Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Passeio produtivo e um monte de sementes.

Erik Wroblewski09/04/2008 19:54
Passeio produtivo e um monte de sementes.
Tive hoje uma tarde de folga, então eu e minha companheira saímos para passear e "caçar" sementes no caminho. Em pouco menos de três horas, conseguimos um absurdo de sementes de várias espécies, algumas identificadas, outras que sabemos somente o "gênero" da planta mas sem muita certeza.

Entre o que encontramos (e que identificamos) constam:

Acer palmatum (aquele cuja folha é bem verdinha e a mais parecida com a folha da maconha... hauhauhauhauha): 30 sementes;

Pingo de Ouro: 50 sementes;

Pinheiro Vermelho: 10 sementes;

Cedro Branco do Pacífico: 50 sementes;

Junípero "blue rug": 40 sementes;

Entre as "desconhecidas", temos umas 100 sementes de ciprestes diversos, umas 20 de um pinheiro cujas folhas parecem de araucária, mas são "pendula" e tem uma pinha quase esférica bem pequena, e um maço de sementes (devem ter, num chute, umas 500 sementes) de uma árvore que não consegui indentificar, pois parece ter "pinha", (pequena e arredondada), mas as folhas parecem de junípero ou cedro.

Também "coletamos" uma muda de uma planta que, ainda estou em dúvida se é um plátano ou um acer.

Agora, a dúvida: como e quando plantar essas sementes (pelo menos, as que pudemos reconhecer)?

Muito obrigado por qualquer ajuda!

😛
nabase10/04/2008 10:10
Erik, que bom você morar em uma região que tenha tantas sementes.
Você poderia ceder algumas sementes de Pinheiro Vermelho, Cedro Branco e Junípero "Clue Rug"?

Um abraço.

Natalino Sampaio
Erik Wroblewski10/04/2008 11:12
Opa!
Grande Natalino!

Posso com certeza dividir sementes com o pessoal do fórum, não me custa nada. Fora estas, também tenho algumas de outras plantas, e vou coletar essa semana sementes de outras espécies tb.

Estou, por exemplo, para mandar sementes de pinheiro negro para um outro colega forista, mas o impecílo maior é a greve dos correios. De qualquer forma, vou separar as sementes que tenho "disponíveis", fazer uma lista, e postar aqui.

Esta semana coletarei mais dessas sementes (se as encontrar), e também de Jacarandá (mimosifolia e cuspidifolia), Caliandra branca, e mais de pinheiro negro.

Como você foi o primeiro a solicitar, lhe dou a preferência, ok?

Se não for pedir muito, segunda ou terça feira da semana que vem eu posto aqui os resultados e o que posso dividir.

Um grande abraço e um bom dia!
Almir Apude10/04/2008 20:41
Pronto entrei na fila !!!
Olá Erik.. !!!!! tudo na santa Paz\????

Amigo, já entrei na fila então,, sou o segundo - OK??? rsrsrsrsr
Olha pelo que vejo vc conseguiu muita coisa boa, está de parabéns, realmente a sua região é bastante rica...
Olha uma dica,, vc poderá identificar as suas sementes através de livros que vc encontra em bibliotecas públicas, leve-as até uma biblioteca e solicita aqueles livros sobre árvores e plantas da nossa flora. é um baita livrão, que é claro não me lembro o nome né rsrsrssrr e com certeza vc irá achar.

Aguardo então a sua lista das sementes que coletou, se quizer tenho algumas, flanboyant, e Leucena. ok>>>

Abraços
Almir
nabase10/04/2008 20:43
Agradeço pela preferência Erik. Aqui na minha cidade (Limeira - SP) a greve do correio já terminou. Espero que aí termine logo.
Quando tiver algumas sementes disponíveis, mande algumas para mim.
Meu endereço:

Rua João Pessate, 240 - Pq. das Nações
13481-015 - Limeira - S.P. -

Agradeço antecipadamente a grande ajuda.

