Leonardo Lyra Lyrio13/04/2008 14:07
Falso cipestre
Aí vai evolução do meu primeiro bonsai. Não é uma Brastemp mais é a primeira planta que trabalhei e por isso não me desfiz dela.
Abraço.
Leonardo l. Lyrio
nickyfury16/04/2008 17:13
bonsai
Leonardo, o nome correto da sua planta é CHAMAECYPARIS GRACILIS NANA, e não é um falso cipreste, mas um falso cedro japones, ok? 😉
É uma plantinha muito apreciada por todos bonsaistas, iniciantes ou não, mas que apresenta sutilezas em seu cultivo, as vezes dificultado com perdas de galhos e secagem de seus galhos e aciculas. Algo dificil, eu diria, em termos de condução como bonsai com sucesso garantido. 😲
No caso da sua, uma vez que optou por manter o tronco retilineo, observe o critério que determina que, em plantas de tronco reto, os galhos devem ser retos tambem. Se o tronco tem movimento, ainda que levemente sinuoso, o mesmo deverão ter os galhos, para harmonizar toda a estrutura. 😄 Voce aramou os galhos, curvando-os, fugindo dessa regra classica. Isso acarreta atraso na construção de sua planta. 😄
Uma boa opção, no caso, é refazer toda a estruturação, selecionando os melhores galhos, distribuindo-os de acordo com sua ocorrencia ao longo do tronco. Nem sempre quantidade significa qualidade. Em bonsai, optamos por, com o minimo, fazermos o melhor. Vc pode formar melhor a estrutura de sua planta digamos com uns tres galhos apenas. Lembre-se, serão tres galhos principais. Poderão, claro haver dois galhos secundários, ou apenas um, para o fundo. O ultimo galho será a condução do apice, que irá finalizar seu trabalho, agregando beleza a ele. 😄