lbarboza06/04/2008 18:44
Opinião - Ficus Variegata
Prezados Amigos, boa noite !
Sou novo aqui no fórum e ganhei este exemplar recentemente, por isso gostaria da opinião de vocês sobre ele. Inclusive, gostaria também de confirmar a espécie que me informaram (Ficus Variegata)
Abraços !!

Vista Frontal

Caule/Substrato

Vista Superior

Vista Esquerda

Vista Posterior

Vista Direita
Rafael Gomes06/04/2008 19:11
Olá, Ibarboza!
Sou iniciante nesta arte e o pouco que sei, aprendi lendo algumas matérias e respostas postadas aqui no fórum.
Bom, se não me engano, seu exemplar é realmente um Fícus variegata e aparenta estar com uma boa saúde.
Pelo o que já andei lendo, parece que não é comum cultivar Bonsai com troncos cruzados. Se você tiver interesse em "eliminá-los", tenho certeza que o foristas experientes irão te ajudar.
Acho que se você reduzisse um pouco a massa foliar, teria uma vista mais "limpa" da estrutura dos galhos e te ajudaria a pensar no estilo a adotar.
Como disse, sou iniciante e todas essas minhas opiniões são "achismos" ... Vamos esperar as opiniões e dicas dos nossos colegas mais experientes.
Parabéns pelo exemplar e boa sorte!
Forte Abraço!
joellagunasc06/04/2008 20:15
lbarboza
É um F. Variegata sim, na verdade são 3 ficus trançados , muito comum em floriculturas , separa-los é quase impossivel , eu te aconselho a colocar em um vaso maior e esperar que esses troncos se fundam , para simular um tronco só. Não poda ele , deixa ele crescer livremente para acelerar este processo.
Abraços
PS: Agora as fotos ficaram show
Rapha06/04/2008 23:37
edson060506/04/2008 23:43
lbarboza,
acho que as folhas dessa variedade tem uma coloração bonita mas realmente esse trançado no tronco não fica legal num bonsai e não se vê exemplares assim, mas é uma questão de gosto...
Se tiver espaço acho que você até poderia plantá-lo no chão para acelerar o crescimento e a fusão dos trançados...
Abraço.
Edson.
marco_avelar07/04/2008 00:09