Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

caco de telha não aumenta a drenagem?

anaestela24/04/2008 21:50
caco de telha não aumenta a drenagem?
1/3 de cada está bom. O caco cerâmico talvez não seja necessário. Tem uma retenção de água muito grande, pode ficar uma umidade exagerada. O pedrisco talvez sirva melhor nesse caso. O caco cerâmico seria mais para o escorredor, tendo mais efeito.

Acho que fiz uma grande besteira, pois coloquei caco de telha em vez de areia grossa numa mamadeira, achando que ele aumentava a drenagem.
Ou seja, queria diminuir a umidade e acabei aumentando...
😢

Tem solução??

Ana
pauloventura24/04/2008 23:48
Cara Anaestela muito prazer!
O caco de telha realmente aumenta a drenagem porem so deve ser ultilizado na composição do substrato em grânulos pequenos e homogénicos.So pra corroborar com o que ja foi muito bem colocado pelos amigos que me antecederam.o fundo da mamadeira deve ser todo perfurado com furos + ou - da grossura de lápis ai voce pode usar os cacos no lugar da tela e ficar com boa drenagem sem perder terra e nem
embaraçar as raizes na tela.Ta certo.
G abraço.
Pv
anaestela25/04/2008 08:05
Obrigada!.
Mas eu estava falando do caco menorzinho, aquele de 2mm. No fundo da mamadeira eu coloquei pedra de brita pequena, tamanho 1.
O caco de telha menor eu misturei no substrato...
Ana
darkaso26/04/2008 22:10
Ana,

não é que ele atrapalha a drenagem. Ela continua a mesma. A diferença é que se colocá-los na mamadeira ele pode reter umidade em excesso. Como a mamadeira tem uma quantidade de matéria orgânica muito alta pode acarretar em exesso, prejudicando as raízes. Lembro que o substrato da mamadeira não tem muito contato com o sol e por isso seca muito pouco. Mas não se preocupe, a maioria das espécies não se importa com isto. Com certeza a sua planta não se ressentirá, mas como vai tentar outra mamadeira, aproveite para colocar mais drenante.

T+
anaestela27/04/2008 09:50
Darkaso, muito obrigada. Vc sempre tem palavras encorajadoras! Para falar a verdade, eu o considero meu "padrinho" no bonsai, porque vc respondeu às minhas primeiras dúvidas quando´só o que eu tinha era uma muda raquítica de falso cipreste, há uns dois anos. 😄
Bem, não tenho muito mais que isso agora, mas já são quatro mudas de espécies diferentes, e todas na mamadeira!!
Valeu!
Ana
darkaso27/04/2008 15:23
Ana,

fico honrado por essa consideração, mas pode ficar tranquila que aqui todos tentam ajudar uns aos outros. Com certeza veremos boas plantas por conta de sua persistência busca em saber.

T+