Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Calliandra branca - Matriz!

Elio31/03/2008 19:51
Calliandra branca - Matriz!
Olá pessoal!

Quando adquiri essa Calliandra, não tinha mais do que 15 cm., pensei em fazer dela um bonsai.
Mais tarde resolvi plantá-la no chão para usá-la como matriz. Já tirei um bom alporque.
Que tal a floração?!!

fabianoscosta31/03/2008 20:42
Coisa linda Elio, essa é daquela no qual as folhas n são compostas, certo?

Se possível, faça uma foto das folhas em destaque amigo.

Grande floração,
Grande abraço,

Fabiano
Charles01/04/2008 13:48
Oi Elio, tudo bem?

Foi ótimo voce plantar essa caliandra no chão!
É incrível a dificuldade em encontrar caliandras brancas de porte adequado prá fazer bonsai!...
A sua vai garantir seus estoques "for ever"!!!... 🙄

A floração está linda.. aliás... as flores das caliandras brancas são belíssimas!... Ao contrário das flores rosa, as brancas ainda têm um aroma muito agradável e suave... 😉

Vou procurar a fote um bonsai de caliandra branca do meu amigo Sergio Siqueira... algo de babar!.... 😲

Abraço,
Charles
Charles01/04/2008 14:12
Oi Elio...

Olha que coisa.... 😲
Essa caliandra é do Sergio Siqueira, qua a cultiva há muitos anos... penso que mais de 15 anos de trabalho.... 🙄
Quando ela fica num ambiente interno, o perfume das flores é muito bom!...

Abraço,
Charles
Elio01/04/2008 14:22
Olá Charles, Fabiano!

Fabiano, essa é a brevipes (ou Selloi) alba. As folhas são iguais as da rosa -bipinadas-(Brevipes)Tenho também a Haematocephala alba, essa sim tem as folhas pinadas, só que ainda não deram flores.
Tenho a felicidade de, hoje, possuir 8 tipos de Calliandra, diferentes.

Charles, magnífica a Calliandra do Sérgio. mesmo no vaso ela mantém a floração abundante. Valeu!!!

Abração
Alcides Junior01/04/2008 17:03
Linda Matriz, só pode sair coisa boa daí. A do Sergio é um atentado ao pudor...hehehe linda mesmo.
Nunca vi na minha região a branca 😢 mas estou a procura.
Alberto Alves01/04/2008 21:03
Show de bola sua Caliandra Elio,como o Charles falou voçe vai ter mudas por um bom tempo... 😄

Adquiri uma matriz da que tem a cor rosa com branco,Selloinormal né?
Tó aguardando a primavera pra fazer uns alporques...

Junior aqui também ainda não vi,esse variedade é muito bonita mesmo.

Essa do Sergio é...nem sei o que falar 🙄

abração a todos!
Ivanil Pimentel Vieira01/04/2008 21:23
Caro Amigo Elio,

tua matriz de caliandra branca não é a mesma da rua do meu hotel, então vc possui duas variedades de caliandra branca?
Fiz duas estacas da caliandra branca conseguidas com ajuda do porteiro do hotel mas não enraizaram.Bom, ao menos tentei!

Um abraço - Ivanil
Elio03/04/2008 15:56
Ivanil!
A que tem em frente do rodoferroviária é Haematocephala alba. Dessa espécie tenho a branca e a vermelha.
Essa que mostrei é a brevipes alba.

Ivanil, Alberto e Junior, quando der semente posso mandar algumas para vocês!

Abraço
Alcides Junior03/04/2008 16:41
Caro amigo Elio, com certeza vou querer sementes...vou ficar no aguardo.
Mandarei uma MP com meu endereço.
Ivanil Pimentel Vieira03/04/2008 20:47
Caro Elio,

aceito as sementes oferecidas pelo amigo.Vamos aguardar a nova florada!
Se precisar algo daqui é só falar...

