Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustrum - Ante e depois (Fukinagashi)

Rogério27/03/2008 14:33
Ligustrum - Ante e depois (Fukinagashi)
Amigos,
Tenho esse Ligustrum à + ou - 4 anos e venho tabalhando para deixá-lo o mais próximo posível de uma visão varrida pelo vento.
Esse estilo, sem sombra de dúvidas, para mim, é o mais dificil.
Vou mostrar o antes e o depis e espero as sugestões, criticas e por que não elogios...!!!

Vista da planta sem poda e aramação

Vista do nebari

Vista do nebari

Vista do nebari

Depois de podado, aramado e corrigido o movimento para um Fukinagashi

Outra vista

Outro lado

Vista de cima (não é a vista + bonita) + só para terem uma idéia...

Espero tenham gostado, pois deu tabalho.... Um trabalho muito prazeroso 😂
Grande Abraço a todos
Rogério
tuchë gama27/03/2008 20:03
ROGERIO,

SEU TRABALHO FICOU LEGAL 🙂
MAIS A PRIMEIRA IMPRESAO QUE DA EH DE UMA ARVORE MUITO JOVEM POR ELA ESTA MUITO ALTA COM TRONCO PROPORCIONALMENTE FINO E POR ISSO NAO PASSA AQUELA EMOCAO SABE ❓ ❓ ❓

EU OPITARIA POR UMA PODA BEM DRASTICA A UNS 5 CM DEIXANDO SO UM TOQUINHO 😂 E TRABALHARIA COM A NOVA BROTACAO QUE SERA ABUNDATE .. ASSIM AO MEU VER ELA PASSARA UM IMPACTO VISUAL MAIS FORTE ❗ ❗ ❗

EH A MINHA HUMILDE OPINIAO 😄 😄 😄
Franz Lopes29/03/2008 18:26
Amigo,

Há a opção de um Moyogi, tracionando o primeiro e segundo galho superiores no sentido contrário ao tronco.

O que acha?

Abraços.
Rogério30/03/2008 18:20
Amigos Tuchë e Franz,
Muito obrigado pelas dicas. Foram de grande valor para o futuro do trabalho com o Ligustrum.

Tuchë: também acho que ela parece muito nova por ser muito fina e comprida, então sua dica de poda radical é muito possível no inverno que está chegando. Assim quem sabe com novas brotações ela aparente ser + velha... Muito Obrigado.

Franz: Sua visão de um Moyogi, também é muito convidativa + quero mesmo é continuar com o trabalho Fukinagashi. Sei que é bem mais dificil a manutenção para esse estilo + mesmo assim vou tentar. Muito obrigado pela ajuda.

Grande abraços aos Amigos
Rogério