Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Desfolha e Aramação de Maricá

12
Diego Santana19/05/2008 10:56
Joel

Quando fazer o refinamento vai ficar otimo hem, ja esta com uma copa bem compacta, nao demora muito para ter mais um belo exemplar......................
Charles19/05/2008 11:53
Oi Joel...

Tá indo bem demais sua maricá!... 😉
Acho que no final do inverno voce poderia podar aquele galhinho no topo da árvore, assim como aquele pedacinho mais alto do tronco, prá estimular o desenvolvimento do galhinho a esquerda, que voce aramou, visando formar a ultima curva do moyogi... 🙄

Acho que até o final do ano a massa verde estará totalmente compacta, não acha?... 🙄 ... Quando isso acontecer, seria legal analisar se o bonsai ficaria mais bonito com a copa toda compacta numa unica massa verde, ou se seria mais legal fazer uma poda bem leve, só prá definir alguns patamares, sem perder a compactação, mas permitindo visualizar partes do tronco ao londo da altura.... Acho que ficaria muito bonito assim... 🙄 😉

Parabéns e um abraço,
Charles
pauloventura21/05/2008 19:27
Caro amigo Joel!
Este teu marica é uma(over dose )de incentivo para todos nos que estamos acompanhando a sua extruturação e desenvolvimemto,com serteza resultara em um belo bonsai ta de parabéns.
G.abraço.
Pv
EZEQUIEL JUNIOR23/05/2008 10:52
Olá Joel,

Gostaria de parabenizar o amigo pelos belos trabalhos que vêm mostrando aqui no fórum...

Só uma perguntinha, qual pasta selante o amigo utiliza?
Abraço
12