Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmos Chinês

Leonardo Lyra Lyrio13/04/2008 14:45
Ulmos Chinês
Um dos meus preferidos

Atualmente esse ulmos não está podado, foi pra engorda e vai ficar 2 nos sem podar

Abraço

Leonardo L. Lyrio
nickyfury16/04/2008 16:57
bonsai
Leonardo, eu optaria por desenvolver esse ulmus no estilo literati, considerando o lindo movimento que possui seu tronco, que é delgado o bastante para, devidamente aramado, possibilitar a adição de mais algumas curvas elegantes. 😄

Nesse caso, ao replantá-lo, deverá cuidar de escolher uma bandeja mais rasa, ou mesmo uma laje de pedra. Mantenha apenas dois galhos na parte mais alta, distribuindo-os em queda, para formar uma boa base aerea com eles. 😄
darkaso16/04/2008 21:58
Leonardo,

como o Nicky deu uma boa idéia para sua planta, achei que só de fazer uma aramação e uma boa poda te ajudaria a iniciar o estilo, claro que teria que dar acabamento.

Acho que ajuda é ter uma idéia. Um vaso mais para orgânico seria melhor.

T+
Alexandre S. Coelho16/04/2008 22:09
Oi Leonardo

Bom desenvolvimento sua planta teve neste tempo!

Sugiro que não deixe toda ela crescendo a vontade, e sim apenas um galho de sacrifício, escolhido mais ou menos na metade da planta... assim você consegue manter a estrutura atual, sem engrossar toda planta 😉
nickyfury17/04/2008 15:30
bonsai
Apenas um lembrete: se preferir manter a estrutura atual, aconselho replantar em uma bacia, deixando varios brotos apicais crescerem à vontade, para forçar o engrossamento do tronco. 😲

Como está, não há harmonia visual nem estética, vez que os galhos apresentam uma massificação (densidade) superior à estrutura do caule. Além disso, os galhos se mostram "pesados", muito alongados, em desproporção até. Com o engrossamento do tronco, poderá advir a conicidade (base mais larga que o topo), o que não existe atualmente em sua planta. 😲

Um paliativo, se preferir deixar como está: reduza o comprimento dos galhos, elimine o excesso mantendo a densificação minima (os galhos devem sobrar mais retos, e não tão para baixo como agora), e replante em uma vaso retangular ou oval, cuidando que as raízes fiquem mais rentes ao solo. Isso irá agregar uma aparencia mais firme e robusta, retirando o "ar jovial" que sua planta ora apresenta. 😄
Leonardo Lyra Lyrio17/04/2008 20:25
Nicky,

Como disse...essa planta está na engorda (escorredor/mamadeira) e ja foram realizadas correções no nebari, inclusive foram retiradas raízes que foram usadas como estacas que estão brotando vigorosamente.

Só tenho um objetivo nessa planta agora...engrossar o tronco e dar conicidade gosto muito do movimento deste tronco a estrutura vou deixar pra definir daqui a uns anos, novos brotos virão com certeza e os galhos serão selecionados.

Abraço.

Leonardo Lyra Lyrio
nickyfury18/04/2008 17:14
bonsai
Leonardo, sábia decisão. 😄

Eu estava formando um ulmus no estilo kengai, e o tronco não apresentava conicidade, embora fosse grosso o suficiente. A melhor opção que encontrei foi a mesma sua: reconduzi a planta ao solo, onde está plantada há uns tres ou quatro meses. Acredito que em dois anos irá melhorar o suficiente para retornar ao vaso. Claro, terá que ser um vaso bem maior, então. 😄