Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

primeira tuia azul

marciomatos29/03/2008 18:23
primeira tuia azul
Bem, estou estreando na comunidade com este post. Adiquiri a pouco uma muda de tuia azul. Eu reenvazei a muda hoje com um substrato de 40% de pedriscos, 30% de areia grossa, 20% de cacos de telha e 10% de terra vegetal. Molhei o substrato com hormônio enraizante diluido em agua até sair pelo fundo da bacia onde plantei (fiz furos na lateral e no fundo da bacia).

Que trabalho desenvolver com ela e quando que eu poderia começar a podar e aramar, pois li que é uma planta meio fragil e nao aquenta que se mecha muito. queria saber tb quanto tempo deva mate-la a sombra pra se recuperar.
desculpem tantas perguntas mas é a primeira planta dessa especia que eu mecho e li que eram bem frageis.
marco_avelar30/03/2008 02:19
Marcio, a tuia azul é bem sensivél, podei a minha e pouco depois ela morreu. 🙄 Eu o aconselho a segurar a ansiedade de mexer nela e colher muitas informações primeiro. E a propósito, você tem certeza que se trata de uma tuia azul? ❓ Pelas fotos a sua planta parece diferente da que eu "matei". ❓
marciomatos30/03/2008 03:30
Marco, nao tenho 100% de certeza que seja tuia azul. Mas o cara que me vendeu disse que era uma tuia azul. Eu tambem olhei no guia de especies do site do ateliê do bonsai e achei parecido com o que apareceu la.
Sergivaldo30/03/2008 07:31
Márcio,

Essas variedades de tuias dificilmente se adaptarão ao clima de Fortaleza. Embora na minha concepção teu substrato esteja perfeito, a espécie escolhida não ajuda.

Tenta com outras espécies: Ficus, Calliandra, Ulmus parviflora ou Carmona.

Abraços,

Sergivaldo
marciomatos30/03/2008 14:12
valeu pela ajuda sergivaldo! E sempre bom ouvir um mestre do nordeste que conhece a realidade daqui.

mas como o leite já foi derramado vou tentar desenvolver esta planta com a calma possivel e ver no que da!

tb vou atras de umas mudas novas de ficos ou caliandras pra tocar outros projetos.
marco_avelar31/03/2008 01:36
Marcio, eu perguntei se você tinha certeza de se tratar de uma tuia azul porque a minha é identica a desse topico:
Juniperus Squamata Blue Star
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8923 (as fotos no final da pag. dão uma ideia melhor)
E tambem foi identificada como tuia azul pela "bonsai kai", eu levei uma muda lá pra ser identificada.