Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Correção nebari - Piteco

FrK_leal07/04/2008 10:44
Correção nebari - Piteco
Bom dia gente.
Andei mexendo numas plantas minhas esse final de semana e fiquei com uma pulga atrás da orelha...
Tenho um exemplar de Pithecolobium tortum, obtido por semeadura há uns dois anos no máximo que é um dos meus preferidos... já tem sua estrutura quase toda formada e tem um porte razoável, mas desejo deixá-lo engrossar um pouco mais...
Ele esta atualmente num escorredor que estava plantado no chão...esse final de semana tirei o do chão mas ainda estou conservando no escorredor (tinha muitas raízes saindo do escorredor por sinal e não as podei ainda)
Na última troca de terra, percebi que o nebari tem lá suas falhas e tenho a intenção de corrigi-las, só não sei qual seria a maneira e a época ideal para tal...
Infelizmente não tenho fotos das raízes como estão, mas vou tentar pelo menos tirar uma foto da planta...

Para corrigir o defeito, pensei nas seguintes opções:
-Alporque via torniquete (como já disse é meu xodó, não quero correr o risco de perder)
-Enxerto de raiz por transfixia (tentei com galho numa carmona e até então parece ter dado certo)

Quem tem mais experiência com a espécie, como o pessoal do Rio, pode me dar uma mãozinha nessa ai? Qual seria a melhor técnica e época p/tal?
Willian07/04/2008 17:48
FKR

Não sou muito bom com dicas, mas a melhor maneira (na minha opinião) é a alporquia, pois as raizes ficam bem distribuidas. Agora, só não sei qual é o melhor tipo para o piteco. Quanto a época, espera chegar a época de calor, pois já entramos no outono e o tempo já começou a ficar um pouco gelado.

Um abraço.
Elio12/04/2008 11:41
Olá FrK!

Estou com um pitheco na mesma situação. Vários foristas opinaram sobre a alporquia. Veja meu tópico do Forum Central (Pithecolobium Tortum).

Abraço
nickyfury18/04/2008 18:01
bonsai
Uma ótima forma de se corrigir um nebari, de qualquer planta, com raras exceções (coníferas, talvez), é fazendo uso de uma tabua, cortada redonda, que prendemos no fundo da base do tronco, apoiando sobre ela as raízes, que distribuimos radialmente, fixando-as com cordão, passado por furos previamente feitos na tabua. 😄

A madeira, costumo usar compensado, sendo a espessura variável: depende do tamanho da planta, da grossura do tronco. 😄 Apos selecionar as melhores raizes é só dispo-las sobre a tabua, prender e enterrar todo o conjunto, mas ao invés de faze-lo em escorredor, é preferivel uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, para auxiliar a aeração das raízes. 😄

Claro que esse trabalho é complementar ao alporque pretendido, vez que apenas via alporquia ou enxertia de raizes, é que as teremos em quantidade suficiente para fazer essa distribuição e corrigir/formar um bom nebari. 😄