Ligustrum sinense - Sergivaldo
Sergivaldo06/04/2008 11:29
Ligustrum sinense - Sergivaldo
Olá Pessoal,
Vou recomeçar os trabalhos com um
Ligustro sinensis, uma espécie que, até então, eu nunca havia trabalhado. Foi adquirido em maio/2007, na Chácara kadan, durante a viagem que fiz para participar do Bonsai 2007, em Ribeirão Preto, na agradável companhia dos amigos Luiz Galvão e Charles White:
Abaixo, foto da planta quando chegou em minhas mãos:
Aqui, contando com a preciosa ajuda do Luiz Galvão, eliminando galhos e reduzindo a altura do tronco:
O que restou da coitada:
Hoje, quase um ano se passou e a planta ainda continua na mesma bacia de plástico (puro relaxamento mesmo...).
Ainda assim, muitos novos galhos já surgiram:
A partir desta semana iniciarei o trabalho de estilização propriamente dita,. Vou analisar, com bastante tranqüilidade e buscar o melhor caminho para conduzi-lo.
Abraços,
Sergivaldo
joellagunasc08/04/2008 20:44
Sergivaldo , que coisa linnnnndaaaaa!!!!!
Esse tronco , esse nebari e a tua experiencia , meu amigo!!!!
Quando começar a estilizar , mostra pra "nois"
Show
Joel
anaestela12/04/2008 17:26
Muito legal acompanhar seu trabalho passo a passo. Estou muito longe de uma intervenção como essa, só tenho mudinhas, mas é muito bacana mesmo assim.
Uma dúvida: você faz desenhos, croquis, antes de cortar a planta, ou já tem tanta experiência que, só de olhar para ela, já sabe onde cortar?
Ana
joellagunasc12/04/2008 18:39
Anaestela , este é o grande objetivo do bonsaista , enxergar o bonsai no meio dos galhos.
Eu ainda estou na fase da tentativa e erro (algumas vezes acerto).
Abraços
Sergivaldo12/04/2008 19:35
Joel,
Você, como é de costume, sempre dando a maior força 😂 😂 😂 Valeu!!!
Ana,
Embora saiba que o desenho ajuda bastante, eu não costumo esboçar meus trabalhos, a não ser que seja para alguma demonstração. Antes de cortá-las eu estudo bastante as opções que a planta me oferece.
No caso desta planta, o que me chamou a atenção foram a base e o tronco bastante volumosos, o que me permitiu sonhar em fazer um bonsai dessa espécie.
Existem vantagens e desvantagens em escolher um material mais robusto. Embora seja um processo mais lento, as mudas finas nos possibilitam modelar o tronco da forma que imaginarmos.
Abraços,
Sergivaldo
joellagunasc12/04/2008 20:44
Sergivaldo , posso estar errado mas acredito que 90% da beleza e da importancia de um bonsai esta no 1o. terço da planta(takiagari) , e este teu ligustro possui um takiagari pronto o que ja é meio caminho andado , tenno certeza que com a tua "mão" este bonsai vai ficar de revista.
Abraços
Charles20/04/2008 23:20
Grande Sergivaldo, tudo bem?
Amigo, aquele passeio por Atibaia foi muito agradável.... e de quebra voce conseguiu um ligustro de muito respeito!... 😉
Achei muito legal a redução drástica que voce fez nele, ao mesmo tempo em que deixou muitos lugares para que as novas brotações ocorram!
Por acaso voce já trocou o substrato? Acho que quando esse ligustro estiver num substrato novo e mais arejado e com adubação reforçada, ele vai produzir uma infinidade de galhos novos!... 🙄
To curioso prá ver essa planta "cabeluda" de novo e voce nos mostrar o novo caminho que tá dando prá ele!...
Parabéns pela aquisição e pelo primeito trabalho!...
Abraço,
Charles
tuchë gama21/04/2008 10:47
SERGIVALDO.
realmente eh uma planta com muitas possibilidades 😉
voce ja sabe que estilo vai seguir nela ❓ ❓ ❓
Sergivaldo23/04/2008 13:48
Olá pessoal,
Hoje, finalmente, criei coragem e resolvi mexer nesse ligustrinho. O dia estava excelente para esse tipo de trabalho: chuva fina e um clima bastante agradável (26º C e umidade relativa do ar em 89%).
Joel, é verdade, fica difícil errar com uma base dessa qualidade, o que aumenta ainda mais minha responsabilidade.
Charles, até hoje o torrão estava intacto. Acredito que a partir de agora novos galhos irão brotar e me possibilitar definir melhor a estrutura dessa planta. No meu caso, estou ansioso para vê-la "cabeluda" novamente...
