Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus boni

Bonsairei28/03/2008 17:58
Ficus boni
Amigos, este moyogi de ficus tem uns 16 anos 50cm de altura e 7 cm de tronco.

Rapha28/03/2008 21:53
otimo, porem eu retiraria os "matinhos" para apreciar o nebari do ficus.
edson060529/03/2008 03:54
Erlon,
Primeiro quero dizer que gostei muito deste ficus, eu também tenho alguns deles que estou tentando domar, mas acho que poderia ser melhorado; vamos aos palpites 🙂 🙂 :

1 - acho que você devia pelo menos dar uma capinada no matinho porque o Rapha tem razão, provavelmente está escondendo o belo nebari...

2 - Levando-se em conta a dificuldade em aramar ou tracionar o ficus boni, dado que quebra só de olhar, o teu exemplar tem o primeiro terço do tronco muito interessante com um bom movimento e uma base bem forte. Entretanto a conicidade e o movimento se perde a partir daí. Observe a parte azul do desenho...

3 - Pela foto não é possível afirmar com certeza mas este galho marcado em amarelo poderia ser o novo ápice...

4 - Por enquanto você sacrificaria a copa para obter um exemplar muito mais bonito daqui uns anos...

Espero ter ajudado...
Um abraço.
Edson.
fabianoscosta29/03/2008 10:46
Concordo q ela tem q ser reduzida e retirada aquela parte reta apical, mas acho q o novo ápice deve ser um pouco mais alto, quem sabe bem no início da parte assinalada em azul...

Como é uma planta trabalhada há algum tempo, eu n ia falar nada, mas já q foi tocado no assunto e ela está nesta parte do fórum é para ser gugerida... então fiz o comentário, porém é uma idéia minha, assim como a do Edson, caso vc n ache que seja correto, ou tenha outro projeto para a planta, tbm vale... 😉

Abraço,
Fabiano