fabiano07/06/2005 13:41
Tuia
Pessoal,
Adquiri recentemente uma muda de tuia azul.
Andei pesquisando na internet mas não achei muita coisa especifica sobre essa espécie. Queria saber, dada a época do ano (final do outono), o que eu teria que fazer com ela. Ela esta num vaso, no peitoril de uma janela, já que moro em apto e não tenho espaço.
Acho que o substrato está meio impermeável, posso replanta-la agora? E quanto a poda, aramação, etc.
Obrigado
jackson07/06/2005 20:11
Fabiano,,
já tive uma tuia azul como bonsai, mas infelizmente morreu por falta d'água, motivo: viagem;
por enquanto não faça nada, espere fim de agosto par mexer com ela, aí sim vc troca o substrato, lavando as raízes e passando para o vaso novo com pedrisco, telha/tijolo moído e carvão triturado, mas não deixe as raízes secarem durante a troca.
[]s
fabiano08/06/2005 16:22
obrigado
Valeu Jackson,
Vou esperar agosto então. Andei pesquisando na NET mais um pouco e parece que quanto mais a gente le mais confuso a gente fica. Haja vista a quantidades de informacões contraditórias que achei sobre juníperos por exemplo. Provavelmente em função das várias espécies né?
Bom, isso não importa. Obrigado mais uma vez e boa sorte com sua próxima tuia.
Fabiano
daelin08/06/2005 16:47
Oi Fabiano, eu descobri tb que a internet acaba sendo uma fonte de desinformacao.
No começo eu colocava água a cada dois dias no bonsai, dai descobri que tinha que ser todo dia, depois li que devia ser dia sim, dia nao.
Moral, agora eu olho a planta e decido se ela ta com bastante umidade. Ate agora esse metodo ta dando certo 🙂
Ou entao fico por aqui no forum e pergunto pro pessoal o que fazer. Ate agora nao vi informacoes contraditorias. Muitas vezes tem metodos diferentes de fazer a mesma coisa, como engrossar o tronco.
Eu tenho uma tuia tb. É uma tuia nana e esta no mesmo vazinho desde o dia que comprei. Mas logo na primeira semana eu tirei a bichinha da terra, pra ver se ela tinha raizes.
Ela sobreviveu a essa violencia. Depois dei umas aparadas na copa e ela tb aguentou isso.
Acho que ela é uma especie bem resistente.
Angela Fernandes08/06/2005 20:42
Oi Daelin !!!!!!!!!!! 😂 😂
O que pode parecer confuso, ....... É MESMO !!! (hihihi). Deixando a brincadeirinha de fora.
Há plantas que devem ser molhadas diariamente, outras dia sim e dia não... outras quando estiverem "pedindo" água. O ideal é troca de informações.
Vamos ver algumas experiências que tive:
-Calliandra - molho diariamente - é beberrona;
- Ficus - molho dia sim e dia não - não gosta muito de banho;
- Serissa - só molho quando as folhinhas começam a pedir água - não gosta de desperdício;
- Bugainvillea - molho quando pede água - bebe pouco;
-Ipê - moçho diariamente;
- Azaléa - gosta de beber todo dia - é bebum
Isto foi descoberto através de experiências. Mas muita gente vai discordar de mim.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
daelin09/06/2005 08:34
Oi Angela!
Pois e, e eu resolvi ter tres especies diferentes. So pra confundir mais.
Estou com uma tuia, uma cerejeira e um ficus. Ate agora, tudo bem 🙂
Felipe Frango Zappala14/06/2005 00:33
Oi para as duas.
Daelin, como a Angela tocou no assunto, isso é o que se sabe sobre essas espécies, mas é certo de que a quantidade e frequência da rega vai depender primeiro do substrato usado, não é mesmo? Quem usa telha triturada e carvão na composição do substrato, em pelo menos 40%, sabe que vai ter que regar com bem mais frequência do que quem não usa esses componentes, etc.
Abraços.