Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Problemas após desfolha

tuchë gama27/03/2008 13:55
Problemas após desfolha
COMO DE COSTUME DESFOLHO MEUS BUXUS UMA VEZ AO ANO
DA ULTIMA VEZ TIVE PROBLEMA COM UM DELES>>>

ELE BROTOU NORMALMENTE POREM DEPOIS ALGUN TEMPO EM 2 OU 3 GALHOS AS PEQUENINAS FOLHAS AINDA BEM NOVINHAS E ALGUNS BOTOES FICARAM MARRONS COM ASPECTO QUE AGUA TINHA INFILTRADO NELES 😢

PARECE QUE NEM TODAS ESTAS FOLHAS E BROTOS VAO MORRER MAS ALGUMAS JA ESTAO SECANDO AS PONTAS 😢

DE FATO CHOVEU UNS 3 DIAS E EU NAO TIVE COMO PROTEGELOS DA ALTA HUMIDADE QUE FICOU NO SUBSTRATO 😢

PODE SER ESTA A CAUSA DO PROBLEMA ❓ ❓ ❓
OQUE DEVO FAZER PARA RECUPERAR ESTAS FOLHAS E BROTOS ❓ ELES FICAM A SOL PLENO...
Wilson Fracassi27/03/2008 15:09
Tuche

Este tipo de sintoma geralmente esta associado a fungo.
EZEQUIEL JUNIOR27/03/2008 16:31
Tuche,

Isso é muito comum quando se procede podas com ferramentas contaminadas, pelo sintoma aquoso como vc citou, parece ser doença bcteriana.
Faz o seguinte, desinfecte uma ferramenta de poda e faça o corte das partes com sintoma, sempre desinfectando entre uma poda e outra, pode utilizar água sanitária para isso, e depois use pasta cicatrizante.
Pelo menos é o que recomendo para meus clientes...
Um forte abraço.
fabianoscosta27/03/2008 16:59
Tuche, vc faz desfolha total em buxus? Será q vc n poderia nos mostrar em fotos o q está acontecendo, pois tenho alguns e problemas com buxus com fungos é até normal, caso n cuide...

Sempre fiz poda parcial, onde tem gemas novas saindo, eu tiro as folhas velhas, bem na axila, sabe? 😮ops: Daí sim, tenho um resultado fabuloso de desenvolvimento de novos ramos, realmente muito rápido. Qdo fiz desfolha total, em cereto galho, eu o perco, assim como se fosse um pinheiro ou junípero.

Abraço,
Fabiano
tuchë gama27/03/2008 18:01
EZEQUIEL,
REALMENTE A TESOURA NAO ESTAVA DESINFECTADA 😮ops:
O PROBLEMA EH QUE UE NAO QUERIA PERDER ESSE GALHO EH UM DOS PRINCIPAIS 😢 E ESTE MEU BUXUS NAO TEM UMA BROTACAO MUITO BOA
POREM SEI QUE ESSAS DOENCAS VOLTAM MESMO COM O USO DE DEFENSIVOS
ACHO QUE NAO TENHO ESCOLHA A NAO SER FAZER O QUE ME RECOMENDOU
VALEU CARA 😉 😉 😉

FABIANO,
EU NAO TENHO COMO POR FOTOS NO MOMENTO 😮ops:
QUANTO A ESTA PODA PARCIAL A QUE SE REFERE, VOCE PODA O GALHO E DSFOLHA A PARTE QUE FICOU ❓ ❓ ❓
EM QUE EPOCA ❓
PODE ESPLICAR MELHOR ❓

GRATO 🙂
DES
Ferreira29/03/2008 19:46
Desnecessário
Tuche

Existem vários motivos para desfolhar uma planta, mas o principal deles não é necessário em Buxus, que já tem folhas diminutas. Além disso, a desfolha costuma debilitar as plantas e o buxinho já não é assim tão forte no Nordeste. Além disso, temos muitos relatos aqui no Fórum mostrando que o buxinho tende a perder os galhos desfolhados e até morrer com desfolha pesada. Por estes motivos, acho desnecessário e não recomendável desfolhar o buxinho.
fabianoscosta31/03/2008 10:16
Tuche, se ele n está bem, é desaconselhável a desfolha ou qquer procedimento que o debilite! Na verdade é PROIBIDO!

Abraço,
Fabiano
Ivanil Pimentel Vieira10/04/2008 20:57
Ezequiel,

vc postou que usa água sanitária para desinfectar tuas ferramentas, o mesmo procedimento serve também para o antes de guardar?

Um abraço-Ivanil