Piracanta-Zorer
Zorer29/04/2008 13:53
Piracanta-Zorer
Adorei esse novo tópico e estava aguardando um tempinho para poder postar também 😄 .
Esssa piracanta esta comigo desde 2003 infelismente não tenho fotos quando ainda estava no torrão esse é o primeiro envasamento em 2004, o que me chamou a atenção em um primeiro momento foi o nebary embora tivesse uma raiz passando por cima era possível observar que tinha potencial.

desfolha/aramação 2005

2006 já chegando próximo a forma atual.

novo vaso2007 e melhor visualização do nebary.

nova desfolha e aramação abril/2008 com busca de um novo reposicionamento no vaso. Quando estiver com mais folhas coloco outra foto.,
Abraços,
Zorer
Marcos Castilho29/04/2008 19:51
Lindo Bonsai Zorer. Parabéns pelo exemplar.
Zorer30/04/2008 16:40
Oi Marcos,
que bom que você gostou 😄 , obrigado!
Abraços,
Zorer
Jefferson Paulo30/04/2008 16:49
Beleza de Piracanta Zorer, ta bemlegal mesmo sua planta, eu tenho só um exemplar dessa especie, que aidna tem um longo camnho a percorrer, mas gostei de trabalhar com ela...
Grande abraço, e parabens pelo bonsai.
Zorer30/04/2008 16:52
Ops,
acabei colocando as fotos dessa piracanta sem ter a foto dela em estado bruto, caso os moderadores achem necessário podem retirar o tópico.Pois a primeira foto que tenho dela é já no vaso de bonsai.
Zorer
Zorer30/04/2008 16:57
Oi Jefferson,
também só tenho uma piracanta e gostei muito de lidar com ela é vigorosa responde bem as adubações e aramações. Obrigado,
Abraços,
Zorer
Ivanil Pimentel Vieira03/05/2008 20:18
Zorer,
Tua Piracanta está bem conduzida, merecendo meus elogios pelo trabalho até aqui realizado.Vamos aguardar novas postagens.
Abraços - Ivanil
Zorer06/05/2008 11:20
Oi Ivanil,
agradeço seus elogios, quando ela estiver em com mais folhas posto novas fotos.
Obrigado,
Zorer
Zorer25/05/2008 10:37
Esse é o momento atual dessa piracanta MAIO/2008 depois de definido o estilo e a estrutura do tronco principal já envaso e apartir daí é que trabalho a "sintonia fina" 🙂
Zorer25/05/2008 10:44
Esses seriam os próximos passos que prevejo para encontrar mais equilibrio nesse bonsai , acredito que isso deva levar uns 2 anos.
Zorer
EZEQUIEL JUNIOR25/05/2008 13:55
Caro Amigo Zorer,
Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente exemplar aqui mostrado pelo amigo. Suas plantas possuem traços característicos de sua intervenção, basta comparar esta piracanta com a pitanga apresentada também por vc aqui no fórum. Alguns bonsaistas são identificados pelo estilo e formas de suas plantas, elas carregam as características de seus interventores. O mesmo ocorre com o amigo Charles, que tamém possuem plantas extraordinárias. Parabéns aos dois!!!
Bom, me perdoe o amigo, mas não contive dar minha opinião nas futuras interveções que o amigo posta estar projetando realizar. Assim, ilustro como eu faria para realizar algumas mudanças que o amigo pretende fazer.
Segue: (perdoe a qualidade, mas só tenho o paint)
Dessa forma o amigo chegaria a "mais ou menos" a isso:
Perdoe se desaponto o amigo com minhas ilustrações.
Mas sinto honrado em poder ajudar os amigos aqui do fórum.
Abraço
Renan Pedula25/05/2008 16:27
boa saida amigo EZEQUIEL JUNIOR ....
mais para desenvolver o novo apice.... deixaria naturalmente ou usaria alguma tecnica???
abc
EZEQUIEL JUNIOR25/05/2008 22:33
Renan,
Enviei uma mp a vc.
Abraço
Zorer25/05/2008 23:23
Oi Ezequiel,
também me sinto honrado pelasua participação na evolução dessa piracanta
EZEQUIEL JUNIOR25/05/2008 23:40
Amigo Zorer,
Minha idéia foi para rebaixar a curva do galho (que vc enumera como 4°).
Na hora nem ví que coloquei dois galhos do mesmo lado...
Aprendemos um com o outro...
Valeu...
Abraço
Zorer25/05/2008 23:51
a conexão caíu...,
oi Ezequiel interessantes as soluções por você encontradas nesse bonsai mas ao meu ver também acabam criando dois outros problemas imediatos como ilustro nessa última foto:
-dois galhos crescendo juntos
-achatamento do ápice sem acompanhar o movimento natural do tronco
a preocupação com o ápice e a finalização do bonsai é um ponto ainda a ser encontrado nesse trabalho(todas as sugestões são bem vindas) mas acredito ser necessário ainda uma pitada de tempo "a cor invísivel do bonsai" para se ter mais certezas.
Agradeço os seus comentários e espero poder compartilhar com todos a descoberta dos caminhos que esse bonsai pode nos indicar.
Zorer
Filipe Henrique26/05/2008 00:47
to só acompanhando .. não ouso opnar sobre o refinamento desse trabalho...
belo bonsai!
abraços
Paulo César Morais08/06/2008 20:13
Prabéns pela Piracanta, uma de minhas plantas favoritas.
vai mostrando a evolução, abraço.
Caio Augusto11/06/2008 13:53
Zorer, gostei muito de seu trabalho atraves desses anos. Tenho uma cerejeira que esta muito parecida com sua primeira foto e vou usar a sua como inspiracao e referencia.
Gostaria de saber as medidas de sua planta, altura grossura do tronco etc.
abracao e parabens!
Caio Augusto11/06/2008 13:54
correcao= minha cerejeira esta parecida com sua piracanta.
Zorer13/06/2008 13:20
Oi Filipi, pode opinar sim sem problemas obrigado ,
Oi Paulo César valeu ,
Oi Caio Augusto vou ter que dar uma medida nela e assim que der te passo, obrigado,
abraços,
Zorer
Filipe Henrique13/06/2008 13:47
bom,
Eu acredito q o 1º galho poderia acompanhar o sentido de brotação dos outros, ele é o unico q sai do tronco desenvolvendo-se pra cima 1º e posteriormente pra baixo, talvez fazendo com que este tenha uma bração mais proxima do tronco o fato dele ser um pouco baixo não atrapalhe na estruturação.
só pra reforçar , belissimo bonsai amigooo!
abraços
Zorer16/06/2008 13:57
Oi Filipe,
obrigado pela sugestão estarei estudando a sua idéia, depois posto uma nova foto com novas modificações nessa piracanta.
Abraços,
Zorer
Zorer17/06/2008 11:22
Oi Caio Augusto,
aí vão as medidas da piracanta,
ALTURA-38cm
LARGURA DO VASO-39cm
DIAMETRO DO NEBARY-22cm
Abraços,
Zorer
flavio bonsai03/11/2008 11:17
esta bem encaminhado seu bonsai com certeza daqui mais algum tempo ficara ainda mais belo parabens.