Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Laranja Kinkan

rafaelvitorio26/04/2008 18:11
Laranja Kinkan
olá a todos, gostaria de sujestões para esta laranjeira, ano passado ela carregou de frutos, este ano ela ficou parece com um fungo e os frutos nasceram meio enrugados e com manchas, o que poderia ser?

com eu não sabia o que fazer, fiz uma desfolha e limpei seus galhos, agora ela parece estar mais saudavel.

Acho que ela poderia ficar assim, o que vcs acham?

darkaso26/04/2008 23:19
Rafael,

acho que o movimento pode ser melhor se inclinar a planta e reposicionar alguns galhos. Pode ser um moyogi de copa mais cheia, fica obm em frutíferas, mas não deixe de tentar uma estrutura mais equilibrada e bem distribuída nos galhos.

os galhos principais pode ser estes, daí em diante vai depender da brotação que ela der. Como é kinkan, brota muito.

T+
Franz Lopes27/04/2008 15:13
Acho que o Darkaso disse tudo, amigo...
Você tem um belo material nas mãos.

Boa sorte 😉

Franz
nickyfury28/04/2008 14:48
bonsai
Uma regra interessante, quanto à estruturação de uma planta, e que se bem observada possibilita um trabalho mais interessante e de maior qualidade é a que diz que, se o tronco for reto, os galhos deverão ser igualmente retos. Se o tronco tiver movimento sinuoso, ou curvas, os galhos tambem terão que ter movimentos que acompanhem o do tronco. 🙄

O tronco inicial de sua planta é reto, mas isso não quer dizer, necessariamente, que a condução dos galhos tenha que seguir esse principio rigido, mesmo pq logo ele surge com a possibilidade de um leve movimento, que harmoniza melhor e transmite para a planta uma harmonia visual mais interessante. 😄

Entretanto, observando a foto que mostra a planta por cima, vejo que o galho da esquerda sai reto a partir do tronco curvo, e em suas ramificações, há movimento sinuoso. Isso é contrário à regra que citei, e deixa sua planta em desarmonia. Sugiro, então, aramar todos os galhos dando-lhes movimentos sinuosos lateralmente, incluso as ramificações nas extremidades. 😄

Para melhorar então todo o conjunto, considerando a primeira foto, sugiro replantar inclinando toda a planta para a esquerda. Só que, ao fazer isso, o movimento do caule que se inicia a partir do final do tronco mais grosso (primeiro tronco), deverá ser alterado, sendo que o movimento deverá ser reconduzido para a direita, girando-o sobre si mesmo, para redistribuir os galhos. 😄
rafaelvitorio01/05/2008 19:36
Dei uma mexida, é por ai o caminho das pedras?

E os galhos o que fazer?

darkaso01/05/2008 21:22
Rafael,

com a modificação acabou deixando o tornco como um arco. Veja em vermelho a posição que não está boa na planta. O corte em vermelho indica uma possibilidade de poda para corrigir este problema. O galho em laranjado seria a nova possibilidade de ápice. O primeiro galho está com uma curva para cima e depois inicia a queda. isto não é natural, por isso tente corrigir. Com certeza após a poda aparecerá alguns brotos que poderão ser o novo galho para compôr o primeiro do lado esquerdo. Daí em diante é fazer a compactação com a diminuição da distância entre os galhos laterais.

T+