Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuti.

Leonardo Lyra Lyrio13/04/2008 14:25
Jabuti.
Aí vai minha Jabuticaba!!!

Aguardando anciosamente a primeira frutificação que deve demorar mais alguns anos.

Abraço.

Leonardo L. Lyrio
nickyfury16/04/2008 16:54
bonsai
Leonardo, embora pareça que sua jabu está, digamos, finalizada, creio que vc poderia estar fazendo mais no sentido de formar uma estrutura aerea mais adequada para ela. 😄

Eu a retiraria desse vaso, e replantaria em uma bacia plastica grande, perfurada na lateral e no fundo, para que a planta pudesse se desenvolver melhor, tendo em vista que falta um pouco mais de conicidade a ela. Para agregar essa conicidade, o ideal é eliminar o galho que sobe a partir da forquilha, lado esquerdo. Replantando sua jabu, poderia escolher uma nova frente com que trabalhar, visando esconder um pouco essa curva acentuada do tronco principal, que não combina com o estilo pretendido. 😲

Observe: um hokidashi, ou escova invertida, deve ter, obrigatoriamente, o tronco principal o mais retilineo possivel. A estrutura da copa deve formar galhos simétricos, e sem conicidade desde a base, isso não acontece em sua planta. 😲

Mudando a frente, cortando o galho mais grosso à esquerda, vc pode optar por um moyogi, estilo que irá ficar mais harmonioso, considerando todo o conjunto final. Enquanto na bacia, vc poderá empreender melhor essas mudanças e alterações, sem acarretar prejuízos na recuperação e desenvolvimento de sua planta, por ser bem mais facil controlar seu crescimento dessa forma. 😄
Alexandre S. Coelho16/04/2008 22:54
Oi Leonardo

Gosto desta "combinação" de estilos! Principalmente porque nossas nativas dão estas opções na natureza...

Uma sugestão para sua planta seria baixar um pouco mais a copa e os galhos. Planta-la mais para direita ou mudar para um vaso maior e mais raso também pode ser uma boa 😉
nickyfury17/04/2008 14:59
bonsai
Leonardo, se sua jabu fosse da familia das coniferas, poderia vc trabalhar a planta, visando educá-la mais ou menos como nesse desenho de J. Naka:

http://www.bonsai-wbff.org/nabf/assets/newsletter1/sketchbook/b&w15.gif

Entretanto, ficaria um pouco fora do padrão (embora no forum, vez ou outra, seja mostrada fotos de bonsai que não seguem nenhum padrão e nem por isso sejam menos belas), como dizia, ficaria fora do padrão conduzi-la nesse estilo, mais ainda assim, pode ser uma boa opção, conquanto aproveitaria o tronco curvo dela. 🙄

Embora concorde que alguns trabalhos podem ser finalizados e apresentar mais de um estilo neles, não é o caso do estilo HOKIDASHI. Ele não comporta misturas de estilos, vez que exige tronco reto e copa ampla, ligeiramente arredondada. Poderá ser plantado em uma laje de pedra, ou um vaso de bordas baixas, distribuindo-se seu nebari de forma o mais radial possivel. Mas não poderá ser fixado sobre uma rocha, nem ter raizes presas a uma pedra, por exemplo.
😄

Quanto ao fato de ser uma nativa, isso não significa que não possa ser educada, via aramação e poda, se o estilo pretendido for o HOKIDASHI. Agora, se a intenção for mostrar uma jabu como existe na natureza, fico com o que diz nosso mestre HIDAKA: jabu, na natureza, na maioria das vezes, estilo MULTIPLOS TRONCOS. Embora, ele tambem tenha uma jabu han kengai entre suas preciosidades. 😂
Leonardo Lyra Lyrio17/04/2008 20:18
Nick,

Entendido!!! Estou a pensar seriamente em usar essa jabuti para um penjing sobre um suiban de pedra.

O que acha da idéia?

Vou preparar o projeto e posto mais tarde

Abraço

Leonardo
nickyfury18/04/2008 13:58
bonsai
Leonardo, vc tem mostrado um talento raro, a meu ver, para trabalhar determinadas plantas. Gosto de acessar o forum e observar a linha de trabalho que vc vem desenvolvendo, particularmente um ulmus e uma carmona, suas, mostradas aqui. Parabenizo vc, pelo excelente trabalho nelas realizado. 😄

Olha, fazer um penjing com essa jabu é algo interessante, sim. Ao acondicionar a planta sobre um suiban, ou mesmo uma laje de pedra, acredito até mesmo que a melhor frente seja a da ultima foto. 😄

Entretanto, considerando seus trabalhos anteriores, eu buscaria uma solução mais em conta para essa jabu, pois acredito ser um desperdicio transformá-la num penjing, quando ainda há outras possibilidades mais em conta, se vc se dispuser a tanto. De qualquer forma, a ultima palavra é sempre do cultivador, e o máximo que podemos fazer é apreciar o resultado de seu trabalho com ela, qualquer que seja ele. 😄
bergson18/04/2008 14:17
Meu caro amigo Nicky,

Creio que usar essa planta para fazer um penjing será uma valorização do conjunto, e não um desperdício.
nickyfury18/04/2008 17:11
bonsai
Bergsom, meu caro amigo, se vc o diz, então volto atrás em minha colocação. 😂 😂 Afinal, depois de observar seus trabalhos nessa arte, acredito que sua idéia poderá ser mais interessante para essa jabu. 😲
Leonardo Lyra Lyrio19/04/2008 13:12
Bergson, Nicky,

Estou a pensar no pejin! Quando tiver com o projeto pronto postarei para os amigos ajudarem no destino desta Jabuti. Mas por enquanto não descarto outra opção. Portanto se alguém puder sugerir algo...fiquem avontade.

Abraço

Leonardo Lyra Lyrio