...
Boa tarde a todos!
Franz, Sergivaldo, obrigado pelas respostas!
Na verdade, a pergunta veio mais pela questão da "praticidade" de se obter algumas ervas aromáticas em contraposição à árvores "boas para bonsai". Eu, inclusive, tenho uma grande variedade dessas ervas em casa, algumas com troncos bem lenhosos quando ficam mais velhas.
A pergunta também veio pelo fato de eu já ter visto vários "bonsai" feitos, por exemplo, com suculentas, e cuja beleza e estética algumas vezes supera a de muitos "bonsais verdadeiros".
Claro, cuidar de uma árvore é bem mais trabalhoso, creio eu, e demorado. Posso estar enganado, mas talvez ao se firmar numa posição radicalmente tradicionalista, as pessoas possam perder grandes oportunidades de enriquecer suas vidas com (no caso dos bonsais) plantas e técnicas novas. Para citar um exemplo, já vi alguns ensaios de "bonsais" feitos com cogumelos, e que ficaram lindíssimos, mesmo que estes durem, no máximo, algumas semanas (
http://www.artofbonsai.org/feature_articles/mushroom.php )
Mesmo sendo um iniciante no bonsai, creio que esta prática não está - ou não deveria estar - ligada apenas à miniaturização das árvores. Creio que a maior importância é a atividade lúdica que ela envolve, e as lições não só de paciência, mas de compreensão da Natureza e de crescimento espiritual que o cultivo do "bonsai" pode proporcionar. Pois, embora exija técnica e conhecimento específicos, creio que também exija sensibilidade e percepção.
Talvez eu esteja estrapolando demais e sendo muito "sonhador", mas eu costumo fazer um paraleo do bonsai com outras "artes" que pratico: o wu-shu e o tai-chi. À primeira vista, ambos parecem apenas técnicas de combate e exercício físico, mas elas estão profundamente atreladas ao auto-conhecimento tanto de seu corpo quanto de seu "espírito", e visando o desenvolvimento de ambos para a melhoria do indivíduo enquanto ser humano.
Creio que procurei o bonsai como uma extensão disso, como uma maneira de, ao passar meu tempo livre observando as minhas plantas, cuidando delas, e percebendo como elas se desenvolvem, independentemente de serem árvores ou ervas, orquídeas ou cactos (que também tenho de monte) talvez eu possa aprender algo e melhorar como indivíduo.
Afinal, eu vejo essas atividades não como obrigações, mas como prazeres, não como entretenimento ou forma de ganhar dinheiro, mas como uma forma de conhecer a mim mesmo e ao mundo ao meu redor. Assim ao menos para mim, não é o tempo que a planta vive, mas sim aquilo que ela é capaz de lhe proporcionar enquanto está ali que vale ("Que não seja eterna visto que é chama, mas que seja infinita enquanto dure"...)
Bom, acho que é isso. apenas para finalizar, gostaria de deixar claro que esta é a minha opinião, e que não pretendo impô-la a ninguém. Da mesma forma, gostaria de pedir desculpas de antemão se, por algum motivo, estas palavras possam ter soado agressivas ou desrespeitosas: eu tenho um grande problema de ser muito passional quando expresso minhas opiniões, o que não significa que tenho a intenção de ser agressivo ou de faltar ao respeito.
Sobretudo, tenho certeza de que aprenderei muito mesmo neste fórum (inclusive com vocês dois, já demosntraram conhecer tanto e que, pelos trabalhos aqui demonstrados só fazem atestar isso).
Novamente, meu muito obrigado pela colaboração e pelas respostas. Podem ter certeza que ainda vou "incomodar" muito por aqui! rs
Um grande abraço e uma ótima tarde para todos!