Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piteco Moyogi - Novas fotos

12
FrK_leal09/04/2008 19:20
Piteco Moyogi - Novas fotos
Esse é o piteco que comentei no tópico sobre a correção do nebari, ele tem cerca de dois anos, foi plantado de semente e uns 5 meses depois de ter brotado, foi plantado nesse escorredor e depois no chão p/engrossar...nesse meio tempo foram sendo conduzidos os trabalhos com arames...

Frente

Trás

Cima

Outro ângulo
Rapha10/04/2008 09:50
Quanta planta bem encaminhada em, so acho que ela deveriam envelhecer mais, ai vai ficar muito bom.

so acho que o apice deve estar na mesma linha do tronco mais inferior, acerta esse minimo detalhe.
flavio bonsai10/04/2008 10:00
a sua planta esta no caminho e no lugar certo no escorredor.
passe ele pra mamadeira e deixe engrossar mais.
daqui um ano mais ou menos ela vai estar com um bom porte .
ah e não esqueça adubo nela, bastante adubo que ela vai responder com certeza.
edson060512/04/2008 01:25
FrK_leal,
pelo tanto de raízes saindo pelo fundo do escorredor, está pedindo urgentemente uma mamadeira com bastante matéria orgânica...
Um abraço.
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira12/04/2008 10:06
FrK,

aparentemente tua planta está um tando desidratada,"falta d´agua" ao menos foi minha impressão.Também concordo com o Edson: precisa ser colocada na mamadeira.Quanto ao substrato, qual a porcentagem de pedrisco usado?

Um abraço - Ivanil
---------------------
-Seja simples com a arte, sublime sem orgulho, agradável sem dissimulação.(Boileau - art Poétique, conto I, versos 183 e 184).
FrK_leal13/04/2008 22:24
Ivanil, a foto foi feita a noite então, folhas fechadas...

a planta estava no escorredor enterrado no chão e foi retirada na ocasião da foto, as raizes vao ser podadas e a terra trocada para verificação/correção do nebari em breve...alguns detalhes estão sendo acertados agora e depois de corrigidos a planta volta ao chao para engorda, visto que marca com extrema facilidade, vai engordar só na hora que estiver com a estrutura principal formada...
O ápice parece fora de centro pois está mais alto do que o normal p/engrossar, visto que o galho é muito fino
Ivanil Pimentel Vieira14/04/2008 10:49
FrK_Leal,

desconfiei depois de ter postado que a espécie poderia ser das que murcham ao entardecer.Mas aguardei tua informação que veio sanar minha dúvida.As veses é preciso errar para aprender, até mesmo com situação tão primária como a apresentada pela tua planta.
Houve queda de granizo na noite passada, ocasionando alguns danos as minhas plantas, ainda bem que percebi em tempo para colocar proteção com telas de sombrite.Como estou bem próximo de Palmas, a previsão é que a temperatura caia de 29 para 7 gráus até amanhã .Bom, quanto a isso espero que os metereologistas errem também!

Um abraço - Ivanil
FrK_leal26/02/2009 23:22
Foto nova 26/02/09
Desfolha, poda e aramação

EZEQUIEL JUNIOR27/02/2009 07:54
Belo movimento do tronco...

Quando for colocá-la no vaso definitivo, plante ela um pouco inclinada para a direita, alinhando melhor o ápice com a base...

No mais, é só esperar, está sendo muito bem conduzida

parabéns

abraço
Franz Lopes27/02/2009 12:50
Ótimo exemplar Frk...

Com o rebaixamento dos galhos e ainclinação sugerid pelo amigo Ezequiel, vai ficar um belíssimo Moyogi.

A sinuosidade do tronco é ótima.

Parabéns. 😉

Franz Lopes
Alexandre S. Coelho27/02/2009 19:48
Parabéns amigo!

Mais uma planta que vai dar um belo bonsai futuramente ❗
FrK_leal09/10/2009 17:09
Galera, seguinte, tenho trabalhado nesse piteco a um bom tempo mas uma coisa que tem me incomodado muito é a falta de conicidade dele...
Ele tem a mesma espessura de tronco em quase toda a sua extensão...
estou estudando o que posso fazer p/contornar esse problema, pensei inclusive em trabalhar com madeira morta, um tanuki "tardio" p/ver se ajuda um pouco.
Tá aí +- uma ideia do que eu penso:
marco_avelar09/10/2009 18:43
FrK_leal para resolver o problema de conicidade é só escolher um galho baixo, logo acima do primeiro terço do tronco, e deixá-lo crescer livremente como galho de sacrifício, assim, o problema será resolvido 😉 . Com a planta no escorredor é bom deixá-la crescer livremente para engrossar o tronco, pois, se as podas forem frequentes ela vai continuar sempre igual.
ALEXNOCERA09/10/2009 20:12
FrK_leal, seu piteco esta muito bem encaminhado, segue essa dica do galho de sacrificio mais próximo da base, que vai ficar show, mas vai depender é claro de uma brotação aí.
Tenho uma dúvida quanto ao escorredor/mamadeira, alguém poderia me ajudar? De quanto em quanto tempo deve-se fazer a poda das raízes, e trocar o substrato do escorredor e mamadeira ? Ou pode deixá-lo no escorredor, no mesmo substrato 2, 3, 4 ,5 anos ou mais, até a planta estar pronta, e fazer somente a poda de raizes para um vaso definitivo ou mais baixo.
Sempre tive essa dúvida quanto ao escorredor. Valeu.

Sds
Alex.
DigoF309/10/2009 21:32
ola, parabéns ta ficando muito boa mesmo,
agora é corrigir este problema.

boa sorte...
t+.
Thiago Giaconi09/10/2009 21:53
Olá FrK,

Esta evoluindo muito bem seu exemplar, parabéns!!!!

Abraço
FrK_leal19/07/2012 18:19
Gente, depois de quase 3 anos, segue a atualização desse piteco.
Não foi feito nenhum tanuki nem alporque.

Enxertei uma estaca para tentar corrigir o nebari, ainda não ficou aquele nebari perfeito, mas tem personalidade...

A ideia é ainda trabalhar com ele mais uma temporada para engrossar mais.

Lembrando que esse piteco foi plantado de semente em 2006

MarcoBonsaiPoa19/07/2012 18:51
Bonsai
Lindão! Parabéns!
Felipe Lembi19/07/2012 18:58
Que beleza de planta!!
Aos poucos vou observando que com paciência podemos conseguir otimos resultados...

grande abraço
Ricardo L C19/07/2012 20:52
TA SHOW HEIN. PARABENS
LUIZ ARTHUR19/07/2012 21:31
FrK_leal,

Bela evolução, gostei também!!!

Abraço
Nelson J.Monteiro20/07/2012 15:50
Piteco Moyogi
Parabens, pela condução, bonita árvore. Você mencionou que: "Enxertei uma estaca para corrigir o nebari", como é essa tecnica, fico grato pela informação.Saudações Nelson
FrK_leal20/07/2012 16:35
LEAO20/07/2012 22:33
Beleza!!!
Raoni Moraes21/07/2012 09:18
Muito bacana a evolução da planta, qual substrato vc está usando!??
12