Oi Filipi tudo bem 🙂
Se me permite dar uma opinião, penso que para o caso em questão, o preferivel seria aramar o bonsai.
Se não der com um arame coloque dois, ou então aplique um, mas grosso.
Caso mesmo assim seja dificil, então deve levar arames á volta do tronco, mas no mesmo sentido (para acompanhar) e a passar pelas zonas de dobragem.
Pode de seguida aplicar ráfia ou mesmo "camara de ar de Bicicleta" e só então coloca a aramagem, como normalmente se faz.
Desta forma o tronco fica devidamente protegido para o trabalho que pretende fazer.
Essa parte plana, na minha opinião deve-se ao facto de ter apenas o tensor a trabalhar e está a fazer força num só local, e pode ser um complemento da aramação, para ajudar a aramação a ficar na forma que se deseja, não sei se me fiz enteder 😲 .
Quanto ao curvador, eu improvisei um e mais barato que isto deve ser impossivel.
Quando usei como nunca tinha trabalhado com mais nenhum, gostei imenso, tanto que já estou com ideias de mandar os meus companheiros de trabalho me fazerem uns de diferentes tamanhos.
Estas então, é que não á razão nenhuma, para importar ou comprar já feito, o que mais deve é haver companheiros ai que já arranjar uma solução para isso 😄 .
Pode ser visto neste tópico.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=829
Tem até o perigo de entusiasmar, pelo que convem parar 😈 , antes do clique 😄
[ ]
Castro