Tuchë, só hoje decedi o que fazer com ela. Até então, só havia traçado os primeiros passos, conforme fotos mostradas inicialmente.
Segue o trabalho do dia:
1) O torrão, após retirada da bacia:
2) Com a ajuda de um hashi, desenrolando as raízes e retirando o substrato original, bastante compactado:
3) Lavagem das raízes para retirada total do substrato antigo e melhor visualização das raízes:
4) Muitas raízes sadias....
5) Serrando alguns tocos enormes que estavam na base:
6) Uma nova bacia foi providenciada, com substrato mais drenante, onde a planta foi colocada e teve alguns galhos primários aramados.
Após sua recuperação, irei iniciar os trabalhos com a madeira morta, eliminando aqueles todos que ficaram na parte frontal e traseira da planta. Com certeza estarei postando novas fotos.
Um grande abraço e obrigado a todos pela força!!
Sergivaldo
sandroguchilo23/04/2008 14:15
só gostaria de postar minh admiração por este trabalho, visualizando-o no futuro ficara um maravilhoso exemplar!!!
sucesso!!!
Alcides Junior24/04/2008 07:32
Sergivaldo, a evolução esta indo de vento-em-popa heim!!!
Quando se olha a primeira foto e a atual, nota-se um ótimo caminho seguido pelas mãos do mestre...
Parabéns pelo lingustrinho....vai ficar lindo em pouco tempo.... 😉
Sergivaldo24/04/2008 09:57
Muito obrigado Sandro, muito obrigado Júnior...
Também espero que esse ligustrinho fique bem legal. Vamos torcer para que isso aconteça.
Um grande abraço,
Sergivaldo
Marcos Castilho24/04/2008 12:54
Grande Sergivaldo belo trabalho. Parabéns até a próxima foto.
pauloventura25/04/2008 21:27
Olá Sergivaldo tudo bem né!!
O pessoal ja disse tudo,belo trabalho inicial que com serteza
refletirá no futuro garantindo o sucesso da empreitada.Parabéns.
G abraço.
Pv
Jefferson Paulo25/04/2008 21:33
Belo trabalho Sergivaldo, terá um grande futuro sua planta...tenho um ligustro parecido com esse, vo começar a trabalhar ele esse fim de semana...abraços...
Luís Alberto25/04/2008 23:26
Sergivaldo, mais uma vez obrigado pele dica da Jurema Branca e quanto ao Ligustro você está de parabéns nota mil, fico só imaginando o como ficará o resultado quando terminar o trabalho de madeira morta, vai ficar dez mil. É vendo esse tipo de trabalho, que aumenta cada vez mais a sede de conhecimento. GRANDE TRABALHO!!!
Abração
Ivanil Pimentel Vieira29/04/2008 20:46
Caro Sergivaldo,
é uma satisfação poder acompanhar belos trabalhos por vc apresentados, principalmente os que requerem muita atenção, vasta experiência e capacidade.Para executar tais trabalhos não é preciso só experiência, mas muita coragem também.Vamos aguardar novas fotos...
Parabéns!
Abraços - Ivanil
------------------
- Cada um segundo sua capacidade,
Cada capacidade de acôrdo com as suas obras.(Henri de Saint Simon).
Sergivaldo01/05/2008 22:32
Marcos, Paulo, Jefferson e Ivanil,
Muito obrigado pelos elogios e confiança depositadas. Se depender de coragem, como salientou o Ivanil, podem ficar tranqüilos que a planta receberá fortes intervenções. Só espero que os resultados sejam dignos dessa bela planta.
Ainda esta semana estarei iniciando os trabalhos com a Makita.
Grande abraço,
Sergivaldo
joellagunasc07/05/2008 21:42
Quando a makita entrar em ação mostra pra gente , pois acredito que voce vai conseguir melhorar o que ja esta otimo
Abraços
Paulo César Morais08/06/2008 19:24
Parabéns, Sergivaldo pelo trabalho. com certeza o ligustro vai se tornar um grande Bonsai. foi muito bom conhece-lo pessoalmente no Bonsai 2008 e conhecer também o pessoal do nordeste, abraço a todos.
p.s. as sementes de caliandra espinosa estão nascendo já, já brotaram umas cinco.
Tanovi24/09/2008 17:14
NÃO ESTOU CONSEGUINDO VER SUAS FOTOS
Alcides Junior25/09/2008 07:25
Grande Sergivaldo, como esta hoje este bonsai?