Natalino Sampaio
Erik Wroblewski10/04/2008 21:14
Bom, ampliando a fila, te coloco na vez, Almir. Mas já tem dois colegas do fórum que me mandaram mensagens privadas pedindo... 😲

Vou fazer uma lista... rs

Mas nem se preocupem. Amanhã à tarde, tenho um horário livre, coletarei mais sementes. Aí, vou deixá-las secar e organizar em pequenos pacotes (talvez de 10 em 10 sementes), para dividir com os colegas do fórum.

Até por que, não tenho assim tanto espaço (moro em apartamento), então é melhor depachar para os amigos que terão melhores condições de plantá-las.

Algumas, vou guardar para um futuro próximo, deixando-as na geladeira. Mas é isso aí.

Um grande abraço a todos,

Érik
Ivo11/04/2008 18:06
Amigo Erik,
Se você colocar fotos, de preferência junto com um pouco de folhas, é muitíssimo provável que eu possa identificar as sementes. Parece mentira, mas posso identificar umas 2000 (duas mil) espécies de árvores. Sou um amante das árvores, e meu banco de dados é vasto.
E caso alguma me interesse eu também entro na fila, se você não se importar... 😮ops:
Um abraço!
Ivo
janjao14/04/2008 13:49
Olá Erik
Seria possivel você me enviar sementes de acer?
Abraços
João
Erik Wroblewski14/04/2008 18:43
Sementes e mais sementes!
Uma boa noite a todos!

Depois de alguns dias "desaparecido" do fórum, estou aqui novamente. Ontem estive novamente fazendo alguns "reconhecimentos", e desta vez trouxe fotografias (Ivo, meu amigo, agora você terá de fazer a sua "consultoria"! hauhauhauhauhauhauha).

Brincadeiras à parte, como são muitas fotos, criei uma conta no Google Picasa, e fiz o upload das fotos lá (aliás, me parece ser um bom recurso para nós dividirmos nossas fotos).

Aqui vai o link: http://picasaweb.google.com.br/Erik.Wroblewski/130408ColetaEIdentificaO

Sobre as sementes de Acer palmatum, Jaojao, sinto muito, mas já estão todas em processo de preparação para plantio. Colhi também umas 1000 (ou mais) sementes de Acer negundo, mas a grande maioria está "oca" (seca e sem nada dentro) ou verde. Estou fazendo a seleção aos poucos, e como tem bastante gente interessada, vou disponibilizar mais tarde para troca.

Sobre minha "lista", ainda não conclui, e acho que só vou terminar depois que tiver identificado essas plantas do álbum (cujo link foi postado acima), pois acho que as sementes que eu havia dito que eram de "pinheiro vermelho" na verdade não o são, o mesmo acontecemdo com o tal junípero "blue rug", pois depois de uma pesquisa sobre "juníperos azuis", encontri muitas plantas que poderiam ser da espécie da qual coletei sementes, e o mesmo vale pra algumas outras plantas.

O que eu preciso mesmo é de um bom catálogo botânico, por que o bom e velho Google me deixa mais confuso do que esclarecido... hauhauhauhauhauha

No mais, é isso. Para aqueles a quem eu já havia prometido algumas sementes, fiquem tranquilos: amanhã ou quarta estarei enviando as mesmas, só não prometo grandes quantidades, já que algumas eu tenho menos de 20 delas.

Para os outros, já adianto: é esperar um pouco, para eu ver o material que tenho e o que estarei disponibilizando (até por que, só de mensagens pessoais, já recebi quase 100 pedidos de sementes diversas).

