Shimpaku - Passo-a-Passo
Elio11/04/2008 20:14
Shimpaku - Passo-a-Passo
Olá pessoal!
Este é um trabalho de 2.1/2 anos. Nada mais me ocorre fazer nele, contudo outros olhos podem ver o que não estou vendo.
Assim, sintam-se à vontade em opinar, sugerir.....
AGOSTO/2005 (Desculpem o tamanmho da foto. Não consegui diminuir!!)
AGOSTO/2006
MARÇO/2007
HOJE
LADO DIREITO
ATRÁS
LADO ESQUERDO

Paulo Henrique de S. Garc11/04/2008 21:07
Élio, gostei muito do seu shimpaku, uma boa evolução em tão pouco tempo, a estilização está, no meu ponto de vista muito boa. Sou fã do estilo kengai e dos shimpakus mais ainda, parabéns1
Um grande abraço e
Té mais...
joellagunasc11/04/2008 23:25
Elio , muito bonito este teu junipero , e de um desenvolvimento ate bem rápido. Só uma opinião pessoal , eu achei que ele ficou melhor naquele vaso da foto de março de 2007.
So uma opiniao
Abraçso
Joel
Diego Santana12/04/2008 10:17
Concordo com o Joel, o vaso de março de 2007 estava dando uma melhor harmonia, mas agora tbm esta show..................
Meus parabens pela planta..............
fabianoscosta12/04/2008 15:32
Grande amigo Elio, parece a escadaria de encontro ao paraíso, como julgam os monges zen-budistas em relação aos patamares de um bonsai.
Planta muitíssimo bem trabalhada, agora é só características de cada artista, vc a fez com maestria.
No meu caso, eu juntaria mais os 2 galhos da copa superior que estão se afastando dando maior profundidade nesta, mas caso seja esse seu objetivo, retiro o q disse, mas se fosse meu o deixaria mais compacto.
Já a cascata, tvz um pouco mais de movimento, pois o resto está magníficamente bem feito.
Bem, na minha opinião, dois arames e ela estaria pronta!
Meu parabéns amigo,
Fabiano.
PS: o pessoal do CFB teve aí em Ctba este sábado, vc os viu? Mandei que lhe procurassem...
Elio12/04/2008 20:03
Olá pessoal!
Como eu disse: Outros olhos podem enxergar o que não estou vendo!
Concordo em trocar o vaso e dar maior profundidade na copa.
Notei também que posso melhorar muito o refinamento das agulhas (parece meio descuidado)
Valeu, amigos!
Obrigado!
Fabiano, estive à tarde na APB e não vi ninguém. Só se foram pela manhã!
Charles15/04/2008 17:41
Oi Elio, tudo bem?
Gostei demais da sua cascata!... 😉
Acho que o trabalho estrutral tá feito... 🙄 ... Detalhes como mais um pequeno movimento na queda... ou como voce mesmo fala, num pinçamento das agulhas, etc... vão dar um toque mais refinado.... mas já sobre um trabalho muito bonito!... 😉
Só prá somar a visão de mais 2 olhos... aí vai uma reflexão.... 🙄
- Penso que prá enfatizar o estilo kengai, a copa poderia ser um pouco menor e traingulada de forma a se harmonizar um pouquinho mais com o movimento do kengai...
Olhando em 3 das 4 fotos dela "HOJE", a copa me lembra um pouco o estilo hokidachi que, olhando isoladamente, não teria problema algum... 🙄 .. Entretanto, a massa verde dessë hokidachi tem praticamente o mesmo peso visual de toda a mssa verde da cascata... o que, na minha opinião, faz com que o estilo kengai perca um pouquinho da sua força... 🙄 🙄
Mas reforço, grande Elio, que falei muito... me referindo apenas a um pequeno detalhe, num bonsai já muito bonito!...
