Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Opinião - Jabuticaba

lbarboza06/04/2008 18:56
Opinião - Jabuticaba
Prezados Amigos, boa noite !

Sou novo aqui no fórum e ganhei este exemplar recentemente, por isso gostaria da opinião de vocês sobre ele. Inclusive, gostaria também de confirmar a espécie que me informaram (Jabuticaba).

Abraços !!

Vista Frontal

Caule/Substrato

Vista Superior

Vista Esquerda

Vista Posterior

Vista Direita
joellagunasc06/04/2008 20:33
Tenta separar e fazer 2 arvores

Abraços

Joel
neyleite27/08/2008 21:55
Eu tenho uma com a mesma característica, troncos duplos. Deixa-la assim irá dificultar o trabalho depois?
edson060529/08/2008 10:16
Caros amigos,
um bonsai de tronco duplo (em que uma mesma árvore bifurca o tronco principal no primeiro terço) tem como característica o movimento dos dois troncos como se pode ver neste desenho do Marcelo Duprat na página do Atelier,

e neste outro exemplar:

Mesmo para um bosque de duas árvores, a menor teria que ter alguma sinuosidade no tronco, visto que ela teria que "escapar" da sombra da árvore maior para receber os raios solares. Não é o que acontece neste exemplar apresentado... os dois troncos retos e juntos deixam o conjunto muito monótono... A decisão do amigo Joel é a mais acertada, desse modo você ainda consegue duas mudas pelo preço de uma
😄 😂 😂
Espero ter ajudado...
Abraços.
Edson.
Astolpho Coelho Bicalho29/08/2008 13:26
Olá amigo, se a planta fosse minha não eliminaria o segundo tronco, vc pode trabalhar os dois troncos muito bem. sua planta tem mt futuro... baste ter paciencia com ela.... detalhe, sempre um tronco é menor que o outro... desfolhe toda a planta para ver o que ela oferece, depois vc vai eliminar desnecessarios, ai vc faz a aramação, se vc tem duvida poste um foto dela dos quatro lados da planta para o pessoal te ajudar nos palpites , hehehehhe.
veja a minha jaboticaba tronco duplo. pode se inspirar nela se quiser..

Abraços
neyleite31/08/2008 19:57
Não consegui observar muito bem o tronco da sua planta, mas pelo imagino ela tem um tronco que se bifurca em dois. No meu caso são dois troncos distintos, provavelmente vem de duas sementes. Nesse caso a minha duvida é essa, separar ou não.
Abraços