Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvidas com Mini Romã

Junior de lima03/04/2008 19:11
Dúvidas com Mini Romã
Boa noite Pessoal.

Sou iniciante na Arte de Cultivar Bonsai e gostaria de informações sobre esse novo membro da minha familia. Trata-se de uma Mini romã que adquiri em um viveiro no dia 31/03/2007. Bom tenho apenas as medidas da mascote que são 34 cm x 3cm. Está plantada em escorredor, porém não sei se corretamente, pois utilizei essa técnica através de pesquisas em sites e aqui no forum. Coloquei no fundo do escorredor telha quebrada com cerca de 3 cm cada pedaço e mais a mistura da terra em que veio a planta com cerca de 30% de substrato 100% orgânico. A planta fica no sol cerca de 4 horas por dia. Na verdade não consegui compreender bem essa técnica. Bom tem a foto dela aqui. Poderiam me ajudar com dicas de poda, engrossamento do tronco e galhos, enfim não sei nada. Agradeço desde já a atenção.
Alcides Junior04/04/2008 09:56
Alex, seja bem vindo ao Fórum.

Pelo que dá de perceber você não usou a capacidade total do escorredor, deveria ter colocado bem mais substrato, ainda pode faze-lo. Retire a romã e preencha mais com substrato e acomode ela novamente.
Deixa ela crescer livremente por uns 2 anos, haja visto que é uma mudinha bem nova, quando você notar que estão saindo raízes pelo fundo do escorredor pode recorrer a técnica da mamadeira, colocando este escorredor em cima de uma bacia cheia com um substrato rico em matéria orgânica.
Você já começou um bom movimento no tronco dela e neste tempo de engorda você pode ir fazendo pequenas podas para ir definindo o estilo.
Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida estamos ai.
Junior de lima04/04/2008 10:39
Obrigado
Entao devo colocar mais terra no escorredor e, durante esse período vou fazendo as podas para dar forma certo? E quanto a epoca correta para podar? e, também, quando devo tirar as amarras que estão dando forma a planta? Posso, durante esse periodo, determinar a forma definitiva da planta?

Amigão desculpe pela avalanche de perguntas é que nao sei nada e sou fascinado por bonsai, mas estou estudando muito e adquirindo diversos materiais para consulta. Já assassinei algumas mudas e nao quero mais perde-las.

Muito obrigado pela dica.

Abraços Alex
Alcides Junior04/04/2008 11:19
Alex, deve sim colocar mais terra no escorredor. Outra coisa interessante seria você preencher corretamente seu perfil, com a localidade e estado que mora, pois em um país com a dimensão do Brasil existem muitas diferenças climáticas e conseqüentemente diferentes medidas a serem adotadas nas plantas. As podas para correção da estrutura não tem uma época definitiva, mas as podas maiores devem ser feitas na primavera.
Junior de lima04/04/2008 13:52
Junior, fiz as modificações que você recomendou e agora é só esperar. Estou indo a Atibaia no sábado adquirir mais algumas mudas, em breve, publicarei as fotos.

Agradeço a atenção e as dúvidas surgirão com o tempo.

Abraços

Alex - São Paulo - SP