Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Outro Ulmos Chinês

Leonardo Lyra Lyrio13/04/2008 15:13
Outro Ulmos Chinês
Meu preferido,

Agora esse também voltou pra engorda

Abraço.

Leonardo L. Lyrio
Leonardo Lyra Lyrio17/04/2008 20:20
Sem opiniões?

Subindo tópico
nickyfury18/04/2008 13:46
bonsai
Leonardo, a melhor coisa a fazer, vc fez: colocou para "engordar". O engrossamento do tronco principal irá proporcionar a conicidade que nesse momento é o crucial. Eu aconselho uma redução no comprimento dos galhos, favorecendo apenas o desenvolvimento da brotação apical, que irá "puxar" o engrossamento. O famoso galho de sacrificio realmente funciona para isso. 😄
tuchë gama19/04/2008 14:59
NICKY,
DESCULPA A PERGUNTA 😮ops: 😮ops:
MAS EH UMA DUVIDA QUE EU TENHO
NO CASO DE ESCOLHER GALHOS DE SACRIFICIO NA PARTE SUPERIOR
DO PLANTA O TRONCO AINDA ASSIM EMGROSSARIA DE FORMA CONICA ❓ ❓

GRATO
araldi19/04/2008 16:35
Na minha ignorante opinião acho dificil dar conicidade sem fazer uma poda radical, esta poda pode ser feita logo no início do trabalho, assim a cicatriz desapareceria com o tempo.

A técnica de dar conicidade utilizando o engrosamento dos primeiros galhos juntamente com otronco me agrada mais, mas concordo que é mais trabalhoso e difícil.

Quanto a galhos de sacrifício funcionam mutio bem, apenas é preciso tomar cuidado para deixar mais que um galho no mesmo local para não provocar a chamada conicidade inverdida, que é um defeito muito difícil de corrigir.

Um abraço

Gerson Araldi
Qualytá Bonsai substrat
Leonardo Lyra Lyrio04/08/2008 19:17
Ulmos
Olá amigos,

O começo de uma planta é sempre muito feio, mas acreditando e com bastante paciência acabamos chegando próximo ao que desejamos, pode até ser que eu não viva o suficiente para ver esse pré-bonsai chegar ao calibre de tronco que desejo, mas estou explodindo de alegria ao vê-lo responder a uma desfolha tão surpreendente após 17 dias.

O nebari é um show a parte e está indo de vento em popa de casa nova com espaço suficiente para se desenvolver.

Acho que os patamares também deu uma melhorada e está menos embolado.

Opinem,

Leonardo Lyra Lyrio
Leonardo Lyra Lyrio04/08/2008 20:34
Estou a escolha de um vaso

Alguém sugere modelo e cor?

Obrigado

Leonardo L. Lyrio
Cláudio José Teixeira06/08/2008 21:08
Leonardo,

Sempre bom rever esta planta.

Existe muita coisa para se falar sobre galhos de sacrifício, engorda e conicidade, o tempo neste caso não é meu aliado. Dê uma olhada nesta matéria que fiz para outro fórum, ela se ajusta muito bem para teu exemplar, já que ele possui muito em comum em relação a todas as plantas apresentadas.

http://bonsaistudio.forumvila.com/bonsaistudio-about981.html

Obs: No caso do link acima não poder ser mostrado neste espaço, favor retirar esta mensagem.

Espero ter ajudado,

Abraços,

Cláudio.
Leonardo Lyra Lyrio07/08/2008 20:40
Ulmos
Cláudio,

Coletei algumas raízes desse ulmos no ultimo transplante, mais tarde posterei aqui os resultados.
Algumas raízes mal posicionadas com boa espessura, economizou bastante tempo no desenvolvimento.

Abraço.

Leonardo L. Lyrio
Leonardo Lyra Lyrio21/08/2011 21:42
Atualizando a evolução
Desfolhado hoje. Estou devendo um vaso a essa árvore!

abraço
Leonardo Lyra Lyrio21/08/2011 21:50