lbarboza06/04/2008 18:44
Opinião - Ficus Variegata
Prezados Amigos, boa noite !
Sou novo aqui no fórum e ganhei este exemplar recentemente, por isso gostaria da opinião de vocês sobre ele. Inclusive, gostaria também de confirmar a espécie que me informaram (Ficus Variegata)
Abraços !!

Vista Frontal

Caule/Substrato

Vista Superior

Vista Esquerda

Vista Posterior

Vista Direita
Rafael Gomes06/04/2008 19:11
Olá, Ibarboza!
Sou iniciante nesta arte e o pouco que sei, aprendi lendo algumas matérias e respostas postadas aqui no fórum.
Bom, se não me engano, seu exemplar é realmente um Fícus variegata e aparenta estar com uma boa saúde.
Pelo o que já andei lendo, parece que não é comum cultivar Bonsai com troncos cruzados. Se você tiver interesse em "eliminá-los", tenho certeza que o foristas experientes irão te ajudar.
Acho que se você reduzisse um pouco a massa foliar, teria uma vista mais "limpa" da estrutura dos galhos e te ajudaria a pensar no estilo a adotar.
Como disse, sou iniciante e todas essas minhas opiniões são "achismos" ... Vamos esperar as opiniões e dicas dos nossos colegas mais experientes.
Parabéns pelo exemplar e boa sorte!
Forte Abraço!
joellagunasc06/04/2008 20:15
lbarboza
É um F. Variegata sim, na verdade são 3 ficus trançados , muito comum em floriculturas , separa-los é quase impossivel , eu te aconselho a colocar em um vaso maior e esperar que esses troncos se fundam , para simular um tronco só. Não poda ele , deixa ele crescer livremente para acelerar este processo.
Abraços
PS: Agora as fotos ficaram show
Rapha06/04/2008 23:37
edson060506/04/2008 23:43
lbarboza,
acho que as folhas dessa variedade tem uma coloração bonita mas realmente esse trançado no tronco não fica legal num bonsai e não se vê exemplares assim, mas é uma questão de gosto...
Se tiver espaço acho que você até poderia plantá-lo no chão para acelerar o crescimento e a fusão dos trançados...
Abraço.
Edson.
marco_avelar07/04/2008 00:09
lbarboza, realmente não é comum bonsai com o tronco trançado. Eu tambem tenho um e fiz o que o Rapha lhe recomendou, ainda estou esperando o resultado mas certamente as raizes que crescerão o deixaram com uma aparencia mais natural e será mais rapida a correção do tronco.
Marcos Castilho09/04/2008 13:13
A técnica que o Carlos disse funciona mesmo. Em pouco tempo dá para ver o resultado.
flavio bonsai09/04/2008 13:18
coloque em uma bacia maior e deixa ela crescer livremente e chega bastante adubo nela e logo tera uma boa resposta e esses troncos ja fechados .
Franz Lopes09/04/2008 13:48
Para facilitar o crescimento de raízes dentro do vaso em torno do tronco:
Pode também, fornecer adubação neste vaso ao invés do vaso maior. Com o tempo a planta fará crescer raízes neste setor, devido a busca natural por nutrientes.
Tenho procedido desta forma e estou tendo bom resultado até agora, apesar de não serem conclusivos. 🙄
Apenas tome cuidado com a rega neste pequeno vaso para não criar excesso de umidade e apodrecer o tronco.
Abraços e boa sorte.
Franz
Paulo Gilberto11/04/2008 22:51
Eu já separei um ficus desse. Eram três também, e o resultado foi muito bom, muito bom mesmo. Ficou interessante porque, como cada tronco fica meio torto, eles individualmente ficaram com um movimento bem interessante.
Franz Lopes11/04/2008 22:59
Paulo.
Quando eles ainda não se fundiram, dá para separar...
Mas quando já estão um tanto desenvolvidos, fica difícil. 🙁
O melhor é tentar eliminar as cicatrizes da fusão o máximo possível. 😉
Abraços.
Franz