Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

SEMENTES DE MAÇA

tuchë gama21/04/2008 12:33
SEMENTES DE MAÇA
OLA A TODOS,

ALGUEM SABE SE AS SEMENTES DESTAS MAÇANS COMUNS DE SUPERMERCADO BROTAM SE PLANTADAS ❓ ❓ ❓

E QUAL E O TAMANHO DAS FOLHAS ❓ ❓ ❓

E AS DE UVA ❓ ❓ ❓

VALEU 😉
darkaso21/04/2008 21:07
Tchê,

a semente de maçã nasce quando ela já está marrom. É bom deixar por uns dias em água, quando iniciar a germinação plante. É mais garantido o resultado.

Para a uva até que nasce, mas a germinação é muito baixa. De umas trinta a quarenta que plantei nasceram três e duas delas ficaram tão mirradas que não vingaram. Mas a parreira pega de estaca fácil.

T+
stokmann21/04/2008 22:23
tuchë gama, para as sementes de maçã, constumo deixá-las em recepiente úmido dentro da geladeira, quando elas germinam planto elas normalmente.
tuchë gama22/04/2008 01:00
folhas de maçä
e o tamanho des folhas ❓ ❓ ❓
alguem sabe ❓ ❓ ❓
valeu 🙂
Lando22/04/2008 22:09
Re: SEMENTES DE MAÇA
Olá, TCHE, eu tive bons resultados com sementes vou postar para você ver!

Abraço!
Lando22/04/2008 22:15
Re: SEMENTES DE MAÇA
tuchë gama escreveu:
OLA A TODOS,

ALGUEM SABE SE AS SEMENTES DESTAS MAÇANS COMUNS DE SUPERMERCADO BROTAM SE PLANTADAS ❓ ❓ ❓

E QUAL E O TAMANHO DAS FOLHAS ❓ ❓ ❓

E AS DE UVA ❓ ❓ ❓

VALEU 😉

Olá, amigo, nascem sim. Mas nem todas...

Eu já havia postado um tópico a respeito sobre a experiência que tive, mas houve problemas com o servidor do fórum e alguns tópicos foram perdidos...

Bem, eu obtive êxito com várias sementes que plantei tanto de maçã quanto de uva.
E não encontrei nenhum mistério na germinação dessas sementes... Eu simplesmente as plantei.
Para mim sempre foi um "mito" de que tais sementes não nasceriam - meus pais mesmo chegaram a dizer que "NÃO NASCEM". Pois bem, aqui está:

Esta imagem é de 3 ou 4 dias depois de sua germinação. Foi fotografada em 06/08/04 Trata-se da espécie que conhecemos como "RUBI" (aquela uva carnosa vermelhíssima e docinha):

E aqui a imagem dela mais crescidinha - após 2 anos e 5 meses, fotografada em 15/01/07:

Este vaso de cimento eu fiz especialmente para ela (para formar uma parreirinha).

Noutro ângulo:

No dia 03/08/08 ela fará aniversário de 4 anos.
Será que algum dia ela via dar frutos??? Veremos!

Obs.: Só realizei 1 poda até hoje; foi uma "poda para crescimento". Pretendo este ano ainda, no mês oportuno, realizar "poda para produção de frutos". Hoje ela está um pouco mias desenvolvida (tronco mias grosso e mais estruturada) e notei uma boa diminuição de suas folhas.

Além desse exemplar eu tenho mais outras duas de mesma variedade; e uma outra da variedade "argentina".

PS: Depois vou fotografar minha macieira, que é "um poste" de mais ou menos 1 metro de altura e da grossura de um lápis - também proveniente de semente.

Abraço
bergson23/04/2008 20:33
Lando,

Fiquei maravilhado com seu parreiral.

A proporção é o equilíbrio de sua planta.
sandroguchilo23/04/2008 21:08
tenho alguma mudas de maça ,, adotei o "método " de simplesmente joga-las sobre a terra todas germinaram e já estão com uns 2 anos agora quanto a uva "parreira" acho mais viável que você obtenha por estacas (estaquia) ,, é mais rápido e você irá obter um material mais "idoso" para o trabalho.. abraços e sucesso!!!!!
Lando23/04/2008 23:48
Obrigado, Bergson!
Obrigado, Sandro!

Abraço!
Jefferson Paulo24/04/2008 15:08
Que beleza de parreira, nunca tinha visto uma dessas, mas achei muito bonita, na minha casa tem uma parreira enorme, vou tentar fazer umas estaquinhas... 😈

Quanto as maças, eu coloquei umas sementes em um guardanapo umido, depois dentro de um copo de plastico e tampei o copo...deixei na geladeira por uns 15 dias e germinaram todas, depois foi só plantar....mas antes deixei por uma noite as sementes dentro de um copo com agua, as que boiara, eu joguei fora...as demais foram pra gladeira...

Abraço a todos.