Evaldo Salustiano03/04/2008 19:12
Como plantar com Sementes
Duvida boba, mas preciso de uma ajuda de voces.
Consegui umas sementes de arvore outro dia e quero planta-las.
Alguem sabe qual o procedimento correto para que eu obtenha sucesso na germinação?
Ou seja, melhor substrato, local, regas etc.
Desde já agradeço.
newgalileu03/04/2008 21:57
OI Evaldo. Olha só, você sabe que especie de árvora é? Pois dependendo da espécie o processo é diferente. Algumas sementes tem dormência que precisa ser quebrada outras não por exemplo. Se você souber a espécie fica mais fácil te ajudar.
Evaldo Salustiano04/04/2008 18:30
Olha, sao algumas sementes de algumas arvores que fui encontrando pelo caminho...
Uma delas eu tenho certeza que FLABOYANT
Mas me explica melhor o que seria essa dormencia.
E como devo preparar a terra, o local, rega etc ?
Obrigado
Franz Lopes06/04/2008 18:42
Como vai Evaldo,
Quanto às sementes de flamboyant, estas têm tegumento duro, deve ser quebrada a dormência. A técnica varia um pouco.
Eu procedo da seguinte forma:
Do uma escariada (raspo com lima) na borda lateral da semente até aparecer a parte interior mais clara (cuidado para não expor demais o tegumento interior), para que a umidade penetre mais facilmente, em seguida deixo mergulhadas em água a temperatura ambiente por cerca de 10 a 12 horas (se alguma flutuar descarte, é um sinal de que não está fertilizada).
Plante em pequenos vasos ou sacos para sementes comprados em casas especializadas, fazendo orifícios de aproximadamente 3 a 4 cm de profundidade (pode fazer com o dedo mesmo) e cubra-as. Após isso, regue (sem encharcar o substrato).
O melhor substrato é o Plantmax, mas já tive sucesso com terra vegetal de boa procedência.
As regas devem ser diárias para manter a umidade constante do substrato. Na minha experiência as germinações ocorriam com cerca de 5 a 6 dias.
Usando essa técnica, tive germinação em quase todas as sementes que plantei de flamboyant.
Abraços e boa sorte. 😉
Franz
Evaldo Salustiano07/04/2008 19:09
Caro Franz
Muito obrigado pelas dicas.
Mas somente mais uma coisa, se eu entendi direito a dormencia seria um processo para "abrir" certas sementes , de forma a acelarar a germinação. Se falei besteira me corrige.
E como saber se devo fazer isso com uma semente ou simplesmente plantar?
Desde ja agradeço
Franz Lopes07/04/2008 21:55
Como vai Evaldo,
Não sou técnico da área, mas vou tentar te explicar numa linguagem não técnica.
A dormência é um estado de latência em que certas sementes de muitas espécies permanecem na espera de um momento propício para germinarem.
Em geral este momento está diretamente ligado a questões como temperatura e umidade ideais, especialmente.
Essas sementes após serem expostas a umidade iniciam o processo de germinação. Se esta situação ideal não ocorrer algumas podem permanecer em dormência até por anos.
A quebra da dormência feita de maneira artificial por cultivadores, corresponde à técnicas que aceleram o processo que ocorre em meio natural.
O que basicamente fazemos é fornecer umidade à semente. A escarificação (pode ser feito por pinçamento, corte, etc.) ajuda na medida em que permite que umidade entre no interior da semente mais facilmente, quebrando a dormência, por fornecimento de umidade na divisão celular (embrião).
Nem todas as sementes precisam deste processo artificial. Elas germinam mais facilmente, bastando coloca-las no substrato.
No geral as sementes que possuem tegumento duro são as mais indicadas (Ex.: Flamboyant, acácia, calliandra, etc.).
Espero que tenha ajudado. 😉
Vamos ver se algum colega com conhecimento técnico nos esclareça mais profundamente.
Abraços e boa sorte.
Franz
Evaldo Salustiano08/04/2008 08:17
Grande Franz
Mais claro que isso impossivel.
Aprendi mais uma....rs
Muito obrigado pelas explicações
Luca26/04/2008 17:06
Como romper a dormência das sementes de pêssego?