As cítricas demoram mais... 🙄
2- tamanho do local podado. Grandes podas demoram mais tempo e, eventualmente, podem não cicatrizar totalmente... 🙁
3- acabamento do local podado. Podas bem acabadas, sem arestas ou execessos de maderia morta favorecem a boa cicatrização...
4- saúde da planta. Plantas saudáveis, bem enraizadas, com metabolismo vigoroso cicatrizam melhor...
5- tamanho do vaso, tipo de substrato, adubação.. etc.. etc.. Vasos maiores, substrato com boa drenagem e adubação correta contribuem na cicatrização...
6- Pasta selante. Uma boa pasta selante protege o local podado de bactérias e apodrecimento, evita perda de seiva, estimula a formação de "calos" de cicatrização...

A pasta selante, mesmo havendo uma grande variedade de alternativas e algumas soluções caseiras, eu recomendaria, sempre que possível, usar as pastas específicas prá bonsai, sendo que a Shin-Kyonal e a Karusmate muitas vezes destão disponíveis para venda aqui no Brasil.
A shin-kyonal custa em torno de R$ 60,00 um tubo com 100g. Pode ser caro mas, vale o investimento!...
😉
Boa sorte,
Charles