Abraços - Ivanil
Alberto Alves04/04/2008 10:05
Elio já estão aceitas as sementes 😉

Obrigado e um abraço!
nickyfury04/04/2008 13:49
bonsai
A vantagem da caliandra, qualquer que seja a variedade, é que pega tão bem de estaca, alporque quanto de semente. 😄

Ivanil, eu retornaria até o local onde vc conseguiu as estacas e escolheria um galho de boa dimensão (algo como o diametro do seu pulso, se a planta for de grande calibre) e aplicava um alporque. A alporquia em caliandra é 100% garantida, principalmente se for colocada na primavera. Use plastico preto, que, apesar de ocultar as raízes, permite um resultado mais rápido. Compareça ao local uma vez por semana, e com uma seringa descartável, injete agua, para manter o esfagno úmido, porém não encharcado. Evite fazer furos no plastico. O alporque estimula o desenvolvimento de raízes no local em menos de dois meses. 😄
Ivanil Pimentel Vieira06/04/2008 19:57
Caro nickyfury,

agradeço por ter postado detalhadamente de como proceder em alporquia.Mas para meia infelicidade minha ,as matrizes se encontram na Capital Curitiba, distante 420 km de Vivida. Quando as descobri retirei algumas estacas que ficaram no hotel alguns dias sem receber umidade, o que deve ter provocado o não enraizamento.Mandei MP ao amigo Élio que esteve no local e me comunicou tratar-se de uma variedade de caliandra branca.Mas quem duvida que quando o Élio me enviar as semente por um descuido embala uma muda também!

Um abraço - Ivanil
Edmilson06/04/2008 21:28
Lindo exemplar
Amigo Elio, parabens pela matriz. Quais são as variedades de caliandra que possui?? Estou começando na arte tenho 3 variedades a vermelha, a rosa e a spinosa.

Charles, esta caliandra é inspiradora, estaremos juntos no bonsai 2008.

Abraço fraterno
Elio07/04/2008 13:54
Re: Lindo exemplar
Edmilson escreveu:
Amigo Elio, parabens pela matriz. Quais são as variedades de caliandra que possui?? Estou começando na arte tenho 3 variedades a vermelha, a rosa e a spinosa.

Charles, esta caliandra é inspiradora, estaremos juntos no bonsai 2008.

Abraço fraterno

Olá Edmilson!

Minha intenção é me especializar em Calliandras. Só que estou apenas começando.
Hoje, entre mudas, pré e bonsai, tenho:
1) Brevipes (Rosa, Branca e Amarela)
2) Tweeddi (vermelha)
3) Spinosa
4) Depauperata
5)Haematocephala (Branca e Vermelha)

Abraço
Sergivaldo07/04/2008 14:09
Grande Elio!!!

Legal vê-lo aumentando sua coleção de Calliandras...

Como se faz para conseguir sementes ou mudas das C. aematocephala?

Percebi que você não tem a Calliandra surinamensis, pura falta de interesse ou é porque aí na sua região não é fácil de encontrar??

Grande abraço,

Sergivaldo
Elio08/04/2008 12:29
Grande Sergivaldo!

Na época das sementes posso conseguir para vc semente da Haematocephala. Ou, ainda, posso fazer umas estacas e quando estiverem com raiz, mando para vc.
Quanto à Surinamensis na nossa região não existe. Caso vc tenha condições de conseguir, claro que me interessa.

Abração
Alberto Alves08/04/2008 20:21
Já que falam em caliandras e matrizes olha aí a minha matriz de Caliandra Surinamensis(até semana passada achava que era Selloi:

Quando chegar a primavera ela que me aguarde 😈
Comprei por uma pechincha!
Essa da flor rosa com branco,aqui tem muita,Elio se voçe quiser posso te mandar sementes 😉

abração
nabase09/04/2008 09:42
Alberto Alves, você poderia me enviar algumas sementes desta caliandra rosa com branco?

Natalino Sampaio
Ivanil Pimentel Vieira09/04/2008 10:05
Alberto

também tenho interesse em sementes de Caliandra Surinamensis e de outras variedades se sobrarem algumas sou condidato , restituindo ao menos tuas despezas de envio ou valor que vc cotar via MP.

Abraço - Ivanil
Alberto Alves09/04/2008 11:44
Olá pessoal na verdade quando disse que aqui tinha muita,me referi ás árvores nos ruas...etc,não em sementes,mas como ela dá flor o ano inteiro acho que posso conseguir.

Aguardem... 😉
Elio09/04/2008 12:08
Valeu Alberto!
Na época oportuna aceitarei as sementes, com certeza!

Abraço