Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

vasos para bonsai, qual usar?

Diego Lima28/04/2008 19:56
vasos para bonsai, qual usar?
estou com uma grande duvida entre que vaso colocar meus futuros bonsai...vejo que tem vasos de cimento, argila, ceramica..etc...existe algum melhor para o cultivo do bonsai??? ou qualquer um desses citados acima serve para cultivar bonsai..fiquei muito atraido por alguns topicos que mostra como fazer vasos com cimento e gesso, por isso a minha duvida....
Marcos Castilho29/04/2008 13:11
Zé os de cerâmica são os melhores sem dúvida. Agora todo bonsaista utiliza vasos de cimento ou gesso, pois o preço dos vasos de cerâmica são um pouquinho caro, mais na hora, vale aquele que você tiver em mãos.
Ferreira30/04/2008 22:02
Etapas

A escolha do vaso depende da etapa de formação do bonsai, além, claro, do bolso do bonsaísta. Mas várias considerações são pertinentes.

Até completar o desenvolvimento da estrutura (nebari, tronco e copa), o ideal são as bacias grandes bem perfuradas. Elas permitem o desenvolvimento mais rápido, pois têm espaço para as raízes. Depois da estrutura formada, uma etapa intermediária pode ser feita em um vaso com tamanho maior que o definitivo, para adaptar as raízes ao novo espaço menor. Depois de formado o bonsai, a obra de arte merece um vaso de qualidade, para realçar sua beleza.
Diego Lima02/05/2008 19:51
obrigado pelas respostas e conselhos....
darkaso03/05/2008 20:01
Zé,

em se tratando de bonsai o vaso é uma parte que tem tanta importância quanto a própria planta. Se colocar em um vaso que não seja adequado ao estilo e à espécie pode até mesmo desqualificar seu trabalho. O vaso não é apenas um complemento para o bonsai, mas como o próprio nome diz no kanji japonês, vaso e planta estão cada qual em seu lugar. Quando temos muitas plantas ou se vai ser um comércio pode-se fazer vasos de qualidade inferior, pois um vaso á altura de uma boa planta pode custar até mais que o próprio bonsai, já que teria que ser encomendado e único.

T+
Diego Lima03/05/2008 20:05
oi, darkaso

obrigado pelo conselho, cada dia que passa eu aprendo mais aqui no forum....