Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com estilo-Ficus

marco_avelar19/04/2008 23:11
Ajuda com estilo-Ficus
Preciso de uma ajuda com esse ficus.Qual é o melhor estilo a seguir? Pretendo que ele fique baixo, o ponto em que ele sofreu a poda drastica tem +ou- 11 cm e tem uma excelente conicidade. Será que os primeiros galhos devem sair da lateral do tronco ou do topo, onde sofreu a poda? Agradeço se alguem puder fazer uma projeção.

parte de trás?
marco_avelar20/04/2008 02:01
Mais uma coisa: esse meu ficus esta ficando com algumas folhas amarelas mas o aspecto geral é bom. Sera que é normal? O tempo esfriou e isso começou a acontecer. No local onde ele esta há outro ficus, um variegata que tambem esta postado aqui, que não está com nenhum problema.
Luca20/04/2008 10:34
Pode assim:

Pode os galhos novos pela metade para formar uma boa estrutura de copa e arame .Ele pode ficar assim :

Rapha20/04/2008 11:02
Adorei a projeção
Fernando Andrade20/04/2008 13:11
por aí mesmo....
marco_avelar20/04/2008 23:21
Luca, valeu pela projeção, Rapha e Fernando obrigado pelos comentários. Eu só não tenho certeza de uma coisa: os galhos que estão a esquerda estão na mesma altura do nebari eu estou em duvida se eu os podo e espero novas brotações mais altas e depois as traciono para baixo para compor a copa ou se o primeiro galho da esquerda pode ficar ali mesmo. Acho que esse ficus é um Boni, os galhos são muito quebradiços um deles rachou enquanto eu tentava ver qual era a melhor posição para ele e isso dificulta a aramação.

Obrigado pela ajuda.
Marcos Castilho21/04/2008 11:34
A projeção ficou boa, excelente. Aí com as novas brotações e formação da copa você pode até pensar em um mame.
Elio21/04/2008 18:25
Olá Marco!

Vc tem uma excelente muda em mãos!
Eu gostei da projeção do Lucca. Para atingir esse objetivo, sugiro podar o tronco entre a axila do primeiro galho da esquerda, até a axila do galho mais grosso da direita.
Pode, rente ao tronco, aquela raiz aérea da direita.
Estou fazendo um ficus assim. Se quiser tiro e posto foto.
Ah, é um Ficus retusa.

Abraço
joellagunasc21/04/2008 18:30
Marco estas com uma linda arvore , seu nebari é fantastico.
Deixa engrossar mais seus galhos antes de aramar.

Parabens
edson060521/04/2008 21:18
Marco,
vou dar a minha opinião de iniciante: um MOYOGI com esta forma:

Até mais...
Edson.
marco_avelar23/04/2008 02:16
Elio, obrigado pelas sugestões. Realmente a poda daquela raiz pode deixa-lo mais harmonioso. Seria bom ver as fotos do seu ficus.

Joel, eu vou fazer o que você disse, deixar engrossar os galhos, até porque a altura da planta não vai permitir uma grande quantidade de galhos e os galhos que ficarem vão ter que sustentar uma copa mais densa.

Edson, gostei da projeção. Um apice mais à direita dará mais equilibrio em relação ao nebari. Não dá para ver muito bem na foto, mas a poda drastica está a direita, vou tentar virar o apice para lá, mas se não ficar bom, no futuro, eu substituo com uma nova brotação que nascer à direita da poda.

Obrigado a todos 😄 .
marco_avelar23/04/2008 02:23
Quanto a estrutura de galhos, acham que deve ser um moyogi ou hokidachi ❓ ❓ ❓ .
edson060523/04/2008 09:00
Marco,
a minha tosca projeção sugere um MOYOGI, inclinando a muda para a esquerda num próximo reenvase; mas um HOKIDASHI também é viável e talvez seja o mais natural neste caso. Eu quis lhe dar uma outra possibilidade 😉
Abraço.
Edson.
nickyfury23/04/2008 13:19
bonsai
Perdoem minha humilde intromissão, mas esclareço que as duas projeções visam formar um ficus estilo MOYOGI. 🙄

Para ser um HOKIDASHI, é necessário que o caule seja reto. No caso, mesmo mudando o angulo de plantio/envase, continua a ter movimento singular, compatível com o que caracteriza o ereto informal (MOYOGI). 😄

Eu, particularmente, prefiro a primeira projeção, por priorizar uma ótima estruturação aerea, graças a densificação. Há que cuidar apenas de, antes de mais nada, replantar em um vaso um pouco maior que essa bacia, atentando para o posterior desenvolvimento. O vaso é melhor que escorredor, pois o caule está formado, há um ótimo nebari a ser explorado, e a copa será trabalhada visando o refinamento. 😄
Elio23/04/2008 15:08
Olá Marco!
Só para dar uma idéia do que propus acima.
Espero que ajude.

Essa é uma planta que estou trabalhando.
A muda bruta era assim:

Preservei o galho da direita e apenas um galho mais fininho da esquerda e inclinei a planta um pouco para direita.
O Galho da direita já está do porte que eu quero. Agora é deixar crescer livremente o da esquerda, o de fundo e o ápice.

nickyfury23/04/2008 15:15
bonsai
Elio, nada como a experiência solidificada em anos de boa prática bonsaistica para, num bom momento, visualizar um trabalho interessante como esse que vc reformulou para sua planta. 😄

Eu apenas sugiro inclinar um pouco para a frente todo o conjunto, quando do próximo reenvase, para permitir a manutenção dessa raiz central. Do contrário, creio que ela terá que ser substituida, para não "roubar" a cena. Ou mantida, para uma complementação futura, via enxertia. 😄
Elio23/04/2008 15:33
Fala velho amigo Nicky!

Quanto à minha experiência posso dizer que já sai do pré-primário e estou no primeiro ano. Até concluir o ensino básico e entrar para a faculdade, tem muito chão...........rsrs!

Vc tem razão, não só essa raiz central como a da direita me incomodam. Reposicionar mais pra frente resolve um pouco. Estou pensando em, nos próximos transplantes, não podar essas 2 raízes para que engrossem mais.

Abração

PS.: Marco, desculpe discutir minha planta com o Nicky, no teu tópico.
marco_avelar23/04/2008 23:28
Elio, obrigado pela foto e sem nenhum problema em discutir a sua planta(otimo trabalho diga-se de passagem) toda discussão é valida e só acrescenta.

Nicky, obrigado pela "intromissão", fique sempre à vontade...

Agradeço a colaboração de todos.
Alexandre S. Coelho25/04/2008 06:04
Oi Marco

Muito bela base você tem em mãos ❗

Vou deixar mais um desenho com tudo que já foi dito pelos amigos foristas:

Acho que alguns pontos devem ser levados como prioridade, partindo deste projeto...
- Fazer o corte e tratar a cicatrização;
- Escolher os galhos que farão parte da estrutura, retirar os demais, para assim facilitar seus desenvolvimento;
- transplantar para um vaso bem grande, porém o mais raso possível. Muito bom para a espécie 😉
marco_avelar27/04/2008 01:15
Alexandre, vou tentar seguir esse modelo, obrigado pela projeção ela ficou muito clara e como sou iniciante com certeza vai me ajudar muito. Vou seguir as sugestões e assim que houver mudanças posto novas fotos.
PS: gostei do blog 😄 .