BONSAI VELUDO DO CAMPO - FRUTÍFERA NATIVA DO CERRADO
GERALDO INOCÊNCIO25/04/2008 21:55
BONSAI VELUDO DO CAMPO - FRUTÍFERA NATIVA DO CERRADO
Oi pessoal,
Vai abaixo bonsai de veludo do campo frutífera nativa do cerrado e que hoje praticamente não se vê mais.
DETALHE DO FRUTO
Do amigo Geraldo Inocêncio
darkaso26/04/2008 21:47
Geraldo,
muito interessante o fruto da planta. Mesmo conhecendo a espécie ela sempre causa uma estranhesa pelo veludo que tem a fruta. Sabe se ela é comestível?
T+
Marcos Castilho27/04/2008 13:28
Geraldo, Darkaso parece demais com a Acerola.
darkaso27/04/2008 15:16
Marcos,
pode ser a foto, mas é bem diferente. Tem uma camada que parece um veludo na casca, daí o nome, e ainda é bem globosa. A acerola é mais parecida com uma maçã pequena, pelas reentrancias que tem.
T+
GERALDO INOCÊNCIO27/04/2008 19:48
Darkaso,
Ela é comestível e a gente adorava comer os frutinhos quando crianças. Infelizmente os desmatamentos constantes estão estinguindo a espécie. Daquí a poucos anos só restarão as cultivadas em viveiros.
Marcos, o frutinho é lindo. De um vermelho intenso e a casca realmente parece que é feita de veludo.
pauloventura28/04/2008 21:49
Caro Geraldo!
Muito bonito este veludo.Parabéns não so por este belo exemplar
mas pelos muitos outros que você tem mostrado de nativas do cerrado.
A gente sabe que é dificio e poucos os que tomam iniciativa de explorar
espécies não tradicionais ;Valeu!.
G abraço.
Pv
GERALDO INOCÊNCIO29/04/2008 07:33
Valeu paulo,
Obrigado pela gentileza.
Grande abraço do amigo Geraldo Inocêncio
Zorer29/04/2008 14:56
Oi Geraldo,
muito bonito o seu Bonsai , eu não lembrava mais dessa espécie de frutifera nativa , seu bonsai reavivou o sabor da fruta e da infancia 😄 .
Taí uma especie nativa que merece ser mais estudada para o bonsai por acaso você sabe qual o nome da família que ela pertence? Será que é das Mirtáceas?
Parabéns, abraços,
Zorer
GERALDO INOCÊNCIO29/04/2008 22:07
Zorer,
Fiz uma pesquisa com o Instituto Plantarum e me responderam que é uma guetarda da família das rubiáceas.
Zorer30/04/2008 16:44
Oi Geraldo,
obrido pela informação, vou ver se consigo encontrar alguma muda dela por aqui.
Abraços,
Zorer
Matheus 3129/11/2009 06:42
Desculpa ressucitar o topico, mas num lugar chamado frangoeste numa estrada indo pra São Paulo
(tem bastante desses postos por ai, deve ter plantas nos outros tabém) eu vi uma mudinha de Guettarda sp. que na etiqueta diz que esta em extinção
pena que só vi ela depois de comprar uma mudinha de Ginkgo, se nao teria levado ela
o produtor é Frutabella
Guilherme Luz28/05/2010 11:42
Caro, amigo Geraldo, como são as sementes dessa arvore? Tem boa germinação? Se tiver teria como vc mandar algumas sementes pra mim? eu te passo o endereço e vc me manda por carta, qualquer coisa eu arco com as despesas achei muito interessante essa especie.
Até mais
Aguardo resposta.
ilzamfsantos11/01/2012 18:34
como adquiro semente da fruta veludo.
Eu queria semente ou mudinha, como que eu faço para consegui-las, o senhor vende? e como cultivo em casa? aguardo um parecer.