Nova Goiabeira
Mauro Kugler Filho13/04/2008 17:55
Nova Goiabeira
Olá pessoal, olhem só a goiabeira que coletei nesse domingo!!
Acredito que essa foto seria a melhor frente devido ao nebari, que agora esta escondido até que se faça a recuperação das raizes:
E essa a parte de tras:
Gostaria de saber as idéias de vcs para ela, acredito q é um excelente material.
Obrigado.
Franz Lopes13/04/2008 18:33
Que bela coleta amigo!!!
Algo que me impressionou muito é a estrutura do tronco e o nebari respeitoso...
Parabéns! 😄
Franz
pauloventura13/04/2008 20:00
Olá Mauro! Muito prazer!!
Bela goiabeira ,tronco ja extruturado com excelente potencial.Mas o que me chamou atenção foi a visivel saúde de sua planta o que ja é um ótimo
começo.Quanto ao estilo penso que vc fez a poda inicial sem definir entre
2 estilos um com o aproveitamento do excelente tronco, ai vc teria que retirar todos os galhos p/um moyoji. outro preservando mais as caracteristicas da goiabeira q/ seria o hokidachi, como preferencia pessoal
eu ficaria com o belo tronco p/ o moyoji e frente da foto 2 esta é a leitura
que faço não sei se bate pelo menos em parte com a sua??
Não deixe de mostrar pra nos a evolução desta planta ,que tenho certeza
sera um belo bonsai.
Grande abraço.
Pv
Franciane13/04/2008 20:18
Oi Mauro,
Que bela muda heim!!
Eu também coletei uma muda de goiabeira assim estes dias atrás.
Estou ansiosa pra ver as brotações dela.
edson060514/04/2008 01:23
Mauro,
ótima coleta!!! É uma "muda" de respeito, pela saúde que aparenta e pelo calibre do nebari... Além do que, nestas fotos, deu pra ver de relance as outras preciosidades que tens em casa!!!
Um abraço.
Edson.
Alcides Junior14/04/2008 08:37
Parabéns pela coleta, tens um material de muito potencial.
Vamos aguardar a evolução.
joellagunasc14/04/2008 21:57
Mauro , tens ideia se a goiabeira tem uma brotação rapida ou lenta?
Grande potencial esta tua , parabens
Joel
Elio14/04/2008 22:16
Olá Maura!
Belíssimo material! Parabéns!
Faço coro à observação do Paulo Ventura. Mantendo a atual estrutura vc terá material para um bom hokidashi, contudo deixando só o tronco principál vc poderá fazer um belo moyogi.
E só optaria, no caso de um moyogi, pela frente da última foto.
Abraço
pauloventura15/04/2008 10:43
Caro Mauro!!
Na minha sugestão p/moyoji citei a foto (2) como frente,mas a boa
reamente é sem dúvida a frente da ultima foto não so pelo movimento
do tronco mas tambem porque esconderia o corte do galho grosso .Elio
valeu a sua obs so por estes 2 motivos que citei ja justifica esta frente.
Grato p/olhar atento,e claro que são apenas sugestôes viu Mauro!!
G abraço a vcs .
PV
Charles15/04/2008 14:50
Oi Mauro, tudo bem?
Você tem certeza que quer cuidar desse "problema imenso"?... 🙄 🙄
Eu posso te poupar desse trabalhão e me ofereço prá cuidar do "abacaxi"... 🙄 😉
Bem Mauro... falando sério agora, acho que voce tem em mãos uma planta absolutamente fantástica!... 😉
Muito legal você enxergar o potencial dessa goiabeira!... 😉
Eu li e concordo com as opiniões dos colegas e vejo 2 pontos fortes dessa planta, começando de baixo prá cima:
1- o nebari, que dá prá notar apenas um pouco na planta antes da coleta, parece ser muito bom... 😉
2- o tronco, desde o nebari até um pouco acima do primeiro "V", me pareceu maravilhoso, seja pela solidez na base, a grossura, o movimento, a conicidade, a textura e cores da casca, típicas da goiabeira e, um ponto importante........ a perfeição da casca toda, sem cicatrizes ou marcas... 😲 😉
Pessoalmente, antes de definir o estilo, pensaria em preservar essas 2 características intactas... de tão boas que me parecem... 🙄
Ainda sem pensar em estilo, acima do ponto em que os dois lados do primeiro “V” novamente se bifurcam (ou trifurcam!!!... 😕 ) eu acho que a conicidade fica um pouco prejudicada, nos dois troncos. Eles seguem acima da curva com quase o mesmo diâmetro. Entretanto, é exatamente nestas 2 bifurcações que existem galhos secundários importantes....
Nesse ponto, eu pensaria no seguinte:
- Podar os dois troncos principais onde ambos se bifurcam, a partir de onde os galhos secundários assumiriam o papel de dar continidade à estrutura primária ... Com isso, penso que conseguiríamos 2 efeitos talvez interessantes:
1- restabelcer a conicidade a partir da da estrutura primária, agora entendida como sendo os 2 troncos...
