Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Qual frente??? (Atualizada em 13.05.08)

Elio31/03/2008 19:43
Qual frente??? (Atualizada em 13.05.08)
Olá pessoal!

Após retirar o galho descendente (não estava gostando) qual sería a melhor frente?
Só depois de escolher a frente é que irei trabalhar a copa.

ANTES!

DEPOIS!

Charles31/03/2008 20:53
Re: Qual frente???
Oi Elio, tudo bem?

Gostei da sua planta assim como da decisão de podar o galho inferior!... 🙄
Me parece que da metade do tronco prá cima, as duas faces são bastante semelhantes... 🙄
Analisando da metade prá baixo, na minha opinião eu vejo 2 pontos prá eleger a primeira foto (depois de eliminado o galho descendente) como frente... 🙄
1- acho que nesta face o desenho do nebari confere mais solidez da planta na "terra"...
2- aquela parte inferior do shari, desde o substrato até o ponto de encontro com a casca viva e a raiz aérea, também me pareceu mais bonito nesta face...

Este é meu voto!... 🙄

Abraço,
Charles
joellagunasc31/03/2008 21:54
Tambem concordo que a primeira foto deveria ser a frente , como falou o Grande charles a implantação do nebari nesta posição parece dar maior estabilidade a planta. Mas de qualquer forma é uma escolha dificel pois os 2 lados estão muito bonitos.

Abraços

Joel
edson060531/03/2008 22:49
Elio,
também voto na segunda foto como frente. A poda que você fez deixou o conjunto mais harmônico já que o tronco é bem reto; mas na minha opinião aquele jin está muito comprido...
Um abraço.
Edson.
Elio01/04/2008 14:07
Olá Pessoal!

Charles, realmente na primeira foto aparece a frente que eu havia trabalhado desde o início, assim me descuidei da parte posterior.
Obrigado pelas considerações, as quais, vindo de você, eu levo muito em conta.

Joel, obrigado pelo voto. Ás vezes a gente acostuma tanto com uma planta e não vê detalhes.
Valeu, amigo.

Diego, bem lembrado, com a parte verde diminuida tenho que rever o tamanho do Jin e até remodelá-lo.

Abraços
Alcides Junior01/04/2008 16:47
Grande Elio, ficou realmente muito melhor após a retirada do galho, eu voto na segunda foto com a diminuição do jin.
Elio03/04/2008 15:52
Obrigado, Junior!

Tão logo eu trabalhe a copa, o Jin e o Shari, tornarei a postar!

Abraço
Muba05/04/2008 23:25
acho que a foto do meio é a que possui a melhor frente.
belo trabalho! parabéns
Elio23/04/2008 15:19
Obrigado pela colaboração, Muba!

Pessoal!

Foto atualizada com a copa rareada.
Ainda estou em dúvida se diminuo o Jin conforme sugestão de vários colegas. Convençam-me!!..........rsrs!

nickyfury23/04/2008 15:38
bonsai
Elio, acredito que a melhor frente é a que não foi mostrada: o shari, em sua totalidade, ocultando aquela raiz que alimenta o primeiro terço da planta. 😲

De qualquer forma, a copa viria por detrás do shari, sendo moldada por ele, isto é, seguindo uma orientação menos estática e com mais movimento. De qualquer forma, o jin se sobressai em demasia, devendo ser diminuido, para liberar o tronco apical. 😄

De qualquer maneira, mantendo a frente atual, mostrada pela foto atualizada, acredito que o jin deva ser reduzido, igualmente, ao minimo possível. Sugiro, ainda, replantar usando um vaso oval de borda baixa ou retangular. 😉
Elio23/04/2008 18:06
Olá Nicky!

