Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Inciante sim, mas to aprendendo...

Marlon Fontoura15/04/2008 13:33
Inciante sim, mas to aprendendo...
Olá para todos foristas, comprei algumas mudas, e gostaria de opniões a respeito de cuidados e estilos para cada uma delas, pesso tbm que indiquem a época melhor para a desfolha, qual adubo usar...enfim coisas que todos principiantes perguntam...
Resolvi aprender essa arte pois meu trabalho eh muito estressante(agente penitenciário), e vi que isso me ajudaria. Vejo que já esta dando resultados... ja faz uns 6 meses que comecei... ainda nao tenho um bonsai adulto mas tenhos essas crianças, e pesso que possas me dar uma luz...
No mais fico agradecido por toda ajuda que vier...
Esse buxus é o mais velho da turma:

Será que fiz o certo?

Tuia jacaré

Olha, essa daqui não sei qual espécie, mas era assim...

E ficou assim:

Tuia goldem

E por último um ipê. Fiz esta aramação mas aceito opniões

O sábio procura aprender. O ignorante tenta ensinar.
nickyfury15/04/2008 16:50
bonsai
Bem, sábio Marlon, sendo eu um humilde ignorante, tentarei ensinar o muito pouco que sei. Mas antes, gostaria de saber em que região do país o nobre colega habita, pois isso poderia facilitar, e muito, futuras explanações sobre cultivo das espécies que vc resolveu adotar para cultivo e consequente formação e estruturação em bonsai. 😲

Quanto às espécies que adotou, seria interessante postar fotos mais nítidas, com maior claridade incidindo sobre elas, de maneira que facilitaria identifica-las pelos nomes corretos, que não são os que vc usa, lamento dizer. 😲

No tocante a estilo, maneira de cultivo e como proceder, seria interessante vc fazer uma visitinha ao site do Atelier, onde há excelentes matérias postadas por foristas e bonsaistas, em que ministram, gratuitamente, informações e verdadeiras aulas sobre vasta matéria, incluso a que hora vc busca, para ampliar sua sapiencia. 😄
Nivorley18/04/2008 16:37
Olá Marlon..
Também sou iniciante, e a poucos dias comprei algumas mudas de buxinho, serrissa, jabuticaba e ficus....
Já li bastante sobre bonsai, mas so comecei a aprender algo quando coloquei a mao na massa mesmo (digo, nas mudas rsrsr). e mesmo assim munhas mudas nao ficaram muito boas, rsshihh . O importante é não desistir...
Acho que aquela muda que vc diz nao saber o que é, é uma muda de murta... eu tenho umas aqui. E o que voce diz ser ipê, esta bem diferente dos meus, sera que as suas folhas sao bem novinhas, ou entao nao é ipe!??

boa sorte com suas mudas... e bem vindo ao forum!
Aqui vc vai aprender bastante, tem um monte de caras aqui que sao fera nessa arte.
te mais.
Elio18/04/2008 19:43
Ol,á Marlon!

Seja bem vindo ao fórum. Tem gente muito boa aqui para ensinar. O velho amigo Nick e o Nivorley já te deram algumas dicas muito importante.
Vasculhe os artigos do site do Atelier do Bonsai.
Quanto à primeira espécie é, realmente, um Buxus. A segunda é um ligustro variegata ou ligustrinho. E o último é um Ipê, o qual mostra que vc já está pegando o jeito de aramar.
Um conselho, a questão de desfolha é bem complexa e importante para um fase posterior, sob pena de vc perder uma planta ou mesmo parte dela, como é o caso da buxus, o qual não aceita bem deixar um galho totalmente desfolhado.

É isso aí, amigo. Bola pra frente!
Abraço