2- compactar o bonsai, reafirmando sua característica de planta robusta, sólida...
A poda desses 2 troncos vai provocar marcas bem visíveis, mas acho que poderiam ser amenizadas, ou mesmo valorizadas, pelo seguinte:
1. a goiabeira muitas vezes cicatriza totalmente nos locais podados, o que faria desaparecer as marcas da poda, a longo prazo... 🙄
2. em locais onde não cicatriza totalmente, a goiabeira cria calos muito bonitos que emolduram o local da poda, o que poderia ser trabalhado como sendo urôs que valorizariam a planta... 😉
Como a planta acabou de ser podada e replantada, sugiro que você dedique todo o tempo em que ela se recupera para sentir e decidir com muita calma a sequência de trabalhos.... 🙄 🙄 🙄
Finalmente, agora voltando a estilo, desconfio que, se adotar as sugestões acima e, com as brotações que surgirão, o estilo do bonsai tenderia para um hokidachi, que se aproxima do estilo natural da goiabeira... 🙄
Parabéns pelo belíssimo material.... e boa sorte... 🙄
Charles
Mauro Kugler Filho19/04/2008 15:39
Olá pessoal!
Valeu pelos comentários e idéias, estão sendo de grande valia para esse projeto.
Considerando a idéia exposta acima, tentei fazer uma projeção:
Perdoem a falta de afinidade com projeções gráficas....hehehe.....mas se conseguir deixar assim ficaria um belo bonsai mesmo.
Um abraço a todos.
obs: Joel, não sei se vc viu aquela outra goiabeira que eu postei em uma outra ocasião, mas só para vc ter idéia, os galhos principais foram podados e refeitos em 1 ano. Considero uma espécie de brotação rápida.
Flavio Francisco23/03/2010 18:04
Olá Mauro
Como está a sua árvore hoje? Você fez estes cortes da sua projeção? Pretendo fazer esta mesma poda em uma jabu e gostaria de saber como ficou seu bonsai hoje.
Atualiza pra gente.
abraço
RicardoGV23/03/2010 21:51
Muito interessante...
Vi somente hoje este exemplar aqui postado, que nem tenho palavras depois de tudo dito sobre ele.
Mauro, se puder postar novas imagens desta bela goiabeira, ficaremos satisfeitos...
Será um prazer acompanhar esse trabalho de vista tão promissor.
RicardoGV
Laudir24/03/2010 08:59
Coletei um filhote de goiabeira... nao vejo futuro pq ele tem vários galhos saindo diretamente das raízes. Vou planta-la no chão... doar...
Vou namorar outra goiabeira para coletar... com um porte maior.
Uma coisa que eu sei é que a goiabeira aceita bem podas drásticas e até das raízes. A que eu coletei, detonei... cortei toda a copa e ainda fui e podei as raízes ... tá que é uma maravilha de tao bem recuperada ...
Felipe N Alves24/03/2010 10:23
Mauro!
PARABÉNS pela goiabeira!! Muito Linda e com muito potencial!
resumindo: FANTÁSTICA!!!!
Não deixe de nos presentear com o acompanhamento da evoluçao dela!
Um grande abraço!
Renato Rodrigues Roehrs24/03/2010 17:57
Mauro, somente somando ao que os outros colegas já disseram... tua planta tá simplesmente fantástica! Promete!
O calibre do nebari é incrível!
Me chamou a atenção o substrato que está usando nela. Terra vermelha ou somente caco de telha? Pelo menos é o que vi...
Continua postando a evolução dela pra gente!
Abraços.
Pozzana14/11/2010 02:24
Como ficou essa??
hraphi14/11/2010 14:50
Que material fantástico, ainda acho uma assim...
ROSIMEIRE E. G.19/03/2013 15:49
Olá! Como está a goiabeira?
bonsaitakin19/03/2013 16:01
acompanhando para ver cmo esta essa blz.... 😎 😎 😎 😎 😎 😎
Andre Antoniazzi19/03/2013 19:58
goiabeira
Ola Mauro,poderia atualizar a goiabeira pois tenho um imenso interesse e vontade de ter ua especie desta mas ja tive umas dez e quando ela parece ter se recuperado acaba morrendo e nao consigo definir porque.Aqui na minha regiao e um celeiro delas de todos os tipos,tamanjos e calibres voce nem imagina e estou com vontade de coletar umas novamente pra tentar novamente este ano.
Abracos
Tiago R23/04/2014 20:44
Nos atualize sobre essa beleza.
Lucas Sbardelotto23/04/2014 20:55
ótima planta, sucesso na recuperação
O Guardião25/04/2014 17:25
acompanhando
acompanhando
marcelo bh15/12/2014 21:45
goiabeira
qual substrato voce tem usado na goiabeira