Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Kusamono

Elio28/04/2008 21:33
Kusamono
Olá pessoal!
No último sábado, 26.4.08, a APB realizou seu costumeiro encontro mensal de bonsaístas.
Em cada encontro realizamos uma mesa de discussão sobre um tema. Neste sábado foi discutido a arte de fazer Kusamono ou Shitakusa (quando acompanha um bonsai)
Nosso associado Uibirá, tesoureiro da APB, apresentou em Data-Show um trabalho muito instrutivo, o qual ele estará postando neste forum oportunamente.

A grande surpresa é que havíamos pedido que os associados trouxessem seus Kusamono e ficamos muito satisfeitos com o nível das peças.
Podem conferir!

ARQPATRIK29/04/2008 09:12
Coisa linda de Deus!!!
Marcos Castilho29/04/2008 13:04
Belíssimo trabalho. Muito lindo.
nickyfury29/04/2008 13:20
bonsai
Elio, parabens pela iniciativa de seus amigos associados. É gratificante vermos o quanto a arte bonsai vem crescendo, expandindo-se em nosso país, e, priorizando uma melhor apresentação nos eventos, workshops e exposições, vemos cada vez mais bonsaistas complementarem a mostra com esses adereços. 😄

Uma segunda arte, muito aprecida por bonsaistas europeus, americanos, japoneses é o SUISEKI. Esta arte, que explora a mostra de pedras encontradas em rios, e sediadas sobre bases de madeira entalhada, acredito que seja a segunda parte desse nosso crescimento no bonsai. 😄

Num futuro não muito distante, acredito que estaremos firmes nesse caminho, aprendendo a compor os arranjos necessários a uma apresentação por excelencia, em que elementos tais serão mais que apenas uma curiosidade, antes, uma necessidade na busca pela qualidade do nosso bonsai nacional. 😄
joellagunasc29/04/2008 20:04
Elio , parabens belissimos os trabalhos aqui mostrados.

Abraços

Joel
Elio29/04/2008 21:05
Olá Patrik, Nicky, Joel e Marcos!
Obrigado pelas palavras! Realmente o pessoal está fazendo por merecer elogios, mesmo!
Nicky, uma vez alguém disse que o bonsai brasileiro é mediocre. Ledo engano!
Eu sempre achei que estamos evoluindo muito rapidamente e vc tem confirmado isso.
Grande abraço
Alberto Alves30/04/2008 12:08
Olá pessoal!

Lindos trabalhos Elio,parabéns a todos.

Já me aventurei com alguns mas nada que vale a pena de ser mostrado 😛
Estou a arranjar alguns vasinhos... hehehe 🙄

Um abraço a todos!
nickyfury30/04/2008 13:18
bonsai
Alberto, o KUSAMONO e o SHITAKUSA dispensam uso de vasinhos, quando não os temos à mão. Pode usar pedras, como a tapiocanga, por exemplo, encontrável em tudo que é cascalheira, ou qualquer outra, plantando a graminea ou vegetação rala sobre uma massa de terra argilosa, que se fixa bem em qualquer reentrancia de pedra, ok? 😄

Só desaconselho o uso de madeira, por causa do apodrecimento, que acaba atraindo fungos, cupins e formigas, prejudicando o trabalho. 🙁

Pedaços de ceramica, como telhas velhas e tijolos tb são igualmente bons, para substituir o vasinho. 😉

Alguns exemplos simples:

http://www.shohin-europe.com/galleryindACCENT.html

Elio, perdoe minha intromissão na sua mostra, mas é apenas para esclarecer esse ponto controverso, ok? 🙄 🙄
Elio30/04/2008 17:33
Que é isso, Nicky! Perdoar o quê? Perfeita a tua colocação. É isso mesmo!
E, obrigado pela colaboração no tópico.

Alberto, manda ver! Eu comecei a me aventurar e acabei, como se diz, tomando gosto.......rs!

Detalhe, o importante não é só a espécie que vc cultiva e sim o arranjo.
Até grama é permitido.

Depois eu posto algumas fotos dos meus!

Abraço
Alexandre S. Coelho30/04/2008 22:34
Oi Elio

Parabéns a todos vocês da APB ❗
As vezes esquecemos como são belas as artes que caminham lado a lado com o bonsai! Ficamos aguardando a postagem do amigo Uibirá, que certamente será bem prestativa!