Abner Figueredo22/04/2008 00:50
Alguem me ajude!!!!!!!!
Ganhei este bonsai da minha namorada após uma viagem a Penedo, ele começou a crescer e ficar muito verde e bonito, após 1 mes ele começou a secar. Já podei, reguei e adubei e ele não rege!!!!!! Não sei mais o que fazer, ele não pode morrer, alguem me ajude urgentemente!!!!!!!!

Este é o antes e o depois

Se alguem souber a espécie me diga. Obrigado.
Rapha22/04/2008 00:56
hospeda as fotos aqui
http://imageshack.us/
nem todos tem orkut e não consigo ver as fotos

Abner Figueredo22/04/2008 01:03
Obrigado Rapha, eu postei duas fotos
Abner Figueredo22/04/2008 01:12
Essa de cima foi o que eu dei p/ a minha namorada e ta muito pior que o meu. Essa aqui foi o que sobrou da minha
Abner Figueredo22/04/2008 01:14
Ops!!! desculpa... é essa aqui
Abner Figueredo22/04/2008 01:15
Abner Figueredo22/04/2008 01:16
Foi dificil mas eu consegui
edson060522/04/2008 01:43
Abner,
precisamos saber quantas horas de sol toma a tua planta e qual o regime de regas. O bonsai nesta outra foto parece encharcado, a julgar pela umidade que sobe pelo tronco. Água de menos e água demais não são boas para as plantinhas...
Abraço.
Edson.
Abner Figueredo22/04/2008 01:56
A minha planta não toma Sol hora nenhuma e costumo regar a noite só uma vez. A minha casa é coberta e não bate Sol. Quais os cuidados que eu tenho que tomar p/ tentar contornar a situação????
edson060522/04/2008 09:22
Abner,
me parece que essa tua planta é alguma espécie de junípero. Os juníperos adoram sol!!! se ela ainda não estiver fatalmente comprometida, precisa de sol urgentemente...
Até mais.
Edson.
Marcos Castilho22/04/2008 12:52
Aliás, Abner todos os nossos Bonsai necessitam de sol todos os dias.
nickyfury22/04/2008 16:47
bonsai
Essas tres plantas são o que de mais dificil existe para cultivo, em termos de bonsai. Muitos bonsaistas experientes deixam-nas de lado, evitando-as por apresentarem dificuldades quanto à rega, adubação, poda e aramação. 😲
A serissa variegada, que é essa de folhas brancas, costuma secar galhos e perder a estruturação quando aramada. A variedade de folhas sempre verde é a mais usada geralmente, justamente em razão disso. Aliás, quase todas as espécies que possuem folhas variegadas apresentam dificuldade de cultivo (ficus, acer, piracanta, citricas, etc). 🙁
A planta do lado direito da pedra, no vaso plastico retangular, é a mais comercializada pelos MAUSAISTAS, que são os famosos "fabricantes" de mausai. Por sua massa foliar compacta, e um tronquinho reto, atrai a simpatia, particularmente feminina, que compra para presentear ou apenas para ter em casa. Chamacyparis gracilis nana é o nomezinho dela. Mais comum, Falso Cedro japonês ou simplesmente NANA. Gosta de sombra e agua fresca, mas a sombra tem que ser em area externa, não de residencia ou quarto escuro. Precisa da insolação, isto é, luz indireta do sol, bem como de calor e vento, para ficar sempre verde. Não gosta de solo encharcado. 🙁
A primeira planta, ou a ultima, mostrada na foto desfocada, é uma variedade de cipreste comum, complicado até para os mais experimentados bonsaistas cultivarem-no como bonsai, que dirá para os iniciantes. Como o Falso cedro, é largamente vendido pelos mausaistas, vez que sua estrutura geralmente atrai simpatia imediata. 🙁
Essas plantas, embora vendidas como "bonsai", são na verdade os "mausai", assim chamados porque não importa o tanto que vc faça por eles, no sentido de tentar o melhor cultivo, no final sempre secam e morrem. Ainda mais quando submetidos ao trato que vc indica: interior da residencia, sem sol o dia todo, rega apenas na noite.... 🙁
São largamente vendidos por serem um produto altamente perecível e barato. Os que os envasam e os vendem, como esses das fotos, sabem disso. E sabem, igualmente, que não importa o que o comprador faça, sua planta fatalmente irá morrer, em razão de uma coisa ou outra. 😲
Bem, como vc quer recuperar, o que posso dizer? duvido que consiga, mas de qualquer forma, suspenda a rega por dois dias, exponha a planta ao sol pleno, vento, nesse tempo, e retire todo esse musgo, pedrinhas e pedrona desse vaso retangular. O musgo inibe o acesso da agua da rega, e mantem o solo encharcado, prejudicando as raízes. 😲
Para o futuro, prefira adquirir bonsai em locais qualificados e de confiança. E prefira plantas mais fáceis de ser cultivadas, vez que está iniciando na arte: ficus, caliandra, piracanta, jabuticabeira, bouganvillea. E lembre-se: qualquer que seja a espécie, o tamanho ou a forma, o cultivo implica em que a planta receba ao menos luz e calor solar uma vez ao dia, ainda que por duas ou tres horas apenas. 😈