Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Glicose - Onde achar?

estevansilveira09/04/2008 08:41
Glicose - Onde achar?
Olá pessoal.
Recentemente fiz duas "mega-estacas" com resedás.
Cortei um galho de resedá e fiz estacas com cerca de 15cm de altura e 6cm de diâmetro. Fechei os cortes, primeiro com creme dental anti-septico bucal e, depois de algum tempo, coloquei massinha de modelar sobre ele. As plantei na areia e ao final de três meses, regando-as de duas a três vezes por dia, as estacas já estavam enraizadas e prontas para o transplante pra terra.
Ai me veio uma idéia: será que é possível fazer "mega-estacas" com outras plantas?
Conversei com um amigo, o Denis, um execelente bonsaísta, e ele me disse que o problema de estacas tão espessas é o corte, que fica "sangrando" seiva, e a nutrição da planta.
Pela minha experiência com as resedás, acredito que o "sangramento" eu consegui evitar. Ficou "só" o problema com a nutrição....
Li em algum lugar que algumas pessoas borrifam glicose nos pinheiros negros quando eles fazem uma determinada "operação". Assim que a sementes germinam e o pinheiro alcança determinado tamanho, que é bem pequeno, eles cortam toda a raiz da planta e ficam borrifando glicose nela o dia inteiro. Assim a planta desenvolve uma brotação mais baixa.

Agora quero fazer essa experiência de borrifar glicose nas "mega-estacas". Mas estou com dificuldade em achar glicose. Alguém sabe onde eu posso comprar glicose? Tem como fazer em casa? Alguém já tentou fazer "mega-estacas" aplicando glicose?
Obrigado!
bergson09/04/2008 10:20
Estevan,

É utilizado o soro glicosado comprado em farmácias!

Veja este link que fala sobre a dosagem e outros detalhes:

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=363&sid=9136ee7593277c1dedc863de60cf8c8d
estevansilveira09/04/2008 10:49
Obrigado Bergson!

Ajudou muito!!! Obrigado!
Angela Fernandes10/04/2008 00:01
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!! 😮 😮 😮

Estevan, utilizo o soro glicosado tem muito tempo e tenho sentido grande vantagem.

Tem que ser glicose a 5%, tem vários fabricantes.
Não é barato, aconselho a comprar a caixa fechada que sai muito mais em conta.

Procure algum médico e veja se onde ele tra 😮 balha consegue comprar.

Compro bem barato porque meu filho é médico veterinário e quando ele encomenda as caixas, eu entro no ratatá.
e.......... 😄
GustavoLP10/04/2008 22:13
Pessoal,

Uma forma bem caseira e barata de se obter glicose é cozinhando açúcar caseiro (sacarose) até fervura por algum tempo. Assim, é gerado o chamado açúcar invertido, por "quebrar" a sacarose em frutose e glicose em proporções iguais. Porém, para isso é bom que se tenha uma concentração de sacarose de cerca de 85%, ou seja, 85 gramas para um volume total de 100 mL (sacarose + água). Acho que a frutose gerada não atrapalharia o crescimento das estaquas. 😂
Outras formas de se coseguir a glicose através da "quebra" da sacarose é utilizando-se ácidos diluídos ou a enzima invertase, porém, no primeiro método, o meio deve ficar ácido (podendo prejudicar a planta) e no segundo, a enzima deve ser cara (aí, é melhor comprar a glicose pronta, né! 😉 )

Abraço
nickyfury11/04/2008 21:18
bonsai
A glicose ou soro glicosado, encontrável a preços bem baratinhos em qualquer drogaria, é recomendado pelo mestre Hidaka, para ser regado sobre uma determinada planta que queremos fazer transplante ou yamadori, cinco dias antes (continuando durante esses cinco dias), fazendo em seguida o trabalho, e depois regando novamente por mais cinco dias. 😄

Quanto à técnica que o colega cita, sobre trabalho em PN, chama-se SASHIKI, ou estaqueamento, usado para desenvolvermos novas plantas a partir de estacas. No caso do Pinus, depois que a semente germina, estando a plantinha ainda novinha, corta-se as raízes, para evitar que, ao plantar a mudinha, a raiz pivotante não cresça demasiado, dificultando a futura estruturação da planta, ao ser convertida em pré bonsai. 😄

Essa técnica, aliás, é mostrada em fotos, se não me engano no site do Mizuno, ou da Nipon Bonsai.

Citação:>"Li em algum lugar que algumas pessoas borrifam glicose nos pinheiros negros quando eles fazem uma determinada "operação". Assim que a sementes germinam e o pinheiro alcança determinado tamanho, que é bem pequeno, eles cortam toda a raiz da planta e ficam borrifando glicose nela o dia inteiro. Assim a planta desenvolve uma brotação mais baixa. "

Quanto ao tamanho das estacas de resedá que o nobre colega disse ter estimulado o enraizamento, ouso dizer que tenho obtido sucesso com estacas bem maiores e de maior espessura: piracanta, celtis, caliandra, ulmus e bouganvillea. Acredito que, fazendo dentro da estação primaveril, as chances de enraizamento são bem maiores que em qualquer outra época do ano, embora não seja impossível ter sorte em obter enraizamento fora dessa estação, é claro. 😄
Mirian Valadão12/04/2008 06:59
Nick,

Aqui não tem primavera, nem outono, nem inverno, só no verão que esquenta muito.

Devo seguir as regras para estaquia, numa temperatur em torno de 25 a 28º ?

Abraços
MIRIAN