Com relação ao vaso, concordo. No próximo transplante, um mais raso. Só não foi possível antes pq a raiz, só tem aquela que parece adventícia e que na realidade é a unica parte viva de todo o tronco e estava muito rala. Aquele shari é todo o tronco branco e que por baixo dele, logo em cima do substrato, não tem nada. Ele está pendurado naquele tronquinho vivo à esquerda.
Dai a razão que se eu colocar o shari de frente, não aparecerá tronco vivo e acho que ficará como se fosse um tanuki.
Quanto ao Jin vou diminuir um pouco e ver como fica.
Posto foto.

Abraço velho amigo.
Paulo Roberto Marasca24/04/2008 02:55
Olá Elio...

Apenas a título de possibilidade pensei nisso pra tua duranta...

Abraço.
nickyfury24/04/2008 15:00
bonsai
Elio, meu chapa, obrigado pelos esclarecimentos. Tens razão, então, em prevalecer a frente mostrando o shari lateralmente. 😄 De qualquer forma, parabenizo vc pelo excelente trabalho até agora executado. O caminho é esse mesmo. Um abraço.
Elio24/04/2008 16:05
Olá Nicky e Paulo!

Acho que vocês resolveram o meu problema!!!!!
Sabe quando vc olha uma planta, sabe que pode melhorar e não vê como?
Nicky, fui olhar melhor a planta e , se der uma girada de uns 15 graus, sentido horário,colocá-la mais em pé como o Paulo simulou e ainda trabalhando melhor o shari com algumas ondulações. BINGO!!!

Valeu amigos, depois posto a foto da mudança!!

Valeu!

Abraço!
Elio29/04/2008 16:28
Olá pessoal!

Aproveitando as dicas do pessoal, principalmente do Nicky, Edson e Paulo, resolvi:

1. Conforme se vê na foto abaixo, trabalhei o shari/jin

2. nesta semana irei serrar o shari na marca da caneta, logo abaixo de onde o tronco morto se separa do tronco vivo, tratar a madeira com calda sulfocálcica e calçá-la manter manter essa posição.

3. Para resolver o problema do vaso fundo, irei fazer, na Primavera, um alporque na mesma linha da caneta, no tronco vivo. Isso vai possibilitar colocar a planta mais em pé e num vaso bem raso..

4. No final do verão irei fazer uma poda radical no ápice com objetivo de criar ramificações mais baixas.

Paulo Roberto Marasca29/04/2008 23:37
Oi Elio...

O trabalho de"shari & jin" ficou excelente a meu ver, caracterizando e respeitando as características de desgaste natural da duranta... Parabéns.

Aguardemos as próximas alterações...

Abraço.
Alexandre S. Coelho01/05/2008 00:28
Amigo Elio

Grande tópico com esta "gostosa" particularidade que o bonsai nos dá: Uma arte-viva que pode sofrer mudanças com o tempo e o gosto do criador ❗

Não esqueça de atualizar com as próximas alterações 😲
Elio13/05/2008 15:52
Olá pessoal, Paulo, Alexandre........

Mais uma modificação planejada. O corte da base da madeira morta e tratada com calda sulfocálcica.
Próximo passo, alporque na Primavera.
Não que a espécie mereça todo esse "tratamento" mas, pra mim, é um aprendizado.

gil_fuka06/10/2012 22:04
Olá Élio!

Muito tempo se passou após sua postagem, como está a sua planta agora?

Ela é extremamente interessante!
Qual que é a espécie da mesma??
Até mais!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
rescarolli6007/10/2012 11:18
gil-fuka, esta é uma "duranta" "pingo -de ouro" muito boa espécie pra iniciantes como eu,,,kkkkkk
élio perdoa por eu responder teu tópico ta?
Elio07/10/2012 12:27
Gil, há tempos um amigo se interessou por ela e acabei vendendo.

Rescarolli, me poupou o trabalho...rsrsrsrsrsrs! Sem problemas, amigo!

abraço
gil_fuka07/10/2012 18:41
Ok Élio!

Valeu pela explicação da espécie!
Até mais!