Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CUIDADOS APÓS SHAIRE

suhzks30/03/2008 19:20
CUIDADOS APÓS SHAIRE
Olá!!
Após eu ter feito um Shaire em uma Buganvile `Primavera`, gostaria de saber quais cuidados devo ter, para que a mesma não seja acometida por doenças. Qual melhor produto seria o ideal para aplicação?

Obrigada
Sueli
Sergivaldo30/03/2008 19:52
Suely,

Acredito que você queria dizer SHARI (parte do tronco ou galhos descascados), não é? Pois bem, já tive uma big buganvilea e fiz um trabalho de madeira morta com a mesma, esperei alguns dias até iniciar o proceso de cicatrização das bordas e depois apliquei o Lime Sulfur (calda sulfocáusica). Renovei a aplicação várias vezes, até ficar com uma coloração esbranquiçada. Por fim, para manter essa coloração e aumentar a proteção na madeira exposta, apliquei vaselina líquida, para impermeabilizar ainda mais o local trabalhado, vez que as buganvíleas possuem um caule um pouco esponjoso.

Espero ter ajudado,

Sergivaldo
suhzks31/03/2008 08:40
OLÁ GRANDE SERGIVALDO!!!!!!!

Realmente eu digitei errado "SHARI". OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO, qdo vc diz q esperou alguns dias p cicatrização, mais especificamente, qtos dias eu devo esperar, e essa calda sulfocáusica pode ser feita ou adquiro em lojas, só mais uma coisinha 😂 😂 😂 qto do produto posso passar por aplicação e qual intervalo de tempo entre uma e outra??
MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

ABRAÇOS
SUELI
Sergivaldo04/04/2008 11:43
Suely,

Não lembro exatamente quanto dias esperei ´pela cicatrização. Mas é muito fácil perceber: as bordas da casca próximas ao shari começam a entumecer naturalmente. Essa cicatrização evita que o lime sulfur seja absorvido através do ferimento na casca. Eu recomendo adquirir o lime já pronto. Basta uma pincelada de cada vez, como se estivesse pintando a madeira morta. Também não existe um prazo estipulado para reaplicação, uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias, pe mais que suficiente. Quando a madeira estiver com uma coloração branca consistente, já está bom.

Abraços,

Sergivaldo
nickyfury04/04/2008 13:29
bonsai
Sergivaldo, em relação a bouganvillea, dependendo da intensidade de retirada de material, quando da confecção do SHARI, é aconselhável aplicar primeiro uma leve camada de cicatrizante na borda da casca viva. Espera-se um pouco, para que o produto seque, impermeabilizando o local, e em seguida, aplica-se a calda sulfocáustica na parte exposta (shari), tomando-se o cuidado de forrar antes o solo, para evitar que gotas escorram e possam contaminar ou prejudicar as raízes. 😄

Esse metódo, aliás, não só é o mais indicado para a bouganvillea em questão, mas para qualquer outra planta em que se trabalhe um shari, ou se proceda a jin em algum galho.

Esperar o tempo que vc informa, ao contrário do que se pensa, pode ser prejudicial, vez que a parte interna da planta, exposta via SHARI, poderá sofrer ataques de fungos, bactérias bem como qualquer outro agente agressor, inclusive a umidade e podridão decorrentes da rega diária. Por isso, o quanto antes se processar a aplicação da calda, menos risco de perda terá. 😄
suhzks06/04/2008 20:36
Re: bonsai
Obrigado pelas informações Sergivaldo e Nyckyfury. 😄 😄 😄

Será q posso utilizar a Calda Borgonhesa em vez da sulfocáustica?

Obrigada e abraços
Sueli
Sergivaldo06/04/2008 20:51
Suely,

O lime-sulfur ou calda sulfocáusica é utilizao no mundo todo pelos bonsaístas. e acredito ser o produto mais indicado para conservar e dar uma coloração esbranquiçada à madeira, em jins e shari's.

A calda bordalesa, embora tenha em sua composição a cal, também tem o sulfato de cobre, que possui uma coloração azulada. Daí o risco da madeira adquirir essa cor.

É muito fácil conseguir o lime sulfur: basta visitar alguns sites especializados em bonsai.

Abraços,

Sergivaldo
Edmilson06/04/2008 21:20
lime sulfur
Amigos, pegando carona com as duvidas de nossa amiga Sueli, gostaria de perguntar se o lime sulfur é aplicado concentrado ou deve-se diluir em agua.

Amigo Nick, qual o nome do produto cicatrizante que vc utiliza??

Abraço fraterno
suhzks07/04/2008 10:53
Caro Sergivaldo,

Novamente escrevi errado 😂 "bordalesa" ...
Minha dúvida era essa q vc respondeu, quanto a coloração então não é indicada.

Obrigada e um abraço
Sueli
nickyfury07/04/2008 15:41
bonsai
Edmilson, há nos sites comerciais de bonsai, nacionais, uma grande variedade de pastas cicatrizantes:

Eu, particularmente, prefiro a primeira para uso geral, enquanto que uso uma outra, ideal para pinheiro.

O bonsaista Geraldo Inocêncio, site Bonsai Morrinhos, quando do encontro em Goiania, apresentou uma pasta de fabricação própria, em que usa gordura animal, cera de abelha e breu. O unico inconveniente é que, a cada aplicação, é necessário proceder a um reaquecimento, via banho-maria, para diluir o produto e aplicar na peça trabalhada. É inodoro e incolor, porém. 😄