Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Farinha de osso x torta de mamona.

Leonardo Lyra Lyrio12/04/2008 23:19
Farinha de osso x torta de mamona.
Olá amigos,

Tenho alguns pré-bonsai que realizo a adubação com 10x10x10 a cada 2 meses. Estou a modificar o manejo da adubação e subistituir o 10x10x10 por farinha de osso + torta de mamona.

Gostaria da recomendação dos amigo da frequência que devo utilizar a adubação e a quantidade. Sendo que alguns prés estão envasados e outros na engorda.

São as seguintes espécies:

Ulmo Chinês
Caliandra
Junípero Chinês
Primavera
Laranja kinzu
Carmona
Ficus Benjamina

Obrigado

Leonardo L. Lyrio
Marcos Castilho13/04/2008 09:13
Leonardo entre no site www.bonsaikai.com.br na área guia de cuidados, que existe uma tabela bem interessante da época, da quantidade a ser utilizada e qual o melhor adubo para certa estação do ano. Espero ter ajudado.
nickyfury17/04/2008 17:48
bonsai
Leonardo, se for usar torta de mamona e farinha de osso, prepare uma pasta, contendo 70% da primeira com 30% da segunda. Ao invés de usar agua pura para fazer a pasta/massa, adicione uma tampinha cheia do frasco de biofert plus (adubo liquido) ou de ouro verde (adubo liquido), a aproximadamente 15 litros de agua. Misture bem, e vá colocando aos poucos na mistura de TM+FO, até obter uma pasta. Forme bolinhas com as mãos (use luvas de borracha, descartáveis, por causa do mau cheiro), e coloque as bolinhas prontas para secar em local afastado da residencia. 😄

Depois de duas semanas secando, as bolinhas estão prontas para uso(não as seque ao sol, mas na sombra e protegidas de animais, principalmente os domésticos e de crianças), corte-as com uma tesoura, partindo-as ao meio. Coloque até quatro ou cinco metades por vez em cada planta, proximo da borda do vaso. 😄

Essa adubação deverá ser aplicada em qualquer de suas plantas, a cada 45 dias. Suspenda no inverno, retornando apenas na primavera, e apenas nas plantas que não estiverem florindo ou com frutos. 😄

Plantas muito novas, feitas a partir de estacas, ou de alporque, substitua o adubo organico por liquido, aplicando-o diluido em agua, conforme recomendação do fabricante, a cada 15 dias, durante o primeiro ano da planta, exceto, tambem, no inverno. 😄
Leonardo Affonso05/05/2008 06:39
ADUBO
Bom dia pessoal

Estou adubando com N-P-K a cada dois meses, vcs acham que devo também usar torta de mamona e farinha de osso? Com que frequência? Está correto a frequência do N-P-K?

Vocês estão me ajudando muito...

Obrigado
Cleriston05/05/2008 12:13
nickyfury eu fiz essas bolinhas conforme a ajuda do amigo Wilson daqui fórum.
Esses 45 dias é o tempo que a bolinha dura?
Depois desses 45 posso utilizar adubo quimico liquido e fazer um dobradinha de orgânico (45 dias) e líquido (15 dias) ?