Willian Stopato12/04/2008 13:27
Primavera fotos maiores
Olá amigos do fórum,
Este bonsai ganhei da minha namorada, ela o trouxe de Vitoria ES.Gostaria de sugestões quanto ao estilo a seguir e recomendações como poda, adubacao, rega, iluminacao, ou seja tudo.Esta fotos tb estao no site ipatingabonsai.gigafoto.com.br

Desde ja agradeco
Willian Stopato
Willian Stopato13/04/2008 23:27
Ajuda
Amigis forista gostaria muita da ajuda de vcs para aprimorar meus conhecimento enesta maravilhosa arte.
Grato
Willian
marco_avelar20/04/2008 04:10
Willian, você pode aramar o tronco com um arame grosso e dar umas curvas a ele, a copa esta muito alta e essa aramação pode deixar o bonsai mais baixo e proporcional. Se fosse meu eu tiraria desse vaso e colocaria no escorredor/mamadeira para engrossar.
Fernando Andrade20/04/2008 13:10
............
Sem dúvida ele precisa passar um tempo em um escorredor.....
Tenta levar ele no estilo Literati, quem dá boas dicas sobre isso é o Nicky, vamos ver se ele aparece por aqui.....
Abraço...
Marcos Castilho21/04/2008 11:36
Amigo tem certeza que é uma primavera? Não seria um Ficus?
darkaso21/04/2008 21:17
Marcos,
é primavera mesmo. As folhas e o tronco entregam.
T+
Paulo Ramos07/06/2008 11:09
Essa planta não é primavera, com certeza se trata de um ficus.
Diego Lima07/06/2008 12:22
meu voto é na primavera.......
o tronco e as folhas estao diferentes do ficus........
Edmilson07/06/2008 23:04
Primavera
Na minha singela opinião antes de mais nada plantaria numa bacia grande ou até mesmo no chão para engrossar galhos e troncos. E pouco depois de uns 60 dias apos o plantio ter um cuidado com adubação.
Abraço fraterno
nickyfury08/06/2008 10:48
bonsai
Parabens por seu belissimo presente. Sua namorada soube escolher um lindo bonsai. 😄
A primeira coisa a fazer é cuidar da rega e da adubação. O bonsaista João Porto abriu um tópico aki no forum, creio que na parte central, oferecendo osmocote para quem quiser comprar. Esse adubo é de liberação lenta, e vc poderá colocar uma colherinha de chá contendo as esferas no lugar onde estão as pedrinhas (retire-as, coloque o adubo osmocote, depois as reponha, se quiser). 😄
Seu bonsai apresenta uma boa estrutura, considerando seu tamanho. Precisaria, talvez, apenas de uma aramação leve, com arame fino, nos galhos, visando formar uma estrutura condizente com o movimento do tronco. No caso, escolha galhos mais bem posicionados, eliminando o excesso. Em seguida, arame eles, dando-lhe movimentos levemente sinuosos, para que fiquem em harmonia com o tronco. 😄
Toda planta, não importa o tamanho, gosta de sol, de chuva e de vento. Como a sua tem um tamanho reduzido, estando classificada como shohin, então deve pegar sol ao menos até as 11 horas da manhã, ou no final da tarde, a partir das 16:30. Regue apenas o suficiente para manter o solo levemente umido. 😄
Um complemento que agrega beleza, mas que atrapalha sua observação, na hora da rega, são as pedrinhas brancas e o musgo. Então, retire um pouco, para que possa sempre estar atento ao solo, de maneira que não fique encharcado em demasia após a rega, ok? 😄
No mais, é só cuidar e sorrir satisfeito, com seu lindo bonsai. 😉
Paulo Ramos10/06/2008 10:45
Observando melhor a ponta das folhas, percebe-se que se trata de uma primavera mesmo.
E como disse o Edmilson, planta-la no chão ou em uma bacia grande para mim seria a melhor opção, pois sua planta tá muito "magrela".
Abraço!!