Um grande abraço a todos e uma ótima semana!
Ivo15/04/2008 09:48
Olá, Erik!
Bem, vamos às identificações:
Como você não numerou as fotos, vou seguir uma seqüência tentando ser o mais lógico possível:
1 - As primeiras três fotos são Thuja orientalis;
2 - As outras três são de um junípero, talvez uma variedade (difícil de identificar pelo tamanho da foto) do Juniperus chinensis;
3 - As próximas quatro são de uma espécies de Pinus que não posso identificar sem ver mais de perto e também sem ver a pinha e as sementes, mas parece ser o Pinus echinata dos EUA;
4 - As outras três, em que você põe em destaque umas folhas com as mãos, são uma aroeirra-salsa, nativa do Sul, cujo nome científico é Schinus molle;
5 - As outras seis são de uma outra variedade de Pinus, mas, como no caso anterior, é difícil identificar sem ver as pinhas e as sementes;
6 - As outras duas são choupo-do-canadá (Populus deltoides);
7 - as próximas seis são variedades de Thuja, difíceis de identificar sem uma aproximação (as espécies mais comuns introduzidas no Brasil são a Thuja orientalis, a Thuja occidentalis e a Thuja plicata, mas todas têm centenas de variedades, sem contar os híbridos!);
8 - As quatro fotos da sequência são variedades de juníperos (aplica-se a estes o mesmo que às tuias);
9 - As três fotos a seguir são do cedro-japonês-ornamental (Cryptomeria japonica 'Elegans');
10 - A seguir duas fotos de grevílea (Grevillea robusta), espécie australiana;
11 - Duas fotos da forma selvagem da Cryptomeria japonica;
12 - Mais um Pinus... o mesmo problema dos outros...;
13 - As últimas fotos são de Cunninghamia chinensis, chamada em alguns lugares de "abeto-espeto", pois as folhas são terrivelmente perfurantes; cuidado!.
Amigo Erik, fiz o que pude com base nas fotos; se houver mais, é só mandar, pois as identifico com prazer.
Não me interesso por nenhuma destas sementes, mas há algo que você talvez possa fazer... No Cemitério de Curitiba há uma árvore que deve ter sementes agora, ou está à ponto de tê-las: o Liquidambar formosana, cujas fotos para identificação estão no link anexo:
http://kaede.nara-edu.ac.jp/plants_of_NUE/ichiranhyou/syokubutsupage/fuu.htm
Um abraço!
Ivo
Erik Wroblewski15/04/2008 11:08
Grande Ivo!
Muito obrigado pela ajuda!

O meu problema com as fotos é que foram tiradas de um celuar e resolução VGA (aqueles que não chegam nem perto de um megapixel), por isso a qualidade assim tão comprometida... rs

Eu estou doido para comprar uma máquina fotográfica digital, mas por enquanto tá meio complicado "dinheiristicamente" falando.. hauhauhauha

Eu tenho uma máquina objetiva ("mecânica"😉 muito boa mesmo, com uma lente macro capaz de amplia 1/2 mm (transformar um cristalzinho de areia numa montanha... rs), mas o custo com filme e revelação é algumas vezes bem alto, especialmente se for contar que, para fotografar bonsai, por exemplo, geralmente são 4 ou 5 "chapas" por planta (e isso que eu só revelo o negativo, através do qual eu digitalizo com o meu scanner).

Mas acho que durante este próximo feriado, vou a "campo" novamente, com ela, pronto para mais algumas fotos de melhor qualidade.

Sobre o Liquidambar, vou procurar. Na esquina da minha casa existem 4 pés de Liquidambar styraciflua, já peguei algumas "bolotas" com sementes. Sobre os Liquidambar formosana, vou procurar assim que tiver um tempinho. Aí a gente conversa sobre as sementes, se eu conseguir. 😉

Um grande abraço e valeu de novo pela ajuda!
Ivo17/04/2008 10:59
Erik, disponha!
Um abraço,
Ivo
Ivo24/04/2008 12:57
Erik,
Mais uma coisa: sem dúvida há vários cemitérios em Curitiba; o que tem as sementes de Liquidambar formosana é o Cemitério Parque Iguaçu.
Um abraço!
Ivo
GrAmorin29/04/2008 17:50
Amigo Erik, vc ainda tem as sementes de Pingo de Ouro,Pinheiro Vermelho,Cedro Branco do Pacífico,Junípero "blue rug" , e Acer?

