Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra - Moyogi

FrK_leal09/04/2008 14:49
Caliandra - Moyogi
Gente, essa é uma aquisição do final de semana, pra variar, eu não tirei fotos dela antes de começar a mexer, então não tem fotos dela bruta...
Sem mais delongas...

Frente

Cima

Costas

Assim que der eu vou passar ela p/um escorredor, alguem sabe me dizer se ela aceita que se faça a troca de terra por essa época? Eu tinha uma caliandra linda já envasada que eu perdi numa troca de terra, agora ela virou tanuki, não quero correr o risco de perder mais uma...
Charles09/04/2008 16:24
Re: Caliandra - Moyogi
Oi FrK...

Voce fez uma bela aquisição!... 😉
Mesmo não vendo a planta antes de ser trabalhada, dá prá notar algumas grandes podas que voce fez.... que me pareceram muito boas!... 😉

Na minha opinião ela tá perfeita prá ser um moyogi bem compacto.... e já quase que totalmente definido!... 🙄
Me ocorreram apenas 2 pequenos detalhes nos quais eu pensaria:
1- encurtar bastante aquele galhinho no ápice e direcioná-lo para a direita, praticamente definindo a altura final da planta!... 🙄
2- encurtar um pouquinho demais todos os demais galhos, estimulando brotações mais próximas ao tronco, aumentando assim o efeito de compactação do bonsai... 🙄

Abraço,
Charles
edson060509/04/2008 16:54
FrK,
você fez uma ótima aquisição. Como já dito pelo Charles, dará um moyogi bem compacto.
Sobre mexer nela agora, não acho prudente. E já fiz isso em outras épocas e matei a pobrezinha!! Espere a primavera. Observe que a caliandra fecha as folhas na ausência de luz ou de regas regulares...
Esperar vai garantir sucesso no transplante e te dará a chance de exercitar a maior virtude do bonsaísta: Paciência... 😉
Um abraço.
Edson.
Alberto Alves09/04/2008 19:35
Como já disseram muito boa aquisição 😉

A questão de encurtar os galhos que o Charles comentou é bem pertinente,mas acho que voçe já pensou nisso e está aguardando as novas brotações não é... 🙄

abração