Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bosque de Jabuticabeiras

12
edson060520/04/2008 15:31
Bosque de Jabuticabeiras
Amigos,
aí está a minha primeira tentativa de fazer um bosque de Jabu...

Foto 01 DEZEMBRO/2006 Início de tudo. Comprei algumas mudas e coloquei-as sem muito critério neste aparador redondo para vasos de plástico

Foto 02 NOVEMBRO/2007 Neste ponto, resolvi mudar para uma bacia retangular de plástico, procurando não plantar as mudas alinhadas para, entre outras coisas, dar profundidade ao conjunto

Foto 03 MARÇO/2008 Aqui, tendo já estudado um pouco mais sobre a arte, resolvi transplantar as mudas para uma bacia maior e perfurada, formando um relevo no substrato para que algumas mudas ficassem mais altas que outras, como acontece na Natureza...

Foto 04

Foto 05 Alguns dias depois de pronto, após olhar e estudar o bosque por muitas vezes, pareceu-me que aqui do lado direito estava um pouco vazio e faltando triangulação na copa. Assim, tratei de plantar uma muda média onde aparece esta marcação em vermelho. Não tenho a foto desta mudança, pois não queria fotografá-lo no meio das outras mudas no quintal e nem carregá-lo por conta do peso... Farei esta foto na próxima atualização

Foto 06 alguns detalhes

Foto 07

Foto 08

Sugestões e críticas são sempre bem-vindas...
Abraço.
Edson.
Marcos Castilho21/04/2008 11:11
Edson como você fez para colocar mas mudas maiores no bosque???? Pois as Jabus tem aquela danada raiz pivotante qua deve ser eliminada aos poucos, e você fez o bosque colocando os torrões sem eliminar as raízes capilares???? E a raiz pivotante o que você fez? Eliminou ela por inteiro???
edson060521/04/2008 13:15
Marcos,
quando da compra, as mudas estavam acondicionadas em balainhos; foram feitas podas parciais das raízes pivotantes, preservando as capilares, que se desenvolveram bem durante o tempo em que as mudas permaneceram no aparador redondo.
Na mudança para a primeira bacia retangular fiz nova poda das raízes pivotantes deixando-as um pouco mais curtas; sem novamente interferir nas raízes capilares...
A minha intenção em formar o bosque já na bacia retangular é que assim, as raízes de alimentação podem crescer mais livremente para os lados, o que não aconteceria se estivessem plantadas individualmente em vasos menores; desse modo ficará mais fácil transplantar todo o bosque para um vaso definitivo...
Até mais...
Edson.
Marcos Castilho21/04/2008 13:47
Amigo Edson só mais uma perguntinha, pois eu amo muito as Jabus, tenho nove, mais uma em especial que colotei ontém direto na natureza com mais ou menos 12 anos vou postá-la num tópico, e pedir sua ajuda é que minha câmera está sem bateria agora está carregando. A pergunta é, você que tem mais experiência com as Jabus, quando poda a raiz pivotante você elimina um terço dela e preserva as capilares????
edson060521/04/2008 14:55
Marcos,
a função da raiz pivotante na jabu é a fixação da árvore no solo. Quando a usamos para bonsai, essa raiz perde a função visto que eventualmente fixamos a muda com arames no vaso de bonsai. A razão de eu ter feito a redução da pivotante em duas etapas, é que ao longo dela haviam muitas raízes de alimentação. As raízes de alimentação você deve sempre tentar preservar o máximo possível, principalmente no caso de uma coleta como você pretende.
Apesar de na ocasião haver reduzido a massa foliar, além de não mexer nas raízes capilares, não quis correr riscos e preferi esperar um pouco mais... mas se não for o caso dessa tua muda, pode podar a raiz pivotante bem no toco, tomando o cuidado de curar e aplicar uma pasta cicatrizante...
Um detalhe que esqueci de mencionar é que a parte mais alta do bosque está em cima de pedaços de lajotas de 6 furos, portanto com raízes bem rasas...
Abraço.
Edson.
Marcos Castilho21/04/2008 14:58
Então quer dizer que a raiz pivotante não "alimenta" a planta de um modo geral só as capilares???
Ivanil Pimentel Vieira21/04/2008 16:31
Olá,

como foi dito a raiz pivotante "pião" como aqui é popularmente chamado serve para a sustentação da árvore no sólo o que no bonsai é desneces-
sário.A raíz principal da jabuticaba não serviria para se obter novas mudas?Sem saber que algumas plantas se prestam para isso, enterrei 2 pedaços de raíz de ipê e consegui a brotação de uma delas.Será que alguém já conseguiu brotação a partir de raíz de jabu?

