Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpako5

joellagunasc20/04/2008 18:16
Shimpako5
Trabalhei este juniperus hoje e gostaria da opinião dos amigos foristas

Quando tirei um pouco da terra para ver seu nebari encontri um movimento muito bonito na base do tronco.

Poda das raizes

No vaso

Lado B

Gostaria tambem da opinião sobre qual frente eu escolho , pois fiquei em duvida de a primeira ou a segunda

Joel
edson060520/04/2008 22:49
Joel,
parece que o Shimpaku é mesmo muito maleável!!!
Eu voto na primeira frente com o jin à esquerda!!
Um abraço.
Edson.
marco_avelar20/04/2008 23:58
Ficou muito bom, parabens otimo trabalho......
Marcos Castilho21/04/2008 11:18
Amigo Joel a primeira foto, parece que ficou melhor. Agora é só aquardar e o tempo nos dirá como ele ficará.
joellagunasc21/04/2008 18:27
Joel,
parece que o Shimpaku é mesmo muito maleável!!!

Edson , realmente ele é bem maleavel , mas tem que ter muito cuidado pois pode secar alguns galhos .

Valeu Marcos e Marco Castilho.

Hoje mexi em outro Shimpaku , achei uma floricultura que tem bastante e a um preço bem em conta.

Abraços
Elio21/04/2008 18:28
Joel, belo trabalho. Parabéns!
Voto pela primeira frente. Tem um ótimo tachiagari (1º terço do tronco)
Abraço
tuchë gama22/04/2008 01:31
BONITO ,
VALEU 😄 😄 😄
VISTO DE PERFIL ELE TEM PROFUNDIDADE(TIPO UM ZIG-ZAG) ❓ ❓ ❓
nickyfury22/04/2008 17:06
bonsai
Joel, ficou um trabalho interessante, mas a repetição da curva inicial na parte superior ficou um tanto monotona. Variando a primeira frente, vc poderia optar por girar o vaso para a esquerda, apresentando um novo angulo, que iria melhorar essa diferença, harmonizando melhor o conjunto. 🙄

A outra opção, no caso, seria seguir a orientação da aramação, forçando a parte superior, a partir dos jin, girando-a visando melhorar essa estruturação, fugindo da monotonia visual. 🙄

De qualquer forma, escolha apenas um dos galhos cortados para jin, eliminando os demais, vez que eles partem todos do mesmo ponto, algo não muito natural, em se tratando de bonsai. 🙄

Após a rebrotação, dentro de um ano, aconselho pinçar as aciculas que estiverem acima e abaixo no galho. Isso abre um espaçamento tipo "leque" no galho, propiciando uma estrutura mais densa no rebrote, graças ao acesso da luz e calor solar. 😄
joellagunasc22/04/2008 18:53
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Joel, . . . a repetição da curva inicial na parte superior ficou um tanto monotona. Variando a primeira frente, vc poderia optar por girar o vaso para a esquerda, apresentando um novo angulo, que iria melhorar essa diferença, harmonizando melhor o conjunto. 🙄

Nicky , tua colocação foi muito oportuna pois me fez identificar um defeito que eu notava mas não sabia o que era. Se puderes esboçar um projeto mesmo que um rascunho no papel ,de como deveria ser o movimento do seu apice seria muito interessante.
Valeu a dica.

Valeu a dica Elio
tuchë gama , realmente ele ficou com um movimento em aspiral
Alcides Junior23/04/2008 08:18
Bela transformação Joel, seguindo as sugestões terá um bonsai muito belo em pouco tempo.
nickyfury23/04/2008 13:55
Joel, além de ser um péssimo desenhista, seja à mão livre, seja em photoshop, não saberia como postar tal trabalho aqui, para mostrar a vc a linha que sugiro para a continuidade do seu trabalho. 🙁

Mas, por outro lado, posso postar fotos de shimpaku, com trabalhos parecidos com o seu, que poderão servir de referencial para o que eu escrevi antes:

Observe que a linha sugerida pela permanência de apenas alguns poucos galhos faz toda a diferença:

Ao sugerir a vc mudar a frente, virando o vaso um pouco para a esquerda, ficaria um movimento mais interessante. Rebaixando um galho, por sobre o espaço da curva inicial, favoreceria essa frente, agregando mais elegância e harmonia visual.

Uma outra boa opção é aumentar a visualização do tronco, buscando uma densificação de copa mais alta. No caso, educa-se um galho que baixa por sobre a linha curva, fechando essa area, para criar um ritmo mais elegante para a finalização: