dorazio07/04/2008 18:57
Dúvida quanto à espécie
Olá pessoal,
Eu ganhei este bonsai de presente e gostaria de saber que espécie é essa. A pessoa apenas falou que era uma árvore frutífera mas não disse qual. Se alguem souber e puder me dizer eu ficarei grato.
Uma outra coisa. Eu percebi que existe duas mudas plantadas juntas. Gostaria de saber se existe algum problema em deixá-la assim ou se seria aconselhável fazer a separação.
Desde já agradeço!
obs: Para ver as imagens em tamanho real é só clicar nas miniaturas

Eleana07/04/2008 22:13
Oi
Eu tenho a impressão de que é uma pitangueira.
Ganhei uma muda hoje, e as folhas novinhas tem a mesma coloração.
Mas com certeza o pessoal mais experiente te respondera com certeza.
Sua árvore é muito linda!
Marcos Paulo Duarte07/04/2008 23:20
parece uma Jabuticaba
a pitangueira tem folhas mais lustrosas
Alcides Junior08/04/2008 08:03
Eu voto na pitangueira, pela brotação.
Elio08/04/2008 13:01
Olá pessoal! Como disse o Junior.........é uma Pitangueira!
Abraço
Fernando Andrade08/04/2008 15:07
.........
Opa, mais um voto:
Pitangueira -
Minha jabuticabeira esta brotando verde claro e as folhas são mais finas, neste caso ela está brotando vermelha e tem a folha com uma "barriguinha" idêntica as minhas pitangueiras!
dorazio08/04/2008 18:56
Olá amigos,
Muito obrigado pela ajuda de vocês!
A maioria dos colegas acha que é uma pitangueira, mas ainda não estou totalmente certo. Aqui perto de casa tem uma árvore de pitanga e eu comparei um ramo dela com o meu bonsai. O formato da folha é um pouco diferente sendo ligeiramente mais pontudo perto do galho , além de, como o Marcos falou, a folha de pitanga ser um pouco mais lustrosa, coisa que eu também percebi. Porém a brotação é identica com a pitangueira com a mesma coloração.
Gostaria de saber se esse tipo de brotação com a folha avermelhada é exclusividade da pitangueira ou a jabuticabeira também apresenta.
obrigado a todos!
Gabriel
edson060509/04/2008 08:22
Olá amigos,
eu também voto na pitangueira pela cor dos brotinhos. Tenho algumas em casa e a brotação é idêntica. Na jabuticabeira, a coloração é mais clara...
Abraços.
Edson.
Marcos Paulo Duarte09/04/2008 19:50
Agora que ppercebi os brotos na foto, parece pitanga mesmo,
agora, só achei estranho porque as folhas lembram mais às de jabuticaba 😕
Franz Lopes09/04/2008 21:45
Para mim é Jabu... 😉
Marcos Castilho10/04/2008 21:27
Pelo tronco é uma pitangueira, pois a jabuticabeira tem o tronco com umas casquinhas soltando quando está em fase de crescimento.
Diego Lima26/04/2008 13:38
eu tb acho que é uma pitangueira......aqui onde eu moro é muito comum ter pitangueiras....