Abraços - Ivanil
edson060521/04/2008 21:01
Marcos, o Ivanil já respondeu a pergunta; de fato no bonsai a raiz pivotante não tem utilidade e não alimenta a planta visto que é apenas para sustentação...

Ivanil não sei responder a esta questão... tenho experiência com caliandras que brotam mudas de raiz, mas acredito ser possível, muito embora eu mesmo ainda não obtive sucesso. Temos uma jabuticabeira no quintal que o meu pai chama de jabuticaba do mato, depois de muitos, muitos anos dá frutos grandes, não muito doces, de casca grossa e a cor externa da casca não é totalmente preta...
Como se pode ver na foto, houve uma brotação em uma das raízes, (mesmo caso da pitangueira que temos no quintal!!) mas ainda não consegui um desenvolvimento de raízes capilares para fazer uma coleta...

Abraços.
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira21/04/2008 21:28
Edson,
vamos aguardar que algum forista já tenha conseguido sucesso com estacas de raíz de jabu.Será muito bom se isso for possível!

Abraços - Ivanil
tuchë gama22/04/2008 01:17
EH POSIVEL
EU JA FIZ ,
VALEU 😄
Marcos Castilho22/04/2008 13:05
Edson MUITO obrigado mesmo pela grande ajuda. Vou postar a minha Jabu hoje ainda.
nickyfury22/04/2008 16:23
bonsai
A construção e a mostra do passo a passo ficou muito boa, em minha humilde opinião. Apenas gostaria de saber quantas arvores usou, pois o ideal é que seja sempre um numero impar. 😄

Numa composição em bosque ou floresta, além de usar sempre plantas em numero impar, deve-se orientar sua distribuição de forma a permitir uma vista ligeiramente triangular quando apresentada a frente do bonsai. Essa triangulação pode ser feita numa unica vez ou em duas, se as plantas estiverem dispostas em dois grupos distintos, mas mesmo se duas, os dois triangulos juntos deverão formar um terceiro, maior. 😄

Para que isso fique mais fácil, geralmente existe apenas uma arvore que será mais alta que as demais, chamada de "mãe", distribuindo-se as demais dentro de um contexto tal que, a segunda em altura será o "filho" mais velho e a terceira mais alta, o "filho" mais novo, vinto a seguir as demais. 😄

O conjunto todo, depois de bem fixadas, quando por ocasião do reenvase, deverá sempre ser tratado como se fosse uma unica planta, e não várias. Isso significa que, ao proceder a poda do excesso de raízes, o critério é não tentar separar as plantas para isso, mas eliminar apenas a area externa e a parte inferior. 😄

Acredito que sua estrutura ficaria melhor se vc reduzisse o tamanho das pedras, que estão inadequadas, fugindo da harmonia visual do conjunto. Os galhos que crescem para dentro ou que cruzam os caules das plantas, bem como as raizes que cruzam, devem ser eliminados. 😄

Daqui a dois ou tres anos, quando for proceder o reenvase, prefira uma bandeja mais rasa, com a metade da altura dessa ultima. Selecione novas plantas, para aumentar a dinamica do conjunto e fortalecer a harmonia e o ritmo visual. 😄
edson060524/04/2008 00:02
nicky,
obrigado a você e a todos os amigos pelas sugestões e críticas...
Todo o conjunto tem 9 mudas dispostas formando dois triângulos: um menor na parte de cima, onde está a "mãe" e outro um pouco maior descendo para a esquerda. A razão de ter colocado tantas mudas é exatamente pelo fato de poder retirar alguma delas no futuro...
Abraço a todos...
Edson.
nickyfury24/04/2008 15:07
bonsai
Edson, considerando o bosque bonsai, o ideal, com o passar dos anos, é adicionar material, e não retirar, ok? No caso, 9 é um numero relativamente pequeno, em termos de quantidade de arvores. Então, poderá vir a acrescentar mais umas 8, menores, para melhorar a estruturação final. 😉
edson060514/04/2009 10:07
Atualização Abril 2009
Olá amigos,
seguem duas atualizações deste bosque de jabuticabeiras:

