tuchë gama escreveu:
OLA A TODOS,
ALGUEM SABE SE AS SEMENTES DESTAS MAÇANS COMUNS DE SUPERMERCADO BROTAM SE PLANTADAS ❓ ❓ ❓
E QUAL E O TAMANHO DAS FOLHAS ❓ ❓ ❓
E AS DE UVA ❓ ❓ ❓
VALEU 😉
Olá, amigo, nascem sim. Mas nem todas...
Eu já havia postado um tópico a respeito sobre a experiência que tive, mas houve problemas com o servidor do fórum e alguns tópicos foram perdidos...
Bem, eu obtive êxito com várias sementes que plantei tanto de maçã quanto de uva.
E não encontrei nenhum mistério na germinação dessas sementes... Eu simplesmente as plantei.
Para mim sempre foi um "mito" de que tais sementes não nasceriam - meus pais mesmo chegaram a dizer que "NÃO NASCEM". Pois bem, aqui está:
Esta imagem é de 3 ou 4 dias depois de sua germinação. Foi fotografada em 06/08/04 Trata-se da espécie que conhecemos como "RUBI" (aquela uva carnosa vermelhíssima e docinha):
E aqui a imagem dela mais crescidinha - após 2 anos e 5 meses, fotografada em 15/01/07:
Este vaso de cimento eu fiz especialmente para ela (para formar uma parreirinha).
Noutro ângulo:
No dia 03/08/08 ela fará aniversário de 4 anos.
Será que algum dia ela via dar frutos??? Veremos!
Obs.: Só realizei 1 poda até hoje; foi uma "poda para crescimento". Pretendo este ano ainda, no mês oportuno, realizar "poda para produção de frutos". Hoje ela está um pouco mias desenvolvida (tronco mias grosso e mais estruturada) e notei uma boa diminuição de suas folhas.
Além desse exemplar eu tenho mais outras duas de mesma variedade; e uma outra da variedade "argentina".
PS: Depois vou fotografar minha macieira, que é "um poste" de mais ou menos 1 metro de altura e da grossura de um lápis - também proveniente de semente.
Abraço