Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

serissa foetida morre sempre no transplante

MARCIO ROLDÃO11/06/2005 19:46
serissa foetida morre sempre no transplante

AMIGOS
TENHO SERISSAS CUJA VARIEDADE TEM UMA ORLA BRANCA EM VOLTA DA FOLHA, ESTAVAM EM TREINAMENTO EM VASO, QUANDO CHEGA A ÉPOCA DO TRANSPLANTE PARA VASO OU BANDEJA ELA NÃO PEGA E MORRE.TENHO UM AMIGO BONSAISTA HA 10 ANOS QUE JA PERDEU PLANTAS TREINADAS A 5 E 6 ANOS E MORRERAM TODAS AO TRANSPLANTAR, E O PIOR NÃO CONSEGUIMOS DESCOBRIR O MOTIVO JA QUE FAZEMOS TUDO NA ÉPOCA CERTA ( PRIMAVERA ) COMO MANDA O FIGURINO. AGRADEÇO A TODOS SE PUDEREM NOS AJUDAR
ABRAÇOS O FORUM ESTA CADA DIA MELHOR
MÁRCIO ROLDÃO
Illex11/06/2005 21:48
Re: serissa foetida morre sempre no transplante
Olá Marcio,

Poderia nos escrever como seria o processo de transplante efetuado por voce e seu amigo, assim teriamos uma ideia melhor do que poderia estar acontecendo. E olha essa variedade se chama Serissa Variegata, justamente por causa da orla branca em torno das folhas a maioria das plantas com essa orla é seguida do nome da planta + Variegata, por exemplo Ficus e sua variedade com orla branca Ficus Variegata, e realmente essa especie de Serissa é mais complicada de trabalhar do que a serissa chinesa que aceita com melhores resultados a arte do Bonsai, porém sabneod domesticar a Variegata ela se torna uma linda árvore. Entao esperaremos mais informações para podermos te ajudar. Espero ter ajudado t+.

Abraços:

Illex
Rodrigo-RS11/06/2005 22:08
Re: serissa foetida morre sempre no transplante
A serissa variegada ( variegata)... é muito "enjoada" a serissa foedida comum,... é um inço.... quando vc for podar uma serissa dessas os galhos que caem no chão muitas vezes enraizam em quaisquer condiçoes...
A variegada normalmente ocorre a manifestação de um fungo nas raizes conhecido por phitophora, se os procedimentos tomados no transplante foram padrão, pode ser a ocorrencia desse fungo que é mais normal nessa variedade,...
Os sintomas são brotos pretos, folhas amareladas, galhos pretos.. ate a morte....
Elio13/06/2005 18:27
Olá Márcio !

Acho que, como o Ilex disse, vc pode estar com problemas de doença nas serissas. Digo isso pq eu tenho 8, sendo 6 variegata e, olha......judio bastante das coitadas e elas nada sentem (podo, transplanto, aramo, só falta bater nelas......rs)

Básicamente cuido do seguinte:
- Boa insolação (dia todo)
- Muita água
- Substrato muito bem aerado
- adubo só com osmocote 15.9.12 que é o único com micronutrientes

Abraço