FOTO 09 Em DEZ 2007

FOTO 10 Neste ponto tentei criar patamares com alturas diferentes

FOTO 11 ABR 2009. Foram retiradas uma muda que estava junto ao tronco de uma das árvores grandes e eliminada uma das duas pequenas à direita. Depois disso foram replantadas mudando-as de lugar.

FOTO 12

FOTO 13 Vista lateral. Nota-se um vazio à direita. Talvez fosse o caso de plantar ali uma muda menor...

Bem pessoal, é isso aí.
Sugestões e críticas como sempre são muito bem-vindas.
Abraço.
Edson.
Marcos Castilho14/04/2009 18:46
Perfeito amigo está ficando ótimo. Com masi uns anos ficará show.
Ivanil Pimentel Vieira14/04/2009 22:49
Amigo, parabéns pelo teu bosque.Vá armazenando pedras para diversificar futuramente.

Abraços,

Ivanil
nickyfury15/04/2009 19:43
bonsai
edson0605, paabenizo o nobre colega pelo excelente trabalho obtido até agora. O caminho é esse mesmo. Observe na foto abaixo, uma composição dificilima de ser obtida, mas que ressalta bem a perícia técnica necessária para a composição perfeita de um bosque bonsai:

A distribuição das peças obedece a critérios pré-definidos pelo cultivador. Ele dispõe inicialmente a planta mãe, e a partir desta, as demais, finalizando sua composição com o acréscimo de plantas que preencham lacunas apenas se estas forem necessárias ao trabalho. No caso do seu bosque, a lacuna que vc questiona, não me parece necessitar de preenchiento. Há que validar a perspectiva, como forma de manter o ritmo da redistribuição efetuada por voce. 😄

Como exemplo, eis a foto de um bosque que, guardadas as devidas proporções, estabelece parametros com seu trabalho:

É importante a colocação das árvores de maneira que se evidencie a profundidade e perpectiva. Olhando-se de frente não se deve deixar que um tronco se interponha a outro. Marcelo Duprat, bonsaista/forista, foi quem escreveu isso, a respeito desse estilo, desenhado por ele:

Uma das melhores coletaneas de imagens sobre esse estilo, vc observa no link:

http://aidobonsai.wordpress.com/2009/03/15/yose-ue-e-penjings-maravilhosos/
edson060516/04/2009 01:48
Caro Nicky,
obrigado mais uma vez pelas colocações e dicas!
Grande abraço.
Edson.
edson060503/03/2010 23:04
Bem amigos,
aí está uma pequena atualização deste bosque. Foram colocadas mais 2 plantas, acho que agora são 9 ao todo. As fotos estão péssimas pois foram feitas no local sombreado onde o bosque vai descansar por uns dias. Muito pesado para ficar carregando sozinho... 😂 😂

FOTO 14 Antes

FOTO 15 Depois

Assim que puder coloco fotos melhores...
Abraços.
Edson.
Paulo W.M.04/03/2010 21:20
Tá muito bom!

A copa delas está crescendo bastante!
edson060503/08/2011 11:16
ATUALIZAÇÃO AGOSTO 2011

FOTO 16 Este bosque foi discutido no último Encontro da ABOP e foi consenso a retirada desta planta que estava na frente

atrapalhando enxergar a estrutura e uma endireitada na planta mãe que estava crescendo inclinada.

edson060503/08/2011 11:18
FOTO 17 Troquei de bacia dando uma pequena inclinação nas duas árvores que acompanham a planta-mãe ao centro. Não sei se ficou melhor...

edson060503/08/2011 11:19
FOTO 18

edson060503/08/2011 11:21
FOTO 19

12