Aquele abraço.
Erik Wroblewski05/05/2008 09:27
Ok... Vamos lá...
Sobre todas estas sementes, que estão em "stand by", resolvi esclarecer através desta mensagem, ao invés de enviar um monte de mensagens pessoais, então não se assustem caso a mensagem fique um pouco grande... rs

Em primeiro lugar, peço desculpas pelo "sumisso", e pelo atraso no envio de algumas sementes prometidas a alguns dos colegas deste fórum. Estou num momento um pouco conturbado, sobretudo academicamente; no momento, estou tendo de redigir dois capítulos da minha monografia, um relatório de pesquisa, um artigo para publicação numa revista e um trabalho para apresentação num congresso, sem contar o emprego e as seis disciplinas na faculdade. Estou numa correria sem tamanho... rs

A maior parte das sementes que eu havia coletado já estão secas, separadas e na geladeira para quenão estraguem, só não consegui ainda fazer a tal "lista" da quantidade disponível para troca e afins. Se tudo der certo, semana que vem acaba essa correria, e terei um tempo para respirar e digitar a listinha a fim de disponibilizar a mesma para o pessoal. Vale lembrar que não me esqueci de ninguém a quem eu havia prometido sementes, send que as mesmas já estão separadas e prontas para a postagem - só tenho de me programar para passar numa agência do correio, visto que não há nenhuma próxima nem à minha casa nem ao meu trabalho. Assim que as enviar, também envio uma mensagem pessoal acusando a postagem das sementes, ok?

Logo também estarei compilando uma material de acesso livre que consegui na net, sobre germinação de sementes, e também links ótimos para identificação de espécies, para dividir com o pessoal.

Só peço desculpas pelo "bolo" mais uma vez, mas fui pego de surpresa por tantas atividades, uma vez que os convites vieram um atrás do outro em menos de uma semana, e como pretendo seguir uma carreira acadêmica, não posso deixar de aproveitar nenhuma destas oportunidades. No mais, é isso. Espero a compreensão de todos, e assim que puder, posto a lista aqui.

Um grande abraço a todos e uma ótima semana,

Érik!
Marcelo de Freitas Bitenc24/09/2012 18:23
Re: Passeio produtivo e um monte de sementes.
Erik Wroblewski escreveu:
Tive hoje uma tarde de folga, então eu e minha companheira saímos para passear e "caçar" sementes no caminho. Em pouco menos de três horas, conseguimos um absurdo de sementes de várias espécies, algumas identificadas, outras que sabemos somente o "gênero" da planta mas sem muita certeza.

Entre o que encontramos (e que identificamos) constam:

Acer palmatum (aquele cuja folha é bem verdinha e a mais parecida com a folha da maconha... hauhauhauhauha): 30 sementes;

Pingo de Ouro: 50 sementes;

Pinheiro Vermelho: 10 sementes;

Cedro Branco do Pacífico: 50 sementes;

Junípero "blue rug": 40 sementes;

Entre as "desconhecidas", temos umas 100 sementes de ciprestes diversos, umas 20 de um pinheiro cujas folhas parecem de araucária, mas são "pendula" e tem uma pinha quase esférica bem pequena, e um maço de sementes (devem ter, num chute, umas 500 sementes) de uma árvore que não consegui indentificar, pois parece ter "pinha", (pequena e arredondada), mas as folhas parecem de junípero ou cedro.

Também "coletamos" uma muda de uma planta que, ainda estou em dúvida se é um plátano ou um acer.

Agora, a dúvida: como e quando plantar essas sementes (pelo menos, as que pudemos reconhecer)?

Muito obrigado por qualquer ajuda!

😛

Ola poderia me ceder também algumas sementes vamos marcar o envio
filipefc_BRA04/03/2013 01:23
Sementes de Liquidambar styraciflua
Olá amigo, tenho interesse em sementes de Liquidambar styraciflua, vc possui? Tenho sementes de pinheiro australiano(Casuarina equisetifólia) p/ troca.
Açs