Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

sementes de Pinheiro Negro

marco_avelar18/04/2008 18:49
sementes de Pinheiro Negro
Alguém sabe como identificar e proceder no recolhimento de sementes de pinheiro negro? Perto da minha casa há várias árvores da espécie e a rua sempre fica cheia de pinhas. (fotos serão bem vindas) 😉
Erik Wroblewski19/04/2008 22:28
...
Marco:

Eu, cá em Curitiba, recolho as pinhas mesmo, e em casa vejo se há sementes nelas. Quando ao alcance, pego-as diretamente da árvore, antes de abrirem, quando não, recolho as pinhas que estão no chão, pois a maioria não solta todas as sementes antes de cair.

Dentro de cada abertura das pinhas, tem uma espécide de "papelzinho", a "asinha" da semente. Você pode puxá-lo com uma pinça, ou fazer como eu (que nunca quro perder nenhuma) e desmontar a pinha começando por cima, que fica bem mais fácil. A semente fica na ponta interna dessa "asinha", dentro do "papelzinho".

Das que plantei, não nasceu nenhuma ainda - não sei se estou fazendo algo errado, por exemplo, não sei se tem de fazer estratificação, ou se o problema é com as sementes mesmo - mas peguei um monte.

Algumas, inclusive, já enviei para alguns amigos aqui do fórum. Só não posto fotos, por que não tenho, desculpe.

Desejo-lhe boa sorte na coleta e um bom fim de semana a todos!
Luca20/04/2008 00:23
Deixe num copo de agua por um dia e plante numa mini-estufa de garrafa pet.
marco_avelar20/04/2008 00:35
Erik, obrigado pela explicação, vai me ajudar muito.
Luca, como é essa mini-estufa? Obrigado pela ajuda.

Bom fim de semana.
Emerson21/04/2008 09:48
Re: ...
Bom dia Erik. Eu moro Ctba também. Aonde você pega estas pinhas? Obrigado.

Erik Wroblewski escreveu:
Marco:

Eu, cá em Curitiba, recolho as pinhas mesmo, e em casa vejo se há sementes nelas. Quando ao alcance, pego-as diretamente da árvore, antes de abrirem, quando não, recolho as pinhas que estão no chão, pois a maioria não solta todas as sementes antes de cair.

Dentro de cada abertura das pinhas, tem uma espécide de "papelzinho", a "asinha" da semente. Você pode puxá-lo com uma pinça, ou fazer como eu (que nunca quro perder nenhuma) e desmontar a pinha começando por cima, que fica bem mais fácil. A semente fica na ponta interna dessa "asinha", dentro do "papelzinho".

Das que plantei, não nasceu nenhuma ainda - não sei se estou fazendo algo errado, por exemplo, não sei se tem de fazer estratificação, ou se o problema é com as sementes mesmo - mas peguei um monte.

Algumas, inclusive, já enviei para alguns amigos aqui do fórum. Só não posto fotos, por que não tenho, desculpe.

Desejo-lhe boa sorte na coleta e um bom fim de semana a todos!
GustavoLP23/04/2008 00:01
Pessoal, eu tenho as fotos das sementes. 😉

Já havia postado em outro tópico.

Acho que são essas que vcs estão discutindo!

abraço a todos
marco_avelar23/04/2008 01:41
Gustavo, obrigado pela foto, confere com o que eu achei.
pauloventura23/04/2008 16:44
Caros amigos Marco/Erik

Gostaria se possivel que me esclarecessem uma duvida,se as referidas
sementes são do pinheiro negro(pinus thumbergii )ou(pinus elliot)
Grato g abraço.
Pv
Luca23/04/2008 17:50
Eu acho que é do taeda ou elliotti.