Parabéns pela forma como conduziu esse shimpaku... bela evolução... 😉
Abraço,
Charles
Alcides Junior16/04/2008 07:55
Caro Elio, parabéns pelo trabalho, em pouco tempo já tem um estilo praticamente finalizado e muito belo.
As sugestões do Charles vem muito a enriquecer o trabalho.
Parabéns ❗
Elio16/04/2008 15:52
É isso aí, Charles, Junior!
Charles gostei muito da tua observação sobre a copa. Tá mais pra Hokidachi. Posso melhorar diminuindo a massa verde e fazendo aparecer os galhos para um moyogi. Vou ter que analisar bem pois acabei fazendo a copa somente com 2 galhos. Mas gostei da observação. Taí um ponto a corrigir, assim como um maior movimento na cascata, já lembrado pelo Fabiano.
Abraço
gil_fuka12/10/2012 13:55
OLá Élio!
Voce ainda tem este exemplar?
Nestas imagens já estava lindo!
Como estaria hoje em dia?
Até mais!
Thomas Eckert12/10/2012 14:28
Muito linda esta planta!!! belo trabalho!!
Elio13/10/2012 20:59
Gil e Thomas, essa semana posto fotos atualizadas.
abraço
Gustavo Santos13/10/2012 23:54
Linda! Acompanhando.
JOICIMAR MAGGIONI14/10/2012 00:03
muito bonito, grande trabalho!!!!!!!!!!!!!
niltonvasques14/10/2012 00:54
É inspirador, ver fotos mostrando a mudança radical da planta.
Belo bonsai!
Acompanhando...!
fermga14/10/2012 20:00
Nossa evolução muito legal.
Rogério14/10/2012 23:04
Quero ver como está.
Acompanhando!
Anderson Neuhaus15/10/2012 11:41
fantastico parabéns pelo lindo tabalho.
Elio15/10/2012 18:32
Pessoal, hoje, como esse Shimpaku está!
Notem que transformei a cascata em Jin! Não estava gostando muito.
O que era Kengai virou Shakan!
Na ocasião muitos amigos aqui da APB queriam me crucificar.......rsrsrsrsrs, mas, como diz meu amigo Nicky "Gosto é que nem pescoço; cada um tem o seu".
abraço

Rildo15/10/2012 18:55
Elio, está muito bonito, o mais importante é você gostar dela como está, se achou melhor assim, parabens continuou bonito como antes.
Thomas Eckert15/10/2012 20:01
Olha meu amigo, se permite dizer, prefiro do modo que estava de 10-0, mas realmente a planta é sua e se você está contente com ela assim, siga em frente, continuarei a acompanhar o trabalho! 😉
gil_fuka15/10/2012 21:45
Élio, parabéns pelo trabalho realizado com a planta!
Esta muito mais bonito agora!
o pessoal queria te matar porque queira ou não queira o estilo semi-cascata ou cascata sempre chama a atenção, creio que seja mais difícil de se ver por aí.
Mas parabéns pela coragem de realizar o jin e pelo resultado final!
Ficou muito melhor!
É a velha história do pescoço né.......
🙂
Elio16/10/2012 00:57
Rildo, Thomas e Gil.......valeu! Prezo muito a opinião de vocês!
Eu sou um pouco detalhista, para não dizer muito, e a cascata tinha vários defeitos.
Agora, estou fazendo outra com shimpaku.
Tenho cascatas com Calliandra, Nana, Vinha, já bem melhores.
abraço
niltonvasques16/10/2012 02:06
Fantástico!
Gostei das duas formas, tanto com a cascata, como sem ela.
Parabéns, pelo grande talento em esculpir estas obras de artes vivas e em constante transformação.
As fotos demonstrando o trabalho desde o começo, são grandes incentivos para quem tá começando.
Saudações!
Djalmo16/10/2012 13:24
Eu particularmente, preferi a planta do modo atual, pois não sou fa de cascata, mas cabe ressaltar o trabalho do colega Elio que é primoroso em todos os seus detalhes!!! Parabéns